19 / 12 / 12

OLHANDO OS PÁSSAROS

OLHANDO OS PÁSSAROS
Os hotéis fazenda além das atividades que todos conhecem estão também oferecendo atividades especiais aos adeptos do ‘Birdwatching’. As trilhas usadas para as diversas caminhadas também auxiliam aqueles que gostam de levantar bem cedo para a observação de espécies raras de pássaros às margens dos rios e nascentes.  Quem caminha pela mata sabe que é preciso disposição para encontrar as espécies mais tímidas. A atividade ganha cada vez mais adeptos brasileiros. Estima-se que sejam aproximadamente 20 mil hoje, no Brasil, número quatro vezes maior que há sete anos. Essa atividade atrai cada vez mais turistas do mundo todo.
 
 
Um observador iniciante – ou sem tempo, ou preguiçoso – não precisa nem sair da capital para começar a reconhecer os João-de-barro, Bem-te-vi e Rolinha. Mas os birdwatchers – como são chamados em inglês – estão cada vez se bandeando por regiões com muito verde, como o Hotel Fazenda Boqueirão, o Eco Resort Rio do Rastro, a Pousada Kiriri-Etê e Hotel Fazenda Serra do Panelão em Urubici e especialmente em nossa Região dos Lagos, no Parador da Montanha em Rio dos Cedros.
 
Clique na imagem para ampliá-la 
No Parador da Montanha, aos cuidados da Zanza e do Bubi vi pássaros que nunca tinha visto em lugar algum. Magníficos, coloridos e com um canto fenomenal. Nos hotes da nossa Serra Catarinense, você tem a companhia constante das Gralhas Azuis e das barulhentas Curucacas. Essa atividade envolve lazer, pesquisa científica, conservação e educação ambiental nas mais diversas formas, afinal estes animais são excelentes indicadores de qualidade ambiental. Devido ao seu nicho ecológico, as aves são essenciais para o ecossistema: são dispersores de sementes ou mudas, polinizadores e preparadores (auxiliam a agricultura no controle de pragas). Como o melhor horário para observar os pássaros é bem cedinho, a caminhada, para valer a pena, deve começar às sete da manhã. Depois de andar por quase 20 minutos você começa a perceber que na mata não há exatamente trilhas, mas caminhos que se interconectam. Largos e bem sinalizados, eles cortam as áreas preservadas do hotel em todas as direções, passando por capões de mata, pequenos lagos artificiais e brejos naturais.  
 

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *