02 / 02 / 12

Exposição Guerra e Paz de Portinari inaugurada dia 6 em SP

Fonte: Approach Assessoria de Imprensa e Comunicação
Foto: Internet

"Guerra" e "Paz"

O Projeto Portinari realizará, no próximo dia 6 de fevereiro, um grande evento para marcar a inauguração da exposição “Guerra e Paz, de Portinari” em São Paulo, terra natal do pintor. A data escolhida carrega expressivo simbolismo: aniversário de 50 anos da morte do pintor.

A pedido do governo brasileiro, a ONU confiou a guarda dos monumentais “Guerra” e “Paz” ao Projeto Portinari, de 2010 a 2013. O retorno dos painéis ao Brasil, depois de mais de 50 anos, foi comemorado com a exposição no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em dezembro de 2010, que atraiu mais de 44 mil pessoas em 12 dias. Em seguida, os painéis foram restaurados durante 4 meses, e agora chegam a São Paulo para uma exposição histórica, sem precedentes, em première mundial.

O evento, que tem produção executiva da Imaginadora!, conta com as participações especiais de Milton Nascimento e Hamilton de Holanda, que compuseram músicas inspiradas na obra máxima de Portinari. Os bailarinos Ana Botafogo e Alex Neoral apresentam coreografia do americano David Parsons, inspirada na dor da pietá, figura ícone representada por Portinari no painel “Guerra”, e na história de vida do pintor, ao som de Adágio para Cordas, de Samuel Barber.

A noite conta ainda com a participação especial da atriz Beatriz Segall, e de uma Orquestra de Câmara especialmente composta para o evento, sob a regência do Maestro Elias Moreira.

A abertura da mostra ao público será no dia 7 de fevereiro, às 9h, com entrada franca. A exposição fica em cartaz até o dia 21 de abril, de terça a domingo, das 9h às 21h.

“Guerra” e “Paz”
Entre 1952 e 1956, Portinari dedicou-se a “Guerra” e “Paz”, seus dois últimos e maiores murais, encomendados pelo governo brasileiro para a sede da ONU. Os painéis são compostos, ao todo, por 28 placas de madeira compensada naval, com 2,2 metros de altura por cinco metros de largura e pesando 75 quilos cada uma. A área total pintada nos painéis, uma superfície de 280 metros quadrados, é maior do que a do Juízo Final, de Michelangelo, na Capela Sistina.

São Paulo é o primeiro destino da fase itinerante das obras, que depois farão escala em outras cidades do mundo, como Tóquio e Oslo (nesta última, por ocasião da entrega do Prêmio Nobel da Paz, em dezembro de 2012).

Serviço
Inauguração da exposição “Guerra e Paz, de Portinari”
6 de fevereiro de 2012, às 20h
Memorial da América Latina
Auditório Simón Bolivar – Portão 15 (pedestres) e portão 13 (carros)
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda – São Paulo

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *