21 / 07 / 11

Governo discute construção do Centro de Tecnologia da Informação de Alagoas

Polo de TI será um espaço ideal para o desenvolvimento de softwares e hardwares

por Débora de Brito (Ascom do Secti)

Durante dois dias, quinta-feira (21) e sexta-feira (22), o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), coordena a realização da primeira reunião de planejamento das macrodiretrizes para orientar a implementação e consolidação do Centro de Tecnologia da Informação.

O encontro reunirá gestores públicos, representantes do setor produtivo, de bancos oficiais, das universidades e empresários de TI para construir o formato do Centro – também conhecido como Polo de TI –, além da implantação da gestão e política deste espaço. O evento será realizado no Hotel Radisson Maceió, às 8h.

O Centro de Tecnologia da Informação, que será construído no bairro de Jaraguá, em Maceió, será um espaço ideal para o desenvolvimento de softwares e hardwares. Planejado para fortalecer o tecido empresarial do segmento, o Polo de TI reunirá, em um só local, bancos oficiais, governo, núcleo da academia e empresários e empresas do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL de TI)

O secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Eduardo Setton, destaca que diversas instituições estão trabalhando juntas há alguns anos para a consolidação desse empreendimento, que contribuirá para a criação de um cenário favorável ao desenvolvimento econômico a partir da tecnologia e da inovação.

 “O Centro de TI é o início da implantação do Parque Tecnológico e Social de Alagoas, pois reúne todos os atores envolvidos com TI e inovação em um único lugar, integrando, especialmente, setor produtivo e universidades”, explica Setton.

Para o diretor de Parques Tecnológicos da Secti, Adeilto Lima, “a sociedade precisa entender que a tecnologia da informação é instrumento fundamental para o crescimento de qualquer área econômica e social de Alagoas”. Ele lembra também que a Secti deposita esforços em outros importantes projetos estratégicos para Alagoas, como o Polo Agroalimentar, que será construído nos municípios de Arapiraca e Batalha.

O projeto do Polo de TI está sendo construído por diversos parceiros, como Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti); Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande); Instituto de Tecnologia da Informação de Alagoas (Itec); Fapeal; Sebrae Alagoas, Arranjo Produtivo Local (APL) de TI, Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática (Assespro); Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea); instituições de ensino superior, institutos tecnológicos, Microsoft, bancos oficiais, entre outros.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *