29 / 03 / 11

Formulário

Foto: Bruna De Matteo

A médica Karine Coimbra trabalha há dez anos com a técnica milenar da acupuntura e possui, em seu consultório, a eletroacupuntura, moxa, aurículoacupuntura e ventosa.
A diretora científica do Colégio Médico de Acupuntura de Alagoas, Karine Coimbra, é considerada uma expert no tratamento de doenças crônicas, como dores musculares, processos alérgicos e até incômodos emocionais, como stress e ansiedade.

A dr. Karine Coimbra

A Dr. Karine Coimbra

(Clique na imagem para aumentar)

Gigi Accioly: Como a Senhora vê a acupuntura no Brasil?
Karine Coimbra: Como uma especialidade médica cada vez mais reconhecida.

G.A: O profissional de acupuntura é obrigado a ter diploma de medicina?
K.C: Acupuntura é uma especialidade que abrange diagnóstico, prognóstico e técnica invasiva. Por lei, diagnóstico e prognóstico de doença assim como o uso de técnicas invasivas é de uso exclusivo de médicos, odontólogos e médicos veterinários.

G.A: Enquanto médica acupunturista, quais as maiores dificuldades encontradas na hora de tratar o paciente?
K.C: Com diagnóstico correto, e havendo a indicação para o tratamento, não há dificuldade para o tratamento com acupuntura.

G.A: A acupuntura pode ser aplicada em pacientes com câncer ou em outras enfermidades graves?
K.C: Não existe indicação para tratamento de CA com acupuntura, porém está indicado no tratamento das reações da quimioterapia e como tratamento de suporte. “Enfermidades graves” é um termo muito abrangente, é necessária avaliação médica para diagnóstico e prognóstico de cada patologia e a possível indicação para acupuntura.

G.A: Como a acupuntura pode auxiliar no tratamento de doenças crônicas, como o Mal de Parkinson?
K.C: A acupuntura é de grande ajuda em doenças crônicas, principalmente patologias dolorosas, porém no tratamento de Mal de Parkinson está indicada apenas nos estágios iniciais da doença.

G.A: É possível aplicar a acupuntura em pacientes que sofrem de falta de sono?
K.C: Existem várias causas para insônia, inclusive, patologias orgânicas e uso de algumas medicações. É necessária a avaliação médica para diagnóstico, e, dependendo da causa, a acupuntura ajuda muito.

G.A: E no caso de pacientes com úlceras gástricas, qual o benefício que a acupuntura proporciona?
K.C: A acupuntura ajuda muito em gastrites agudas ou crônicas, porém em caso de úlcera gástrica, a acupuntura está indicada no tratamento da dor, e o paciente necessita de acompanhamento com especialista para evitar possíveis complicações, como hemorragia gástrica, por exemplo.

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *