18 de abril de 2011

USHUAIA CAPITAL MUNDIAL DA MÚSICA CLÁSSICA

USHUAIA CAPITAL MUNDIAL DA MÚSICA CLÁSSICA

7ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE MÚSICA CLÁSSICA MAIS AUSTRAL DO MUNDO 


por Jefferson Severino – Jornalista – SC-01571-JP
Diretor de Comunicação da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo

A música sempre foi uma das mais profundas emoções é uma das mais antigas artes de nossa história. O homem fez uso desta forma de energia (som) elaborando uma linguagem capaz de tocar todas as emoções. Assim surgiu e foi confirmada através de várias culturas e ao longo do tempo que esta arte esteve e sempre estará presente no espírito humano.

Clique na imagem para ampliá-la

Esta é a visão que motivou e inspirou a criação do Festival de Música Clássica de Ushuaia, um encontro anual que terminou neste sábado, 16, e reuniu pessoas do mundo todo e que já está em sua 7ª Edição. Foram 15 dias de pura inspiração dedicados totalmente à música clássica. O festival de música clássica mais astral do mundo, criado e organizado pela produtora Festspiele SRL com o apoio e sede oficial no Las Hayas Resort Hotel, reuniu a fina flor do clássico mundial, cuja proposta artística continua posicionando Festival Internacional de Ushuaia como um dos mais importantes das Américas, que apresentou desta vez como orquestra residente a fenomenal ORQUESTRA SINFÔNICA DE MOSCOU, regida pelo brilhante Maestro Jorge Uliarte, que durante esta sétima edição interpretou a obra sinfônica completa de Piotr Ilich Tchaikovsky. Da mesma forma completaram a programação os grandes solistas e seus grupos de câmara. Outra tradição que está foi mantida foram os concertos populares gratuitos, além de aulas para avançados e conferências aqui em Ushuaia e nas cidades de Tolhuin e Rio Grande.

Desta maneira, o Festival Internacional posiciona a Tierra del Fuego como um fantástico ponto de referência, já conhecida como “Outono Musical Sulamericano”, contribuindo para o trabalho e a promoção da Argentina, não só destino turístico, mas cultural.

Os grandes patrocinadores do Festival foram a Prefeitura Municipal de Ushuaia, Banco Tierra del Fuego, Banco Nación Argentina, Atlântico Sur, Arakur, Grupo Clarín, American Express, Chandon, Total Austral, Pan American Energy, Wintershall, Pramer (Film and Arts) e Las Hayas Resort Hotel, que graças a sua participação, estão permitindo, ano após ano, a consolidação e prestígio deste gigantesco evento, também o Ministério do Turismo da Nação e a partir da 6ª edição participou também o Governo da Província da Terra do Fogo.

Participaram deste evento o Governo da Província de Salzburgo (Áustria), a Cidade de Salzburgo, Embaixada da Áustria, Embaixada da Alemanha, Embaixada da Croácia, Universidade de Artes de Graz (Áustria) e o Mozarteum de Salzburgo (Áustria).

O Governo Municipal de Ushuaia e a Província da Terra do Fuego, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul também foram os fortes apoiadores, colaborando e potencializando a qualidade deste evento, apoio este que está permitindo à Capital Fueguina ser não somente um destino turístico por seus atrativos naturais, mas também por sua proposta cultural e artística.

A importância deste evento é tão gigantesca que foi declarada de interesse nacional pela Presidência da República Argentina, pelo Senado Federal, pela Secretaria da Cultura Nacional, pela Secretaria de Turismo da Nação, pela Legislatura da Terra do Fogo, e pelo Governo Municipal de Ushuaia.

A Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo, ABRAJET, também foi convidada para assistir aos espetáculos além de conhecer este fenomenal destino, que ao contrário do que se pensa, não é somente gelo e pinguins, mas uma diversidade impresionante de gostos e sabores, paisagens de tirar o fôlego de qualquer mortal, fauna e flora explodem numa aquarela de cores impossível de se imaginar, além de que o calor humano deste gente é algo que contagia. Dos motoristas de táxis aos porteiros dos hotéis e recepcionistas. Dos guias de turismo extremamente didáticos e trilingues, já que apenas ha alguns anos se tornou destino dos brasileiros, sendo que o turismo europeu, oriental e norte americano ha muito já fazem parte do dia-a-dia fueguino cuja temporada é o ano todo. Para se ter uma pequena idéia, só cruzeiros marítimos, navios de grande porte, são aproximadamente 300 a cada ano e isso vem aumentando gradativamente.

Isso sem contar com os voos normais e os charters. Vale comentar que o aeroporto é um dos mais modernos da Argentina, suportando aeronaves que vão dos boings 737, 747, 777 e os gigantescos Antonovs russos. Até os Concordes em sua era de ouro já era hospede costumas de Ushuaia.


Clique na imagem para ampliá-la

A rede hoteleira também está ha muito tempo bem preparada, desde as pousadas aos resorts a exemplo do Las Hayas, Los Cauquenes e tantos outros. E seguem sendo construídos outros mais e, para 2012, um grande resort inaugura mais 130 leitos de luxo. Vale comentar que onde este jornalista estava, acompanhando dos confrades da ABRAJET, além de toda a Orquestra Sinfônica de Moscou estavam hospedados no Las Hayas, tendo como anfitrião o próprio proprietário Sergio Rodrigues Zubieta, que entende muito bem do ramo já que possui também outros resorts. Também foram agasalhados pela Jumping Ushuaia, que possui as melhores roupas e equipamentos de esqui e de inverno para alugar.


Clique na imagem para ampliá-la 

Os jornalistas tiveram a oportunidade de conhecer através da Travel Lab, operadora que articulou os passeios, juntamente com a Secretaria de Turismo de Ushuaia, o “Tren del Fin del Mundo” e, para melhorar ainda mais o astral, nevou muito, mais muito durante o passeio.

 

Clique na imagem para ampliá-la


Além deste memorável passeios, os jornalistas conheceram a casa de veraneio dos pinguins, leões e lobos marinhos e ilhas mais distantes, navegando por águas argentinas e chilenas. Tiveram a oportunidade de fazer passeios off road a bordo de veículos 4×4, do Limite Vertical, proporcionando a todos sensações jamais pensadas e estando em paisagens jamais imaginadas. Durante o passeio 4×4, muito sol e quando chegamos na Estação Invernal Tierra Mayor para um tremendo almoço, despencou muita, mas muita neve. Coisa rotineira em Ushuaia em épocas pré-invernais.


Clique na imagem para ampliá-la


Por ar, por conta dos pilotos experientes da Helicopter Rides, Roberto e Osvaldo, chegaram até a Baia El Torito, um lugar que mais parece um conto de fadas e só se chega lá por barco, depois de muito tempo de navegação ou por ar, cruzando as Cordilheira dos Andes. O lugar é muito bem cuidado pela Maria Elena e Alexandro, que ha mais de 20 anos recepcionam pescadores de todo mundo, ávidos por grandes pescarias no Lago Fagnano. É um espelho da água impressionante. É reconhecido internacionalmente pela pesca de trutas e salmão.

Cliquem na imagem para ampliá-la 

Saindo da Bahia El Torito o destino seguinte era almoçar o melhor Cordeiro Fueguino que se tem notícias na melhor estação de esqui das Américas, Cerro Castor. Os principais esquiadores e competidos do mundo treinam em Cerro Castor para em seguida partirem para as olimpíadas, sendo geralmente medalhistas por conta deste “detalhe”. De tão boa a estação, Ushuaia foi escolhida como a sede dos jogos de inverno 2015, a Ushuaia Istersky 2015.

Clique na imagem para ampliá-la

A gastronomia local é surpreendente. Já se sabe mundialmente que a carne argentina é de altíssima qualidade, todavia os pescados daquela região são qualquer coisa de fenomenal, começando pelas gigantescas Centollas e pelas deliciosas Merluzas Negras (que de negra não tem nada, é só um nome) e que só existem lá. A dica que fica é saborear essas iguarias no Restaurante Volver, de propriedade de um, se não o melhor chef argentino, Lino Gomez Adillon.


Clique na Imagem para ampliá-la

Em tuas próximas férias, de inverno, já que lá está a melhor estação de esqui que já coloquei os pés, o Cerro Castor, ou em qualquer outra época, a exemplo da primavera e outono, onde Ushuaia é uma explosão de cores, eleja este roteiro como teu próximo roteiro. Você não irá se arrepender, isso eu garanto, uma vez que aqui tudo se soma, cultura, lazer, gastronomia, enfim, um lugar para não se fazer nada, apenas olhar e agradecer a Deus por aqui estar, mas com opções para se fazer tudo, de uma simples pesca de truta a cruzar os Andes de helicóptero e descer as mais emocionantes pistas de esqui. Ushuaia é simplesmente 10. Para ver todas as fotos desta aventura, clique aqui e não deixe de comentar.

GRANDES PATROCINADORES 

 

 

Cabe o meu agradecimento aos grandes parceiros, amigos, colaboradores que estiveram com a gente nesta fantástica grande aventura, especialmente a:

PREFEITURA MUNICIPAL DE USHUAIA – PREF. FEDERICO SCIURANO

SECRETARIA DE TURISMO DE LA MUNICIPALIDAD DE USHUAIA
Secretário de Turismo Daniel Leguizamón e Cristiane Cavalli, Coordenadora de Assuntos Internacionais de Ushuaia

AGENCIA DE DESARROLLO CONFEDERACION USHUAIA BUREAU

AEROLINEAS ARGENTINAS

LAS HAYAS RESORT HOTEL

TRAVEL LAB

TREN DEL FIN DEL MUNDO

HOSTERIA ALAKUSH – PARQUE NACIONAL

RESTAURANTE REINAMORA – HOTEL LOS CAUQUENES RESORT & SPA

TOLKEYEN PATAGONIA SERVIÇOS TURISTICOS – CATAMARA USHUAIA EXPLORER

PARQUE NACIONAL TIERRA DEL FUEGO

137 PIZZA & PASTA

JUMPING ALUGUEL DE INDUMENTARIA

4 X 4 LIMITE VERTICAL

VALLE TIERRA MAYOR

RESTAURANTE MORADA DEL AGUILA – CERRO CASTOR

RESTAURANTE VOLVER – LINO ADILLON

HELIUSHUAIA – HELICOPTER RIDES

POUSADA BAIA TORITO – ALEJANDRO E Mª ELENA ECHEVERRIA

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *