19 / 12 / 11

O que fazer nas festas de fim de ano

Foto: Internet

Percebo uma certa angústia em meus pacientes neste período de fim de ano: “Será que eu vou engordar?”

Sei que é bem difícil mesmo manter a dieta nestas festinhas de fim de ano, que não são poucas… E ainda tem Natal e Réveillon… “E agora, que eu faço?”

Hoje vou tentar dar algumas dicas que podem ajudar a não prejudicar totalmente a dieta e a boa forma física:

1. Não fique o tempo inteiro pensando em calorias. Pense em qualidade e quantidade. Então, se você sabe que o prato é a maior bomba calórica, deixe para o final, quando você já está um pouco saciado, e prove e deguste um pouco sem culpa.

2. Nesta época, também vemos muitas frutas, frutas secas, nozes etc. Use e abuse! Aproveite para colocar o papo em dia e tire um pouco o foco de comida e bebida.

3. Faça lanches nos intervalos e não pule refeição. Mesmo sabendo que vai ter uma festa à noite, tome seu café da manhã, almoce e faça seus lanchinhos da manhã e da tarde. Chegar com fome de leão em uma festa é perdição na certa!

4. Evite o excesso de bebidas alcoólicas: são calóricas e comprometem o funcionamento de todo o organismo. Dica: alterne com água! E não dirija!

5. Evite não deixar a atividade física. Pelo menos você gasta os excessos.

7. Aproveite as festas, se divirta, e pense: moderno mesmo é festejar com prazer, com pique total – e para isso, não dá para descuidar da saúde!

Saudações nutritivas, e boas festas!

Joelma Marinho - Maceió/AL

CRN - 6 3044. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Especialista em Obesidade e emagrecimento pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro. Especialista em Controle e qualidade de alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualização em Nutrição Aplicada à Atividade Física. Nutricionista da Estação Vida e Saúde. Nutricionista da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *