26 / 04 / 11

Semana do Cão Guia em Balneário Camboriú (SC)

Fotos: divulgação

A cadela Brisa

A cadela Brisa

Desde 25 de abril e até o dia 30, acontece a segunda edição da Semana do Cão Guia, uma iniciativa do grupo de voluntários da Escola Helen Keller, entidade sem fins lucrativos localizada em Balneário Camboriú (SC), e a primeira escola da América Latina ligada à Federação Internacional de Cão Guia.

O principal destaque das atividades é o trabalho de conscientização junto aos estudantes e à comunidade de Balneário Camboriú. O objetivo é levar informações de especialistas da Helen Keller para que as pessoas entendam a fundamental importância do cão guia para a vida do deficiente visual e para a sociedade como um todo.

Conforme a Lei Federal nº 11.126, de 27 de junho de 2005, e o decreto 5.904, de 21 de setembro de 2006, em vigor, é assegurado ao portador de deficiência visual acompanhado de um cão guia – e de cão em fase de socialização ou treinamento em companhia de seu treinador, instrutor ou acompanhantes habilitados – o acesso a qualquer estabelecimento público e privado de uso coletivo, inclusive em meios de transporte interestadual e internacional com origem no território brasileiro. A empresa que proibir o acesso, conforme os requisitos abordados na Lei e decreto, pode arcar com multa ou até ser interditada, e é considerado um ato sério de discriminação.

“Mas ainda há pessoas que não têm conhecimento dessa lei. Os cães são os olhos dessas pessoas e é através desses guias que os deficientes visuais podem se locomover e viver com muito mais qualidade, por isso, é nosso dever permitir essa liberdade de acesso”, diz o presidente da Hellen Keller, João Nirto Diel.

Clever, cão em treinamento

Clever, cão em treinamento

Além de palestras nas escolas municipais e da ação de divulgação no Atlântico Shopping (aberta ao público), haverá também palestra aos policiais militares. A intenção, segundo os voluntários, é levar informações aos responsáveis pela segurança, para cada vez mais coibir atos de discriminação com deficientes visuais, treinadores e socializadores.

Pedágio: ajude a escola Hellen Keller
Dentro da semana de Cão Guia, no sábado, dia 30 de abril, das 9h às 17h, os voluntários realizarão pedágio no centro de Balneário Camboriú, na Avenida Brasil, esquina com o calçadão da Avenida Central, para angariar fundos à entidade.

Hoje, são mais de mil deficientes visuais na lista de espera da escola para obter um cão guia. O processo de treinamento e a adaptação com o futuro dono é complexo e leva em torno de dois anos. Além disso, toda a verba para a realização desse trabalho é obtida através da ajuda de pessoas e empresas.

“Precisamos multiplicar o número de instrutores devidamente credenciados, aumentar o número de cães, e criar um centro de treinamento bem estruturado para atender com mais rapidez o estado e o Brasil, mas só iremos conseguir através do apoio do governo e da população”, alerta o instrutor da escola Fabiano Pereira, formado por uma instituição profissional de cão guia na Austrália (essas instituições existem apenas no exterior).

Faça a sua doação
Para a escola Helen Keller, qualquer doação é muito bem-vinda, desde recursos financeiros a materiais de construção, produtos veterinários e trabalhos voluntários.

Doações em dinheiro
A escola disponibiliza uma conta corrente para doações, seja qual for o valor.

Dados para depósito em conta corrente:
Banco do Brasil
Agência: 1489-3
C/C : 30459-X
CNPJ: 039796370001-60

Ajuda de empresas
Empresários interessados em ajudar a escola também podem entrar em contato pelo telefone: (47) 9977-1858. Falar com João Nirto Diel, Presidente da escola.

Convênio Celesc
A adesão do convênio estabelecido entre a escola e a Celesc – Centrais Elétricas de SC – é uma alternativa para quem está no estado. Basta solicitar o formulário através do e-mail: contato@caoguia.org.br, e autorizar o débito de qualquer valor direto na conta de luz.

Site oficial: www.caoguia.org.br

Serviço:
Semana do Cão Guia

Programação:

Palestras a alunos de Ensino Fundamental
25/04/2011 – Escola Municipal Vereador Santa
26/04/2011 – Colégio Ariribá
28/04/2011 – Colégio Estadual João Goulart

Palestra a policiais militares
27/04/2011 – 12° Batalhão da Policia Militar de Balneário Camboriú

Atividades abertas ao público:
29/04/2011 – Ação de divulgação no Shopping Atlântico – Centro
Horário: das 10h às 22h

30/04/2011 – Pedágio, Centro, Avenida Brasil – Esquina com Avenida Central (calçadão)
Horário: 9h às 17h.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *