18 / 10 / 11

Festa do Mangue e tal

Samba e Manguebeat invadem a exposição itinerante “Entre a Maré e o Dendê” ,do fotógrafo Tito Casal

Fotos para divulgação
Clique para ampliar

Dendê artesanal

Dendê artesanal

Na próxima sexta (21), a partir das 19h, no bairro histórico do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador (BA), o biólogo Tito Casal dá continuidade aos festejos da exposição itinerante “Entre a Maré e o Dendê”. Os preparativos começaram há alguns dias e a expectativa é de que grande público compareça para conferir a mostra.

Depois do grande sucesso da abertura no D’ Venetta, o circuito expositivo que teve início no ano passado, na cidade de Maragogipe (BA), realiza em Salvador o seu segundo evento.

Com um repertório de samba e Manguebeat comandado pelo músico Jonga Zambô, a exposição promete agitar a noite do Espaço Cultural Oliveira’s House, com muita alegria, performances e música de qualidade, além de drinks e comidinhas inspiradas na região do Recôncavo Baiano.

Composta por 46 fotografias, “Entre a Maré e o Dendê” é resultado de um recorte estético da pesquisa etnográfica de Mestrado em Etnozoologia, intitulada “Maré, Mangue e Marisco: Etnoecologia da Pesca Artesanal na RESEX Marinha da Baía do Iguape”, realizada entre 2008 e 2009 pelo biólogo e também fotógrafo Tito Casal.

Tito Casal

Tito Casal

Tito acredita que as suas fotografias podem contribuir para a afirmação da identidade e o fortalecimento da cultura pesqueira ainda pouco valorizada, se observada a sua relevância cultural e econômica na região. “A exposição destaca o cotidiano de povos da lama, que têm uma história centenária no Recôncavo Baiano, revelando os caminhos e contornos percorridos pelos trabalhadores das águas do mar e do lodo do mangue, antes do pescado chegar ao prato para ser consumido com azeite de dendê”, declara Casal.

Serviço
“Entre a Maré e o Dendê”, de Tito Casal
21 de outubro (sexta), das 19 às 22h
Oliveira’s House Bar – Rua Direita do Santo Antônio, 110, Salvador (BA)
Tel.: (71) 3243-5816
Entrada gratuita (obras à venda)

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *