05 / 05 / 11

ROTA DA AMIZADE

ROTA DA AMIZADE PRESENTE NA ABERTURA DA 25º EDIÇÃO DO ENCATHO 


Abertura oficial do evento ocorreu às 19h, mas reuniões para discutir hotelaria e turismo começaram no início da tarde em Florianópolis

Clique na imagem para ampliá-la
O 25º Encontro Catarinense de Hoteleiros começou nesta quarta-feira em Florianópolis. Mesmo antes da solenidade de abertura, que ocorreu às 19h30, ABIH’s de todo o país estavam reunidas no CentroSul. Às 14h teve início a Assembleia da ABIH Nacional, com os presidentes das ABIH’s Estaduais e a Assembleia do Instituto Brasileiro de Hospitalidade (IBH).
Clique na imagem para ampliá-la
Na reunião da ABIH Nacional foram tratados diversos assuntos como ECAD e o próximo Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), promovido anualmente pela associação. O presidente da entidade Nacional, Enrico Fermi Torquato, explicou que fez questão de fazer o encontro em Florianópolis para “mostrar o exemplo de Santa Catarina com este evento que está completando 25 anos de existência”. 

Clique na imagem para ampli-ala

O tema deste ano é Hotelaria: Tendências e Oportunidades, visto que, em Santa Catarina, existem 2470 meios de hospedagem, incluindo hotéis, resorts e pousadas. O setor gera 40 mil empregos diretos, 220 mil indiretos e faturamento em torno de R$ 300 milhões ano. O grande gargalo do setor é a mão de obra qualificada e o evento vem de encontro à esta deficiência, promovendo qualificação, troca de informações e apresentação de cases de sucesso, á exemplo do que acontece na Rota da Amizade, cujo case será apresentado nesta quinta-feira pelo Presidente da Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau, Wilson Luiz de Macedo.

Edson Ziolkowski (Hotel Renar), Graça e João Moritz, Wilson Luiz de Macedo
Clique na Imagem para ampliá-la
A Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau esteve representada não só pelo seu presidente mas também por Edson Ziolkowski (Hotel Renar), e Marina Klotz Zanatta, do conselho administrativo. Segundo Wilson Macedo: “A expectativa para o encontro é ótima. O tema já diz tudo – Hotelaria: Tendências & Oportunidades, há hoteleiros de todo o país, representando as ABIHs de seus Estados, que destacam a importância deste para o cenário hoteleiro nacional. Todos declaram-se apaixonados por Santa Catarina. Aliás, além do litoral, muitos deles também conhecem o Hotel Renar, em Fraiburgo, e a Rota da Amizade tem sido reconhecida como um importante roteiro turístico, cultural e étnico-folclórico. O Secretário de Turismo Cesar Souza Junior, foi enfático no reconhecimento da importância da hotelaria para o turismo catarinense. Portanto fica muito claro a magnitude deste encontro que é fundamental pois na verdade, há mais de R$ 10 bilhões em investimentos na hotelaria em todo nosso Estado, onde o turismo representa 12,8% do PIB de SC.”
Rede hoteleira quer qualificar 16 mil trabalhadores do setor em 33 cidades brasileiras 

Torquato afirmou, durante a reunião com os 27 representantes estaduais, que a entidade está empenhada em sanar ainda este ano, visando a Copa de 2014, um dos principais problemas do trade turístico nacional, “a qualificação dos trabalhadores”, que atuam em cerca de 18 mil meios de hospedagens, com uma oferta de 1,1 milhão de quartos. Para isso, a ABIH está participando do Programa Bem Receber Copa, do Ministério do Turismo, estimulando a capacitação de capitão-porteiro, governanta, mensageiro e média gerência por meio do Ensino à Distância (EAD), desenvolvido pela Escola Virtual dos Meios de Hospedagem (EVMH). O Programa receberá inscrições no Encatho.

Portaria do MTur sobre novo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem deve ser publicada em breve

Outro tema discutido na reunião foi o novo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), cuja apresentação foi feita pela gerente de projetos da Secretaria Nacional de Políticas do Turismo, Nalu Nascimento Berto. Segundo ela, as portarias que estabelecem o novo sistema de classificação e as normas para fiscalização do Inmetro já se encontram na Casa Civil, sendo que a mesma acredita que as publicações no Diário Oficial da União devem ocorrer ainda este mês.

De acordo com Nalu, a inscrição para obter a classificação será voluntária, com validade de três anos, dividida em requisitos Mandatários e Eletivos, devendo atender todos os requisitos mandatários e 30% dos Eletivos, observando a infraestrutura (instalações e equipamentos), serviços e sustentabilidade (meio ambiente, sociedade e satisfação do hóspede).

Eleita nova diretoria do IBH

Durante Assembleia da diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional, foi escolhida a nova diretoria do Instituto Brasileiro de Hospitalidade (IBH), braço operacional da entidade, para o período de junho de 2011 a 31 de janeiro de 2014. Foram eleitos, como Diretor Geral – Cesar Gonçalves, do Distrito Federal e como Diretor Administrativo Financeiro – Luciano Carneiro, de Goiás. Para o Conselho Fiscal foram eleitos: Roger Bacchi, do Rio Grande do Sul, Bruno Omori, de São Paulo e Habib Chalita, do Rio Grande do Norte. Como Suplentes foram escolhidos: Carlos Freire, do Pará, José Uzêda de Oliveira, de Goiás e Ricardo Ziemath, de Santa Catarina.

Solenidade de abertura

A abertura oficial do evento, contou com a presença do grupo Barbicacho Dança Show, de Lages, na Serra Catarinense, fez uma belíssima apresentação de danças tradicionalistas. Compuseram a mesa, durante a solenidade, o Secretário Estadual de Turismo, Cultura e Esporte, César Souza Junior, representando o Governador Raimundo Colombo; o presidente da Santur, Valdir Walendowsky; o presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz; o presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato; o deputado estadual Marcos Vieira, representando a Assembleia Legislativa; o presidente da FHORESC, Estanislau Bresolin; presidente da federação brasileira de hospedagem e alimentação, Alexandre Sampaio de Abreu; o presidente do Sistema fecomércio, Bruno Breithaupt; o representante do Sebrae, Wilson Sanches Rodrigues; o presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis, Jaime Tonello; o Secretário Municipal de turismo, Carlos Alberto Pereira da Silva, representando o prefeito Dário Berger e o diretor do SBTUR, Paulo Brito e por diversos jornalistas da ABRAJET Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo.

O presidente da entidade realizadora do Encatho, João Eduardo Amaral Moritz, falou dos desafios e perspectivas do setor, bem como dos esforços para divulgar e promover o Turismo no exterior, buscando atingir novos mercados, ações de organização do Turismo e dos receptivos por parte do Ministério do Turismo, os programas de interiorização, dos 65 Pólos Indutores do Turismo, a criação de Fundos de apoio ao Turismo e as campanhas promocionais do Turismo do Estado. Além, é claro, da extensa programação de qualificação do Encatho, visando sanar a falta de mão de obra qualificada.

O presidente da ABIH Nacional enfatizou o Estado como destino turístico importantíssimo e reconhecido no país e declarou que a organização do evento está de parabéns, “pela forma de agregar entidades e entrosar o poder público em uma causa tão importante para o desenvolvimento do turismo”.

Bruno Breithaupt destacou a importância do evento como um agente de qualificação. Já o Secretário César Souza Junior, deixou claro que o governo do Estado vai apoiar toda iniciativa que incentive o desenvolvimento do turismo e, mais ainda, a luta pela redução da sazonalidade nos meios de hospedagem. “Estamos abertos a incentivar eventos como este, que promovem e qualificam este setor gerador de emprego e renda”.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *