21 / 02 / 11

Nebuloso Losango

Capa do livro

Capa do livro

Quero recomendar a leitura desse livro com a satisfação de quem descobre numa viagem um restaurante novo que serve manjares de sonhos, salpicados com temperos de palavras e ideias absolutamente saborosos! Não é um livro para passear em baixo de axilas ou enfeitar o criado-mudo, é para ser devorado com fome! Meu autógrafo na primeira página diz: “Esse romance meio maluco tem a cor, o tom e o sabor de outra época”. Ninguém melhor que o próprio autor para definir sua obra. Não tente adivinhar o porquê do nome, não precisa. No primeiro parágrafo é explicado. A regra três já foi exaustivamente explorada no cinema, na música, nos divãs. O triangulo amoroso é banalizado, está gasto e démodeé. Mas é a primeira vez que topo com um losango depois do Quatrilho. Esse romance surpreendente trata de emoções, delírios esquizoides e desejos de dois homens e duas mulheres.

O mais prazeroso não é tentar entender suas possíveis combinações entre os quatro amigos, o que é fantasia e o que é realidade, mas deleitar-se com a forma como foi escrito, seus temperos, onomatopeias. Não há conversas epidérmicas, são auto diálogos elaborados que mostram a loucura que há em cada um de nós, que tentamos mascarar com o verniz da educação e etiqueta social. Desde Machado de Assis e seus solilóquios não degustava uma obra com tal satisfação! Andava com fome de uma leitura nutritiva como essa, alimento de primeira para os neurônios. O uruguaio Carlos Higgie tem um talento surpreendente e uma intimidade libidinosa com o vernáculo!

Há personagens que são comuns, como apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior. Numa época difícil de caudilhos. Mas a realidade passa a ser pálida, se comparada aos matizes infinitos das cores das paletas dessas personagens, num folhetim louco. Fogem da monótona e monocromática realidade, porque na cabeça das personagens há um triler!

Permita-se seduzir pela loucura desses quatro, pelo magnetismo que os atrai um ao outro. É literatura da melhor qualidade que serve como um convite a verbalizar suas próprias fantasias.

Boa leitura!

Nebuloso Losango – Carlos Higgie, Todamérica, 2010.

Barbara Reiter

Barbara Reiter mora em Santa Catarina, na cidade Balneário Camboriú. Diretora de Turismo da ABIME, apresentadora do programa de TV ELA É BÁRBARA, no canal Brava 7 de Santa Catarina, filmmaker autodidata dos Diários de Viagem e autora do livro O Poder Feminino - Matrix Editora. Em seu blog fala sobre viagens, moda, beleza, comportamento, gastronomia, nutrição, auto-estima, metafísica e o que mais lhe der na telha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *