09 / 12 / 10

FÉRIAS FELIZ, ANIMAIS FELIZES

“O que fazer na hora de viajar? Hotel? Casa de alguém? Viajar com o dono?”

      Essa decisão é sempre um dilema no fim do ano para quem tem animal de estimação e algumas pessoas até deixam de viajar por causa do bichinho. Então vamos levar em consideração todas as opções, fiquem atentos as dicas e você poderá avaliar a melhor para você e seu pet.

      A preparação começa bem antes da viajem com as medidas sanitárias, a carteirinha de vacinação precisa estar atualizada. E se o objetivo é levá-lo com você, ele precisará de um ‘atestado sanitário’ emitido pelo medico veterinário responsável. Esse documento vale por dez dias e assegura que seu animalzinho esta livre de doenças contagiosa e pode circular. Caso a viajem dure mais tempo é necessário que procure um veterinário no local que estará para conseguir o documento de retorno.

"Viajem de carro"

      Para quem vai viajar de carro deve ficar atento as leis e segurança do animal. Utilizar caixas de transporte, cinto de segurança para cães ou grade de proteção proporcionam tranqüilidade e segurança ao pet e toda família.

      Para que o animal não fique passando mal na estrada é preciso tomar cuidados na alimentação. É importante que ele esteja em jejum alimentar a pelo menos 6 horas, e fornecer qualquer medicação para enjôo só com orientação do veterinário. Fiquem atentos a temperatura do carro, e certifiquem-se de parar a cada 2 horas para que o animal beba água e faça xixi.

"Viajem de avião"

      Para quem vai viajar de avião deve tomar as mesmas medidas sanitárias, e marcar a viajem no mesmo vôo do dono, caso contrário ele será considerado carga e viajará com as malas. È importante lembrar também que as aeronaves só podem transportar dois animais por vôo.

"Escolha do hotel"

      O que verificar na escolha de um hotel, essencialmente quantos cães ficam juntos e quais os requisitos para aceitar o animal, como no mínimo a carteirinha de vacinação em dia e/ou uso de coleiras antiparasitárias.  Nesta época do ano os hotéis costumam ficar lotados, portanto deve-se procura com antecedência.

      Os animais devem ser inspecionados em um check-up de entrada e, caso sejam constatados ectoparasitas, a aplicação de um produto de combate específico deve ser de uso obrigatório para evitar infestação do ambiente e em outros animais. Esses fatores são primordiais para evitar que o pet adquira ou transmita alguma doença.

"Boa viajem"

      Dicas dadas e férias chegando, agora é só curti!

Karina Costa - Maceió/AL

Esp. Médica Veterinária. Diretora de Marketing e comunicação da Anclivepa -AL. Colunista do portal Batelli e da revista Evidência Cosmopolita. MBA de Marketing e Publicidade. Coordenadora Equalis AL. Consultora de marketing, Treinamentos, Palestras, Projetos e Gestão de marketing para estabelecimentos Médicos Veterinário, Pet Shops e Salões de Banho e Tosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *