26 / 01 / 12

MDA define ações com Associação Brasileira da Indústria de Hotéis

Fonte: Assessoria
Foto: Internet

Milhares de hotéis e outros meios de hospedagem no Brasil representam um grande potencial de mercado para os produtos da agricultura familiar. As formas de explorar esse potencial foram definidas esta semana, em reunião entre representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA).

Para iniciar a implementação do acordo, firmado em dezembro, será fundamental o uso do portal Rede Brasil Rural pela rede de hotéis filiados à ABIH. “A ideia é cadastrar hotéis filiados e parceiros para que eles recebam informações sobre a oferta de produtos da agricultura familiar”, explica o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da SAF/MDA, Arnoldo de Campos.

Também será divulgado catálogo da oferta de produtos para os meios de hospedagem. Além disso, o e-commerce do portal oferecerá a possibilidade de pequenos empreendimentos hoteleiros – que correspondem a 70% dos hotéis – comprarem diretamente os produtos. Para dar agilidade a essas ações com a Rede Brasil Rural, haverá a promoção do portal junto aos filiados da ABIH.

Os hotéis das 12 cidades sede da Copa do Mundo de 2014 serão alvo da promoção dos produtos da agricultura familiar. “Com isso, somamos esforços com a campanha Copa Orgânica e Sustentável e o projeto Talentos do Brasil Rural, financiado pelo MDA e executado juntamente com o Sebrae”, explica Campos. Para a execução dessas ações, será lançado chamamento público para seleção de projetos, ainda no primeiro semestre deste ano.

O diretor da SAF afirma que há perspectiva bastante positiva para os produtos que geram renda e agregam valor e que o artesanato, os alimentos e as bebidas são as principais ofertas para o setor de hotelaria.

Mercado
“O acordo visa o fortalecimento da agricultura familiar por meio do comércio direto dos produtos para a rede hoteleira. Nossa ideia é desenvolver estratégia de mercado para valorizar esses produtos e fazer com que ganhem competitividade em relação aos produtos convencionais, além de tornar possível mapear dentro da rede as necessidades que podem ser oferecidas pelos agricultores”, diz o gerente executivo da ABIH nacional, João Lino.

Lino observa que o potencial para o acordo é grande devido ao número de empreendimentos existentes no país: há cerca de 2,5 mil associados à ABIH nacional, e, em todo o país, existem em torno de 25,5 mil meios de hospedagem, sendo 70% deles considerados pequenos, ou seja, com até 50 apartamentos.

Ele aponta ainda que, para os hotéis, os produtos da agricultura familiar podem ser um diferencial para os hóspedes, que terão acesso a produtos regionais, e podem trazer o fortalecimento da economia regional, com a valorização da cultura e identidade locais.

Iniciativa estadual

Com o objetivo de impulsionar a adoção de produtos da agricultura familiar na rede hoteleira estadual, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA) lançou, em novembro, um catálogo com opções de alimentos produzidos pela agricultura familiar baiana para o paladar exigente de hóspedes dos hotéis de luxo, no hotel Catussaba, em Salvador.

O catálogo apresenta leque variado de opções para serem servidas no café da manhã, como iogurtes, achocolatados, misturas para mingau e canjiquinha, batata-doce, aipim, inhame, além de cortes variados de cordeiro e tilápia, e sobremesas à base de doces de frutas como cacau, goiaba, umbu.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *