30 / 11 / 11

Noite de Autógrafos

Leonardo Mascaro

Leonardo Mascaro

O neurocientista Leonardo Mascaro autografa seu livro “Para que Medicação?”, dia 7/12/11, na Livraria da Vila, Shopping Cidade Jardim, de São Paulo, a partir das 19h00, quarta-feira.

Palavra do autor
Atualmente, crianças que têm problemas de comportamento, ou problemas familiares, vêm sendo sistematicamente diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e, até mesmo, transtorno bipolar.

Em recente entrevista ao jornal Folha de São Paulo, a médica Marcia Angell, primeira mulher a ocupar o cargo de editora-chefe no bicentenário “New England Journal of Medicine” e considerada pela revista “Time” uma das 25 personalidades mais influentes nos EUA, aponta o abuso na prescrição de drogas psiquiátricas, relatando casos de crianças que chegam a usar quatro, até mesmo seis drogas diferentes.

Em janeiro de 2011, o Jornal da Associação Americana de Psiquiatria, publicou pesquisa realizada pela Universidade da Pensilvânia, que apontou pouco ou nenhum efeito dos antidepressivos em grande parte dos pacientes com depressão leve ou moderada, com eficácia relevante apenas para os casos graves da doença.

Na esteira desta discussão, o livro “Para que Medicação?” do neurocientista Leonardo Mascaro apresenta o treinamento neurológico por neurofeedback como opção não medicamentosa, com sólida fundamentação científica, para o tratamento de uma ampla gama de condições neurológicas e psiquiátricas que, até recentemente, só encontravam respaldo farmacológico, tais como depressão, pânico e ansiedade, déficit de atenção com ou sem hiperatividade (DDA/DDAH), insônia, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), além de quadros neurológicos por isquemia ou trauma.

Ricamente ilustrado e fazendo uso de casos clínicos reais, este livro mostra como são identificados objetivamente, pela análise da atividade neurológica, cada um dos comprometimentos analisados, apresentando, também, as bases conceituais e os resultados clínicos alcançados pelo uso do treinamento neurológico por neurofeedback.

Quem é Leonardo Mascaro
Psicólogo , com mais de 15 anos de prática clínica, Mestre em Neurociências (MNeurosci) pelo Núcleo de Neurociências e Comportamento (NeC) – USP/SP e primeiro brasileiro certificado (BCN –  Board Certified on Neurofeedback) pela BCIA (Associação Internacional de Certificação em Biofeedback), é o único sul-americano a ter recebido formação em neurofeedback junto à Dra. Margaret Ayers, fundadora da primeira clínica de neurofeedback dos Estados Unidos e pioneira mundial no uso de filtros digitais (Sistema Neuropathways – All Digital Real Time EEG Neurofeedback System) para identificação e tratamento de padrões neurológicos patológicos e treinamento do cérebro. Foi também o primeiro sul-americano a receber treinamento no Sistema LENS de neurofeedback e em Meditação por Biofeedback junto a Anna Wise, maior autoridade mundial na área.

Serviço:
Lançamento do livro “Para que Medicação?”
Dia: 7 de dezembro 2011, a partir das 19h00
Local: Livraria da Vila
Shopping Cidade Jardim
São Paulo (SP)

Aquarela São Paulo

Aquarela é a coluna social paulista que nasceu em 1982, sendo publicada no jornal GAZETA, segundo caderno do jornal Gazeta Esportiva de São Paulo. Aquarela também expandiu-se como Prêmio Aquarela e é entregue a personalidades paulistanas e paulistas, artistas, empresários, sempre evidenciados ou apresentados por colunistas sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *