20 / 05 / 11

Lançamento do DVD Arte e Cultura na Diáspora

Foto: divulgação

Será no próximo dia 24 de maio, às 17h, no Teatro Martim Gonçalves (Escola de Teatro da UFBA, Canela), o lançamento do DVD Arte e Cultura na Diáspora. O projeto, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Cultural, teve, como principal objetivo, a realização de dez vídeos documentários de quinze minutos sobre vida e obra de importantes artistas baianos afro-descendentes das áreas de música, literatura e artes plásticas. Os mil DVDs produzidos serão distribuídos a mil professores de escolas da rede municipal e estadual de ensino, atingindo um contingente estimado de 100 mil alunos baianos.

Entre as personagens escolhidas para dar nome aos títulos dos vídeos, estão Dorival Caymmi, Tia Ciata (e o samba da Bahia) e Assis Valente (na área da Música); Edson Carneiro, Manoel Quirino e Pedro Kilkerry (na área de Literatura); e Rubem Valentim, Mestre Didi, Emanuel Araújo e Juarez Paraíso (na área das Artes Plásticas). O material didático será acompanhado também de 800 apostilas, elaborada pela escritora e professora da UFBA Cleise Mendes, com proposta metodológica para análise e interpretação dos conteúdos dos filmes. Dirigidos por Paulo Dourado, os vídeos possuem depoimentos de estudiosos, intelectuais, artistas e conhecidos professores universitários.

Para Paulo Dourado, o acervo é um resgate de parte valiosíssima da cultura brasileira. “Tudo foi feito de modo a identificar a forma natural como esses afro-descendentes lidam com a influência da cultura africana, sem a necessidade de levantar a bandeira do movimento negro”, explica Dourado. Com esse cuidado, o material didático vai contribuir para a formação e ensino da história. Também outro objetivo do projeto é veicular os dez vídeos na rede pública de TV.

O diretor Paulo Dourado acredita que os DVDs resgatarão parte fundamental da cultura brasileira

O diretor Paulo Dourado acredita que os DVDs resgatarão parte fundamental da cultura brasileira

A linha narrativa
O projeto aborda a rota África-América como um lugar de trânsito não apenas econômico, mas também cultural. O projeto prevê a divulgação, através dos documentários, de um outro papel social exercido pelo negro e pela Diáspora, onde o discurso histórico envolva o homem negro – não o corpo sofrido, mas o corpo nobre que se sustenta sobre seus feitos, suas reações, suas conquistas, sobre a importância do seu trabalho e da sua cultura para a construção do novo espaço social.

A partir da seleção de personalidades pertinentes ao contexto proposto, o projeto enfoca suas biografias ou fatos que as envolvam, e pesquisas realizadas por estudiosos e profissionais envolvidos com essa temática. São brasileiros que, em diferentes áreas de atuação, contribuíram de maneira determinante e inestimável para a formação da nossa identidade cultural. Nascidos após a abolição da escravatura, entre o fim do século XIX e o início do século XX, esses artistas conseguiram resistir às dificuldades impostas pela realidade hostil da época.

Serviço
O quê: Lançamento do projeto Arte e Cultura na Diáspora
Quando: 24 de maio, próxima terça-feira, às 17h
Onde: Teatro Martim Gonçalves (Escola de Teatro da UFBA, Canela)
Entrada gratuita
Contatos para informações: (71) 3012-6483 / 8810-7565

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *