07 / 11 / 11

Búzios: A Conspiração dos Alfaiates

Importante marco da história baiana e brasileira ganha nova versão teatral na Concha Acústica

Fotos: divulgação

Com direção de Paulo Dourado, o espetáculo “Búzios: A Conspiração dos Alfaiates” irá encenar, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, a saga de um dos raros e mais significativos levantes realmente populares da história do Brasil. O espetáculo integra o projeto Teatro Popular Contemporâneo e tem patrocínio da Oi, através do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2011. O ingresso deverá ser trocado por 2 kg de alimento não-perecível na bilheteria do Teatro Castro Alves. No total, serão seis apresentações de 08 a 13 de novembro, sempre às 19h, com duração de 1 hora e 30 minutos.

A primeira montagem dessa peça foi apresentada em Salvador no ano de 1992, obtendo grande sucesso de público e crítica. Em 2011, o texto de Aninha Franco e Cleise Mendes ganha novo fôlego, a partir do recente reconhecimento oficial dos “Alfaiates” como Heróis da Pátria pelo Congresso Nacional em Brasília. Em função disso, a data de estreia foi estrategicamente escolhida para 08 de novembro, dia em que quatro líderes da rebelião foram executados no Largo da Piedade, em Salvador. Como a temporada se estende até o dia 13/11, “Búzios: A Conspiração dos Alfaiates” se insere ainda no contexto dos eventos realizados em homenagem a Zumbi e à Consciência Negra (20/11).

Sobre a Conspiração dos Alfaiates
O movimento ocorrido em 1798, na Bahia, e conhecido como Revolta dos Búzios ou Conspiração dos Alfaiates, foi um dos raros e significativos levantes realmente populares da História do Brasil. Esta insurreição contra o governo português ficou conhecida por ter sido liderada por um grupo de mulatos, ex-escravos, alguns deles alfaiates de ofício. Este episódio se destaca até hoje na história do Brasil pelo caráter audacioso de suas reivindicações, que incluíam não só o desejo de independência para o país, mas também o de igualdade social, o de igualdade racial e a liberdade de expressão.

A Conspiração dos Alfaiates abarca uma série de eventos fundamentais à compreensão de todo o processo político e cultural que viria a resultar na Independência do Brasil. O fator determinante para que o levante represente uma página fundamental da história da Bahia e do Brasil decorre não do heroísmo militar ou do gesto varonil dos conjurados, mas sim do caráter visionário e intelectualmente audacioso de suas postulações. Essa singular expressão de uma vontade libertária na Bahia Colonial, ao lançar-se contra a Coroa Portuguesa, ambicionava não apenas a independência do país: pleiteava, sobretudo, um conjunto de direitos humanos e sociais pelos quais ainda se aguardaria por mais um século até a sua difusão e aceitação, como é o caso da igualdade racial ou da liberdade de expressão.

Serviço
Búzios: a Conspiração dos Alfaiates
08 a 13 de novembro de 2011, às 19h
Local: Concha Acústica do Teatro Castro Alves, Salvador (BA)
Ingressos: 2 kg de alimento não-perecível, que devem ser trocados na bilheteria do Teatro Castro Alves

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *