04 / 04 / 11

Uso frequente de ar condicionado pode prejudicar a pele

Imagem: divulgação

É preciso cuidar da pele exposta ao ar condicionado por muito tempo

É preciso cuidar da pele exposta ao ar condicionado por muito tempo

Nas últimas semanas, o brasileiro tem enfrentado um intenso calor, com temperaturas acima dos 30° C. Desta forma, naturalmente as pessoas recorrem ao uso do ar condicionado para amenizar o desconforto gerado pelas altas temperaturas, seja no carro, no escritório ou em casa. Ninguém discorda que esse auxílio tecnológico proporciona o resfriamento do ambiente e a gostosa sensação de frescor. Entretanto, quando ligado por muito tempo, o ar condicionado diminui a umidade do ar, podendo ressecar a pele, deixando-a sem viço. “Após um dia de trabalho dentro do escritório, percebo que a minha pele fica mais áspera e seca”, queixa-se a Auxiliar Administrativa Sandra Noiman.

Isso acontece porque a pele humana é feita, basicamente, de gordura (conhecida como barreira cutânea), cuja função é hidratar e proteger de agentes externos, até mesmo do ar condicionado. Mas, de acordo com o Cosmetólogo e Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética, Paschoal Rossetti Filho, para que a pele não perca a sua proteção natural, ela deve ser protegida com o uso contínuo de produtos altamente hidratantes, cuja composição seja à base de ativos multifuncionais biotecnológicos de baixo peso molecular (nanotecnologia).

“Esses ativos são considerados o que existe de mais moderno na cosmetologia, pois eles agem nas camadas mais profundas da pele, promovendo modificações fisiológicas que possibilitam a redução da formação de radicais livres, o que melhora do aspecto da pele e hidrata-a profundamente, atuando direto na célula. Devemos buscar dermocosméticos ou cosmecêuticos que tratem, de fato, a pele, e não proporcionem apenas o efeito momentâneo chamado de Efeito Cinderela”, explica Rossetti.

O Cosmetólogo alerta que uma pele ressecada pelo ar condicionado ou por outros agentes externos torna-se mais fina e, por isso, pode apresentar leve descamação e maior tendência às rugas. Por esta razão, sobretudo quem fica exposto ao ar condicionado não deve esperar começar o inverno para recuperar a pele, mas, sim, protegê-la imediatamente.  “É possível encontrar algumas opções eficazes de cosméticos com ação multifuncional. Recomendo, contudo, produtos em fluido, visto que são menos oleosos, possuem melhor viscosidade e são mais fáceis de permear na epiderme”, conclui Rossetti.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *