26 / 01 / 12

Anátemas periclitantes

Imagem: Internet

Pessoas muito eficazes têm, em sua rotina, sete hábitos.

São proativas: antecipam-se aos problemas e têm comportamentos oriundos de sua própria escolha, baseados em princípios e valores.

Possuem objetivo em mente: as metas precisam estar bem definidas, e criatividade, imaginação e planejamento precisam ser perseguidos para alcançarmos o objetivo. Seja fiel ao que se propôs alcançar e não esmoreça.

Têm foco no relevante: priorizam os trabalhos mais importantes e sabem dizer não. Distribuem as tarefas às pessoas habilitadas e confiam nelas, mas exercem controle e sabem tudo o que está acontecendo.

Pensam em Ganhar-Ganhar: para se obter ganhos, ninguém precisa perder. Negócios bons são aqueles em que todos ganham. Precisamos ter e viver a mentalidade de abundância, pois é esta visão que gera vida com fartura para todos.

Compreendem primeiro: sabem ouvir, e esta é uma qualidade de pessoas vencedoras. Ouvem atentamente, não interrompem e não julgam precipitadamente. As pessoas sempre requerem atenção!

Sinergizam: valorizam as idéias dos outros e vêem as pessoas como potenciais colaboradores. Sabem que a soma dos esforços, em conjunto, sempre é maior que a soma de esforços individuais, e, neste mundo moderníssimo, somos cada vez mais dependentes um do outro.

Renovam: aperfeiçoam-se sempre, porque querem eficácia e, consequentemente, sucesso. E isto exige educação, treinamento e dedicação nos aspectos físico, mental, social e espiritual da vida de cada um.

Hábitos de pessoas eficazes servirão como base para avaliação do Governo Dilma Rousseff, que, segundo pesquisas de opinião pública, a maciça maioria considera de muito bom a ótimo.

Vamos lá, comentando sobre os principais tópicos:

PIB: não conseguimos alcançar crescimento de 3,0% durante 2011. A China desacelerou um pouco e fechou com crescimento de 9,2%. Outra surra e tanto!

Mas vamos raciocinar: o que fez o governo federal para auxiliar o deslanche de nossa economia? De produtivo, nadica de nada. Patacoadas e necedades eu presenciei muitas, pois, neste governo nauseabundo, a ignorância opera e impera com solenidade, pompa e salto alto. Fiasco.

Turismo: temos mais de 8.000 km de praias paradisíacas com sol intenso todo o ano, temos a maior floresta tropical do mundo e que abriga a maior diversidade do planeta de flora e fauna, temos belezas naturais indescritíveis (pantanal, Cataratas do Iguaçu, Chapada Diamantina etc.), povo simpático e acolhedor; e com tudo isso, conseguimos um déficit de quase 15 bilhões de dólares no setor de turismo. Um vexame a toda prova. Fiasco.

Corrupção e impunidade: a coisa degringolou de vez e institucionalizaram o roubo e a bandalheira. Com magistrados ganhando acima de 200 mil reais por mês (um verdadeiro escárnio ao contribuinte), e aproveitando uma série de benesses que se consolidaram admiravelmente após 2009, com a benevolência do falastrão-mor, e que se autoprotege com unhas e dentes, como o homem comum irá confiar na justiça?

Juízes que foram derrotados por suas carnalidades; fraquejaram ante o peso do dinheiro e se refestelam nas hostes da viúva, entendendo que estão acima da lei e da ordem. Logo eles, que estudaram tanto sobre os direitos de cada homem.

E os ministros defenestrados por maracutaias e conchavos, numa sordidez altamente peçonhenta à nossa sociedade, que assiste apalermada tanta iniquidade. Fiasco!

Saúde, saneamento básico, dengue: vejo total desrespeito ao ser humano. Fiasco!

PAC: Fez “puf!” e sumiu. Ninguém sabe e ninguém viu! Fiasco!

Violência e criminalidade: os cidadãos estão desprotegidos, com medo da polícia e com medo do bandido. A venda de antidepressivos bate todos os recordes. Fiasco!

Educação: um fiasco de A a Z. Mas enfim saiu Haddad! Fiasco!

Petrobras: ouvi, atônito, explicações estapafúrdias do Sr. Gabrielli. Felizmente, saiu, e finalmente colocaram uma pessoa técnica para cuidar da maior estatal brasileira. Chega de politicagem, e vamos aumentar nossa produção de petróleo, para sairmos deste marasmo claudicante. Dra. Graça Foster, haja como a rainha Ester e faça o que tem que ser feito! Fiasco!

Ciência e tecnologia: nada anda, porque a burocracia emperra tudo. Onde está o Finep para financiar estudos e projetos? Misericórdia. Fiasco!

Integração: para mim, Fernando Bezerra já mostrou sua incompetência e sua mendacidade. Deveria sair já, pois há milhões de brasileiros sofrendo pela inoperância deste ministério. Socorro às vítimas é praticamente nenhum. Fiasco!

E encerrando, questiono: quarenta ministérios para quê?

Doze é o número ideal. Ninguém administra eficientemente quarenta lideranças!

E recomendo: ainda dá tempo de mudar o roteiro da viagem de Dilma, neste final de mês, e sugiro que visite a Coreia do Sul. Temos muito a aprender com eles.

Por que honrar ditadores hipócritas como os irmãos Castro? Leia de novo o último hábito de pessoas eficazes.

Com carinho e muito amor por este país,
João Antonio Pagliosa

João Antonio Pagliosa - Curitiba/PR

João Antonio Pagliosa é engenheiro agrônomo de Santa Catarina formado pela UFRJ, e especialista em Reflorestamento, Serviços Topográficos, Avaliações e Peritagens em temas agropecuários e florestais, Nutrição Animal, Armazenagem de grãos e Fabricação de rações, Palestras Técnicas e Motivacionais, Avicultura e Suinocultura. Atualmente é corretor de imóveis da Imobiliária Galvão e escritor com diversos artigos publicados em jornais do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *