09 / 02 / 11

Doenças de verão

Nesta época do ano, é comum que as famílias em férias migrem para casas de praia ou de campo, que muitas vezes, permaneceram fechadas ao longo do ano, sendo este um cenário propício para o surgimento de parasitas como pulgas, carrapatos e mosquitos, que uma vez no ambiente, os ovos desses parasitas podem permanecer no local por até um ano. A pele dos cachorros e dos gatos merece uma atenção especial no verão. O clima quente facilita a proliferação de micoses, pulgas e carrapatos que transmitem doenças aos animais, até mesmo aos que moram em apartamentos.

Os carrapatos são considerados hematófagos e um dos principais vetores de muitas doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários e riquétsias, podem transmitir a hemoparasitose, que causa anemia, apatia, erliquiose, babesiose e a hepatozoonose, essas patologias quando não são tratadas, atacam os glóbulos vermelhos e brancos e podem levar à morte, também são transmitidas ao homem. Enquanto as pulgas podem causar problemas de saúde como: dermatites alérgicas, vermes e algumas doenças causadas por bactérias.

Os mosquitos também são grandes vilões para os caninos. As picadas deste tipo de inseto podem causar alergias e outras zoonoses como a leishmaniose (Calazar).

Entre os felinos são mais comuns as dermatofitoses, micoses que podem ser adquiridas pelos gatos por meio de toalhas, cobertores e escovas sujas e úmidas.

Lembre-se, estas doenças podem ser evitadas com boa prevenção no animal e no ambiente e secando bem o animal após o banho, sem deixá-lo úmido.Utilize um bom carrapaticida no ambiente (controle – prevenção) e no animal a cada 30 dias , ou coleiras carrapaticidas de longa duração, durante toda a vida do animal.

Karina Costa - Maceió/AL

Esp. Médica Veterinária. Diretora de Marketing e comunicação da Anclivepa -AL. Colunista do portal Batelli e da revista Evidência Cosmopolita. MBA de Marketing e Publicidade. Coordenadora Equalis AL. Consultora de marketing, Treinamentos, Palestras, Projetos e Gestão de marketing para estabelecimentos Médicos Veterinário, Pet Shops e Salões de Banho e Tosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *