20 / 09 / 12

Jejum emagrece?

ALERTA!

Figura ilustrativa

Figura ilustrativa

Quem faz jejum por conta própria… Isso poderá trazer vários prejuízos a sua saúde!
Alguns sintomas desagradáveis: raciocínio confuso, perda de memória, dores de cabeça, tontura e até mesmo desmaios. Tudo isto se relaciona com a HIPOGLICEMIA – BAIXA DE AÇUCAR NO SANGUE!
Além do mais  causa perda de massa magra, fraqueza, cansaço, mau humor entre outros sintomas.
Terá mais dificuldade de perder peso – emagrecer, porque o organismo reduz o gasto calórico com o objetivo de poupar calorias, isso favorece o reganho de peso. Sem falar dos excessos alimentares na próxima refeição.

Em períodos de jejum, a glicose estocada é utilizada para manter normais as taxas de glicemia na corrente sanguínea. Isso é fundamental, pois o cérebro precisa de energia. Se for por muito tempo o jejum, o organismo começa a utilizar outros meios para obtenção de glicose (gliconeogênese). Ocorre primeiro o catabolismo das proteínas que são convertidas em glicose, depois por último a mobilização de gordura. Se o jejum prosseguir por muito tempo, intensifica-se novamente o catabolismo protéico, desta vez de forma mais acentuada, que pode levar à desnutrição.

Quem pratica atividade física e que se submetem a períodos de jejum podem sofrer ainda mais. Durante o exercício há um aumento do gasto energético, ocorre uma alteração no metabolismo e diante desta situação, o seu corpo pode responder provocando desmaios, além de outros riscos maiores no sistema nervoso.

Se for por muito tempo o jejum podem causar ainda carência  de nutrientes importantes. Por isso, pense bem antes de fazer jejum, principalmente se você quer emagrecer, já que você terá um resultado inverso ao que você deseja.

Saudações Nutritivas,

Joelma Marinho
Nutricionista

Joelma Marinho - Maceió/AL

CRN - 6 3044. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Especialista em Obesidade e emagrecimento pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro. Especialista em Controle e qualidade de alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualização em Nutrição Aplicada à Atividade Física. Nutricionista da Estação Vida e Saúde. Nutricionista da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *