03 / 09 / 12

Público do Brazilian Day 2012 cai no frevo pernambucano


Quatro bonecos gigantes de Olinda – Pelé, Michael Jackson, Luiz Gonzaga e um Caboclo de Lança do maracatu rural – cruzaram, neste domingo (02/09), a famosa 5ª Avenida de Nova Iorque (EUA), parando o trânsito e encantando os turistas. Eles integraram ação comandada pela Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empetur, no Brazilian Day 2012, festa brasileira que anualmente anima um dos trechos mais importantes do centro comercial de Manhattan e este ano fez homenagem ao povo e à cultura do Recife.
 
Este é o segundo ano que Pernambuco participa do Brazilian Day com ações articuladas para a atração de turistas, com foco na música e na gastronomia. Acompanharam a ação os secretários de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, e do Recife, Carlos Braga, e o presidente da Empetur, André Correia.
Lembrando os Beatles cruzando a faixa de pedestres da Abbey Road, em Londres, os bonecos gigantes posaram para fotos e também dançaram pelas ruas de Manhattan, ao som de orquestra de frevo comandada pelo Maestro Spok. Um palco foi montado na Rua 46, tradicionalmente ocupada por comerciantes brasileiros, onde aconteceram apresentações do Maestro Spok e banda e do sanfoneiro Beto Hortis. No palco principal, na 6ª Avenida, fizeram shows o cantor Latino, a dupla sertaneja Jorge & Matheus.
“Estamos em um momento favorável ao Brasil. Temos um vôo (da American Airlines) que faz hoje o trecho Recife / Miami / Salvador / Recife, mas que, a partir de novembro, será um vôo direto Recife / Miami / Recife, e apostamos em ações como essa para aumentar o fluxo de turistas entre os EUA e Pernambuco”, destaca o secretário de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), Alberto Feitosa. Os Estados Unidos são o segundo país emissor de turistas, hoje, para Pernambuco. O primeiro é a Argentina.
“Elaboramos dois dias de ação no Brazilian Day,com a finalidade de atingir o público final, o turista que pode ir a Pernambuco e também os brasileiros que podem voltar ao Brasil para visitar suas famílias entrando no país pelo Recife”, aponta o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), André Correia. Um estande foi montado na 5ª Avenida para distribuição de folheteria e material de divulgação sobre o Recife e Pernambuco.
Eventos paralelos
 Além da ação incluindo os bonecos gigantes e o frevo no Brazilian Day 2012, no domingo, mais três atividades integraram a ação elaborada pela Empetur, em uma espécie de Brazilian Day ampliado: a Expo Recife, no Píer 16, o Taste of Recife Festival, no restaurante Circus, e a participação na Feijoada do Brazilian Day, no restaurante Tribeca.
A Expo Recife, no Píer 16, aconteceu no sábado (01/09) e no domingo (02/09). Em um clima de verão às margens do rio Hudson, um palco foi montado para apresentações de Spok e Orquestra e Beto Hortis, e também um lounge, integrado a um estande com folheteria sobre o Recife e Pernambuco e um mini-campo de futebol. Turistas como a dona de casa chinesa Gin Chou, que estava em Nova Iorque a turismo por uma semana, aproveitaram para tirar fotos com os bonecos gigantes de Olinda e obter informações sobre o Recife.
O Taste of Recife incluiu jantares para informações sobre o destino turístico Recife, com a participação de jornalistas internacionais, executivos de companhias aéreas e operadores de turismo, no restaurante Circus, com cardápio preparado pelos chefs César Santos e Felipe Barreto. E durante a feijoada do Brazilian Day, chefes de Pernambuco serviram cartola e bolo de rolo e foi sorteada uma passagem para o Recife. Quem ganhou foi o executivo de marketing equatoriano naturalizado americano Julio Morales.
Ações articuladas
A participação de Pernambuco no Brazilian Day faz parte de uma série de ações articuladas para o mercado americano, desenvolvidas pela Setur-PE e Empetur, que acontecem durante o ano e culminam com a participação do Estado na festa. “Este é um mercado em que atuamos desde 2008. Capacitamos o operador turístico, para que ele inclua o destino Pernambuco nos catálogos de turismo que trabalham, e também fazemos ações complementares para o público final”, aponta a diretora Comercial da Empetur, Luciana Fernandes.
Este ano, além de Nova Iorque, já foram desenvolvidas ações nas cidades de Dallas, Washington e New Jersey. “Não temos dúvidas de que, hoje, damos mais visibilidade ao destino Pernambuco. Antes, tínhamos dificuldade no agendamento de encontro com os operadores. Hoje, somos procurados”, destaca Luciana Fernandes.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *