02 / 02 / 12

OUTSTANDING IN THE FIELD

OUTSTANDING IN THE FIELD

 

Clique na imagem para ampliá-la
Em março, o chef e artista californiano Jim Denevan e sua proeminente equipe aterrissam no Brasil para promover a primeira turnê do aclamado evento itinerante Outstanding in the Field, que já percorreu os Estados Unidos, Canadá e Europa. Em cada uma das três locações ao longo do caminho – Itirapina, SP; Florianópolis, SC ; Vale dos Vinhedos, RS– o grupo irá montar sua mesa icônica no meio de campos agrícolas, pomares orgânicos, fazendas marinhas e vinhedos para um almoço preparado por um top chef local.
AVENTURA CULINÁRIA
Inspiração para muitos, Outstanding in the Field é uma aventura culinária – literalmente um restaurante sem paredes. Desde 1999, Denevan e seu grupo realizam os eventos ao ar livre em locações inusitadas que vão desde fazendas até jardins urbanos, do cume de montanhas a cavernas do mar, em ilhas isoladas ou em jardins suspensos no meio de megalópoles. Onde quer que seja a localização, a missão é a mesma: re-conectar as pessoas com a terra e com as origens de seus alimentos através do contato direto com os agricultores e artesãos locais. A proposta é criar uma consciência nos participantes do quão difícil é todo o processo de produção até o alimento finalmente chegar `a mesa. “A idéia de fazer uma refeição em uma fazenda tocou muitos norte-americanos como uma experiência cultural e uma maneira de abraçar a comunidade”, diz o fundador Jim Denevan. Os ingredientes para a refeição são quase todos locais, muitas vezes colhidos a poucos metros da mesa e os pratos preparados por um top chef da região. Aos participantes é oferecido um tour pelo local do evento onde o proprietário explica sobre os produtos cultivados e as técnicas de produção utilizadas. Em seguida, a mesa oculta é descoberta e nela, agricultores, artesãos locais e participantes sentam-se lado a lado para saborear o mix de ingredientes locais transformados em verdadeiras obras de arte nas mãos do chef convidado.
NO BRASIL

 

 

 Em 2011, Outstanding in the Field realizou mais de 80 eventos e serviu quase 10 mil pessoas em fazendas na América do Norte. Além disso, realizou uma série de eventos na Europa passando pela Irlanda, Dinamarca, Holanda, Espanha e Itália. No Brasil serão 3 eventos no primeiro semestre. No dia 04 de março o evento acontece na Fazenda da Toca / Grupo Pão de Açúcar – Itirapina /SP. A chef será a Helena Rizzo do Restaurante Mani – SP.

 

SANTA CATARINA

 

 

O evento acontecerá no dia 10 de março na Fortaleza de St. Cruz de Anhatomirim – Florianópolis – SC, com o chefe Vitor Gomes e no Rio grande do Sul acontecerá no dia 11 de março, na Vinícola Miolo / Vale dos Vinhedos – RS com o chef Carlos Kristensen do Hashi Art Cuisine – Porto Alegre.

 

 

O artista Jim Denevan ganhou aclamação mundial por seus desenhos panorâmicos feitos em areia, terra e gelo. Usando um pedaço de madeira flutuante e um rastelo, seus desenhos são feitos à mão livre e podem levar horas ate serem concluídos. No entanto, quando feitos em praias, por exemplo, duram somente o intervalo necessário ate que a maré alta venha para varrê-los para longe. Jim foi o criador da maior obra de arte do mundo – uma área de nove quilômetros quadrados feita em 2010 sobre a superfície congelada do Lago Baikal na Sibéria – que é agora uma memória derretida.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *