04 / 07 / 11

O Brasil se despede de Itamar Franco

A vida é uma caminhada onde cada um de nós tem uma estação final. Durante esta viagem, vamos nos despedindo de amigos e familiares, mas cada um deixa sua marca, sua história de vida, seus feitos em nossas mentes e corações. “O homem se torna imortal pelo legado que deixa para o povo”. Na história de Minas, homens fabulosos são imortais e, para citar apenas alguns: Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves, Carlos Drummond de Andrade, Pelé, Santos Dumont, Chico Xavier, Tiradentes, Aleijadinho e Ary Barroso.

Apesar de não ter sido para Minas o governador que todos esperavam, quando eleito em 1998, não sofreu abalos em sua carreira política, continuando com o apoio dos mineiros e um expressivo e respeitado político, tanto pelo povo quanto por colegas que o consideravam uma pessoa autêntica. Trabalhei muito naquela campanha, fazendo parte do “Comitê Estratégico” junto com Aloísio Vasconcelos, José Roberto Menicucci, Hélio Melo, José Pedro Rodrigues de Oliveira e vários outros integrantes que, no momento, não me vêm à memória e aos quais peço desculpas.

O Brasil vem sofrendo com o desrespeito total à coisa pública, com os escândalos (Mensalão, Mensalinho do Congresso, casos não esclarecidos da Casa Civil, como o de Erenice Guerra e, recentemente, do todo poderoso Palocci, todos no governo do PT) considerados os mais graves que o próprio episódio que levou Fernando Collor ao processo de “impeachment” e, consequentemente, Itamar Franco à Presidência da República, que surprendeu a nação com seu estilo e competência. Sua carreira foi marcada por sua integridade, temperamento e probidade. Hoje, dois dias após sua morte, registra-se uma coleção de depoimentos sobre a pessoa Itamar que, apesar de nascido na Bahia, teve Juiz de Fora como sua cidade e seu lar, e Minas como seu campo de atuação.

A foto registra a última vez que estive com Itamar, no lançamento do livro de Aristóteles Drummond, “Relatos da Vida – Um Conservador Integral”, na Academina Mineira de Letras, em 2010.

Leia mais em: http://daquidalinews.blogspot.com

Suzely Ortênzio - Belo Horizone/MG

Suzely Ortênzio é palestrante, presta Serviços de Treinamento, Coaching, Consultoria, Organização e Realização de Eventos, Lançamento de Produtos, entre outros. 1ª vice-presidente (fundadora) da ABIME Nacional e Presidente da ABIME-MG. Colunista Social desde 1987.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *