16 / 05 / 12

Festa popular na fronteira consagra eleição das Cataratas dias 25 e 26

Fonte: Assessoria | Revista 100 Fronteiras
Foto: Revista 100 Fronteiras

A consagração das Cataratas do Iguaçu como uma das sete maravilhas da natureza terá uma grande festa popular em Foz do Iguaçu e na vizinha Puerto Iguazú, na fronteira do Brasil com a Argentina.

Na sexta-feira, 25, é a vez do lado brasileiro comemorar a conquista. No sábado, 26, a celebração é no lado argentino. Bandas de renome nacional e local vão colocar todo mundo para dançar e cantar. A entrada é grátis.

A programação começa no início da tarde da sexta-feira. Um pouquinho antes dos shows, a população ganhará de presente um espetáculo nos céus da fronteira.

Um dirigível da New Seven Wonders, promotora do concurso, fará um sobrevoo nas Cataratas do Iguaçu, depois de sair do Gramadão da Vila A. A saída está prevista para as 14h, com chegada ao lado argentino das Cataratas do Iguaçu, às 16h.

Depois do sobrevoo, e antes da apresentação das bandas no Gramadão da Vila A, haverá uma solenidade rápida de premiação. Uma placa de bronze será entregue pelos representantes da fundação suíça aos prefeitos de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, e de Puerto Iguazú, Marcelo Sánchez, e à comissão dos comitês locais de apoio às Cataratas no concurso.

“Nada mais justo do que comemorar essa conquista num evento público em reconhecimento e agradecimento às pessoas que acreditaram e se empenharam para que isso fosse possível. Essa conquista nos pertence e é para sempre”, diz Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social, presidente do Fundo Iguaçu e do comitê local de apoio às Cataratas.

Como parte das festividades, a programação prossegue no dia 27 com a realização do Congresso Mundial das Sete Maravilhas da Natureza. Parte da programação acontece no Brasil e a outra em Puerto Iguazú. Representantes de todas as atrações eleitas participam do evento.

Já entre os dias 29 e 30 de maio, em Buenos Aires, será inaugurado um monumento alusivo à premiação, uma espécie de maquete das Cataratas do Iguaçu. Outras surpresas estão previstas, mas as datas ainda não foram definidas.

Shows
No dia 25, sobem ao palco do Gramadão o grupo Cidade Negra e o cantor Daniel, além de artistas paranaenses – a banda Soulf Funk e A Banda Mais Bonita da Cidade. A programação começa ao entardecer, por volta das 18h. Portanto, programe-se para aproveitar ao máximo a festa.

No sábado, 26, em Puerto Iguazú, a comemoração será durante a “Festa Cataratas 7 Maravilhas da Natureza”, no Parque Nacional. O evento coincide com o encerramento do festival “Iguazú em Concierto”, com a participação de 700 jovens de todo o mundo.

A celebração acontece seis meses depois das Cataratas do Iguaçu serem confirmadas como uma das sete maravilhas da natureza. O anúncio foi feito em 11 de novembro no site da fundação New Seven Wonders, organizadora do concurso. A Amazônia também foi incluída na lista, o que consagra o Brasil com duas maravilhas na eleição.

O evento está sendo organizado pelos comitês locais de apoio às Cataratas do Iguaçu no Brasil e na Argentina. Os dois comitês foram criados exatamente para desenvolver estratégias e campanhas de mídia para angariar votos no concurso da New Seven Wonders. A primeira etapa teve início em 2007, com a participação de 440 destinos de mais de 200 países e territórios.

Título desperta a curiosidade
Para o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, Foz do Iguaçu tem grandes motivos para festejar esse título. “Cada vez mais o mundo está reconhecendo a importância da natureza e das maravilhas naturais. Aqui, nós temos o privilégio de conviver perto de uma delas”. Esse prêmio, ainda segundo o prefeito, vai despertar a curiosidade e trazer ainda mais pessoas para conhecer as Cataratas.

Reconhecimento
O secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe González, diz que a premiação reconhece todo o trabalho da gestão integrada do turismo, que deu visibilidade à atração no mundo inteiro. “Por meio da votação, nas redes sociais, nosso destino ficou ainda mais conhecido. Alguns entraram lá somente para votar, outros para conhecer, e muitos acabaram, de uma forma ou de outra, tornando-se multiplicadores de votos”.

Aumento de turistas
Adélio Demeterko, gerente comercial da Cataratas S.A., empresa que administra a visitação turística no Parque Nacional do Iguaçu, diz que a festa de consagração vai “selar definitivamente esta conquista do Destino Iguaçu”. E representa “um congraçamento com o público, em agradecimento ao envolvimento da comunidade na campanha que elegeu as Cataratas do Iguaçu”.

Demeterko acredita que nos próximos anos serão colhidos os frutos da campanha que elegeu as Cataratas, que desde o início, em 2007, teve impacto no aumento da visitação. Agora, todas as campanhas para atrair turistas terão como mote o fato de a atração estar entre as sete maravilhas. Mesmo a chamada para a Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu, lembra Demeterko, já tem este mote: “Venha correr numa das sete maravilhas da natureza”. E isso será feito em todas as campanhas de mídia, daqui para a frente.

Jean Paul de la Fuente, um dos diretores da Fundação New Seven Wonders, afirma que a eleição das Cataratas entre as sete maravilhas naturais do planeta terá reflexos no aumento do número de visitantes.

Nas Filipinas, segundo ele, o número de voos diários cresceu de três para 22 no aeroporto que dá acesso a Porto Princesa, rio subterrâneo que ficou entre as maravilhas. Já a procura pela Baía de Há-Long, no Vietnã, exigiu a construção de um aeroporto.

Para o presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (Sindhotéis), Carlos Silva, a conquista do título já tem impacto no aumento da procura pelos atrativos de Foz do Iguaçu. De acordo com dados do Sindhotéis, em abril e na primeira metade de maio os hotéis estão com 65% e 70% de seus leitos ocupados. Essa taxa de ocupação é considerada muito boa para meses de baixa temporada e representa um crescimento entre 10% e 15% sobre o mesmo período de 2011.

E o aumento de visitantes traz mais investimentos. A rede hoteleira, por exemplo, deverá ganhar mais mil leitos até o final deste ano, somando 23 mil no total. Segundo Silva, os restaurantes também acompanham esse ritmo. A cidade vem ganhando restaurantes de porte pequeno e médio, com mais opções para um mercado que já representa 39 mil refeições por dia.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *