15 / 06 / 12

Diabetes gestacional

Foto: Internet

A diabetes gestacional (DG) surge durante a gravidez, principalmente após a 24ª semana de gestação.

Geralmente, ocorre quando há intolerância ao açúcar durante o período gestacional, e a taxa de glicose pode se normalizar após o nascimento do bebê. Mesmo assim, é necessário bastante cuidado!

Esta diabetes pode ser causada quando as mulheres apresentam resistência à ação da insulina, impossibilitando a entrada de glicose dentro da célula para ser usada como fonte de energia para o corpo – evento que pode ser desencadeado por alguns fatores de risco durante o período gestacional, como:

– Idade superior a 25 anos;
– Obesidade ou ganho excessivo de peso durante a gravidez atual;
– Deposição central (região do abdômen) excessiva de gordura corporal;
– Histórico familiar de diabetes em parentes de 1° grau;
– Crescimento fetal excessivo;
– Polidrâmnio (aumento do líquido aminiótico);
– Hipertensão ou pré-eclâmpsia (DHEG) na gravidez atual;
– Antecedentes obstétricos de morte fetal ou neonatal, de macrossomia (peso superior do feto) ou de diabetes gestacional.

Para reduzir o risco de desencadear o DG, as mulheres devem ter alguns cuidados:

– Manter o peso dentro dos parâmetros normais
– Realizar exercícios físicos regulares.

Observar:

– Poliúria (aumento do volume urinário)
– Polidipsia (sede elevada)
– Polifagia (fome em excesso)
– Perda ou aumento exagerado do peso corporal
– Desânimo, cansaço ou fraqueza

São alguns os riscos para o feto, tanto quanto para a mãe: devido ao aumento da prevalência de anomalias congênitas, abortamentos espontâneos e ao risco de macrossomia, hipocalcemia, níveis reduzidos de ferro e desconforto respiratório para o feto. Estudos demonstram que os filhos de gestantes com diabetes gestacional são mais suscetíveis a desenvolver obesidade e uma menor tolerância a glicose na fase adulta.

Vale ressaltar que essas mães deverão fazer um acompanhamento nutricional com um nutricionista após o parto, a fim de reduzir as chances de desenvolver a doença no futuro.

Joelma Marinho - Maceió/AL

CRN - 6 3044. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Especialista em Obesidade e emagrecimento pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro. Especialista em Controle e qualidade de alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualização em Nutrição Aplicada à Atividade Física. Nutricionista da Estação Vida e Saúde. Nutricionista da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *