11 / 03 / 11

Hotel Renar – Felicidade e bem-estar na Terra da Maçã

HOTEL RENAR – FELICIDADE E BEM ESTAR NA TERRA DA MAÇÃ


Para começar a comentar sobre este belíssimo empreendimento hoteleiro, primeiro temos que situá-lo na fantástica Rota da Amizade, neste imenso Vale do Contestado. A cidade de Fraiburgo nasceu da saga de seus empreendedores pioneiros, os irmãos René e Arnoldo Frey. Originários da Alsácia, região que pertenceu à Alemanha, mas hoje faz parte do território francês, os irmãos Frey, chegaram ao Brasil em outubro de 1919. O município foi criado oficialmente em 31 de dezembro de 1961. A primeira base econômica foi a exploração da madeira, que teve seu auge até a década de 60. A indústria extrativa ainda é a base econômica do município, mas foi a fruticultura da maçã que a tornou conhecida nacional e internacionalmente.

Clique na imagem para ampliá-la

A Terra da Maçã está localizada no meio-oeste catarinense. É conhecida por seus vastos pomares de maçãs, que favorecidos pelas baixas temperaturas (chegando à -5ºC no inverno), se tornaram um ponto turístico da cidade. Com belas paisagens, a cidade reúne a cultura alemã, italiana e austríaca em sua arquitetura, artesanato e gastronomia.

A população atual do município é em torno de 37 mil habitantes, e tem como principal base da economia, o cultura da maçã. Outros setores que se destacam são o moveleiro, papel e celulose, e o Turismo com destaque a Rota da Amizade, roteiro turístico que reúne um conjunto de atrativos e culturas, num cenário que foi palco de um dos maiores acontecimentos históricos do País – A Guerra do Contestado. Por aqui você pode passear e observar a florada e a colheita da maçã em pomares de paisagem única e exuberante. Neste espetacular pedacinho do Brasil, devido ao calor acolhedor de sua gente, a amizade se fez rota e a rota se fez destino. É por essas e outras que a Rota da Amizade é referência no turismo não somente estadual, mas nacional, sendo destino de diversas operadoras, entre elas uma das maiores, a CVC, que faz constar em seu leque de mais de 700 produtos a fantástica Rota da Amizade. A infra-estrutura da cidade, rodovias pavimentadas e uma excelente rede hoteleira (iniciada pelo hotel Renar em 1981), e diversas opções de lazer desde esportes radicais a passeios naturais, fazem de Fraiburgo uma opção para o ano todo.

Clique na imagem para ampliá-la

Classificado como Hotel de Lazer por conta da sua imensa infraestrutura, emoldurado por paisagens exuberantes em uma área de 150.000m², no topo da Fraiburgo, a Terra da Maçã, o Hotel Renar é muito mais do que isso. É ideal para quem gosta e sabe apreciar as coisas boas da vida, isto é; muita tranqüilidade, hospitalidade, conforto e a integração com a natureza, aliando tudo isso a fantástica arte de bem receber.

Clique na imagem para ampliá-la

O Hotel possui apartamentos amplos e confortáveis. O Restaurante das Estações é panorâmico com vista para a cidade e o lago. A gastronomia é fenomenal e reconhecida pela qualidade internacional do cardápio. Comida farta e saborosa inclui deliciosos pratos e sobremesas a base de maçãs, iguaria típica da região. Uma das verdadeiras iguarias do hotel e da região é a Torta de Maçã feita pela Dna. Gerda Ziolkowski. Incomparável. Se você veio até o Hotel Renar e não provou a torta, então você foi a Roma e não viu o Papa.

Clique na imagem para ampliá-la

O Apfel Bar (o nome não poderia ser outro) convida para momentos de descontração e aconchego. As piscinas são cobertas e aquecidas, agregando ao ambiente amplo, jardins e deques de sol, banheira spa para curtir momentos de relaxamento e bem estar, saunas seca e a vapor, sala de jogos, cartas, TV e internet, cancha de bocha, quadra poli-esportiva; playgrond e uma extensa área verde com jardins e recantos encantadores.

O Hotel ainda oferece espaços físicos privilegiados que podem ser utilizado nos mais variados tipos de eventos, convenções, confraternizações empresariais, eventos sociais e pequenas reuniões.

Para quem vem de helicóptero, como meus amigos Dimas II, III, IV e Sheila, não falta nem o heliponto, cujo endereço é : Latitude : 27º 01′ 37″, Longitude : 50º 55′ 41″, Altitude 1047.

Vale informar que o famoso Hotel Renar foi inaugurado em 1981, fruto do sonho de René Frey, um dos fundadores de Fraiburgo. Desde sua fundação, o hotel é administrado pela família Ziolkowski, membros da família Frey; e foi pioneiro no Oeste catarinense em turismo e hotel de lazer. Está localizado no coração de Santa Catarina em Fraiburgo – Terra da Maçã. Portanto, o hotel está comemorando 30 anos, e durante todo este ano estará trabalhando com o slogan “É Tempo de Ser Feliz”. A campanha foi baseada nos 30 anos em que o Hotel atua no segmento hoteleiro, buscando sempre proporcionar aos seus hóspedes momentos de felicidade e bem estar.

Clique na imagem para ampliá-la

Além disso, a nova campanha está demonstrando que o Hotel Renar tem um referencial de valor: a FELICIDADE, reforçando que para ser feliz não existe o tempo certo, todo momento podemos proporcionar a própria felicidade, buscando o que nos faz feliz, desfrutar da vida todo o tempo. Além de tornar visível o valor que o Hotel Renar preza, pretende-se mostrar que está para se tornar um hotel conceito, inovando em todos os seus serviços, o que, de fato já vem acontecendo a muito tempo. Para dar início a essa nova identidade, o Hotel Renar já está com novo site na web, que acompanha as últimas tendências da internet. Foi desenvolvido para interagir com os clientes, mostrar as belezas do Hotel e região, além de ser um site altamente informativo e dinâmico.

A recepção do hotel foi reformada, puxando para o estilo moderno, permitindo que o clássico e o aconchego fique muito mais evidente. Em frente do Hotel foi inaugurado um deck com cadeiras para bater aquele papo, olhar o por do sol, tomando um café e curtindo as belas paisagens da Terra da Maçã. Além de toda essa reforma voltada para o bem estar dos clientes, e principalmente sabendo de sua responsabilidade social, desenvolveu um calendário com ações que beneficiará os colaboradores e também a comunidade de Fraiburgo.

O que fazer

Clique na imagem para ampliá-la

No hotel, além de descansar você tem inúmeras opções já mencionadas mas, a partir do Hotel o turista tem diversas atrações, começando pela visita a Casa de Cultura, antiga residência de um dos fundadores da cidade – Arnoldo Frey, irmão de René Frey. Seguindo em frente, tem o Steiner Park, o santuário de Nossa Sra. de Fátima, Praça Maria Frey, onde se encontra um dos maiores termômetros em coluna de vidro do mundo, um relógio em forma de maçã, o Brasão da cidade fundido em alumínio e diversos entalhes em madeira. Como a região faz parte da Rota da Amizade, uma ótima pedida é percorrer à Rota, começando pela Vinícula da Serra, distante a não mais de 30 quilômetros. Suas videiras, vinhos, sucos e demais produtos da região. Vale a pena mesmo. Não se esqueça de um dos melhores atrativos de Fraiburgo que é o passeio de Jagunço, imperdível. Mas não esqueça de fazer sua reserva na recepção do hotel.

Clique na imagem para ampliá-la

Um caminhão, tipo de guerra, vem te buscar para percorrer trilhas, rios, picadas, por entre a mata e finalmente parando para você colher maçã nos pomares. Sinceramente; imperdível! Pura emoção off-road. A equipe te devolve ao hotel, carregado não só de maçãs, mas de muitas fotografias. Teu stress e ansiedade ficaram lá na mata. Você volta renovado. Quando eu escrevo repetidas vezes que é imperdível, é porque é imperdível mesmo.

Portanto o hospitaleiro Hotel Renar está devidamente inserido dentro da Rota da Amizade, indo de encontro a fenomenal missão de promover o turismo contribuindo para o desenvolvimento sustentável de toda a região, sendo referência em turismo, atuando de forma integrada e participativa, recebendo um fluxo constante de turistas ao longo do ano, compatível com sua capacidade de carga. Dispondo de pessoal capacitado, com a comunidade local consciente da importância do turismo e contando com infra estrutura turística e recursos adequados. Hotel Renar: Nota 10.


Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *