24 / 01 / 13

REFRESCO PARA A BICHARADA

REFRESCO PARA A BICHARADA
Com a chegada do verão e a elevação das temperaturas, os animais do Gramadozoo estão recebendo cuidados especiais. Para garantir o bem-estar da bicharada na estação mais quente do ano, a equipe veterinária preparou uma atividade ocupacional diferenciada para os felinos, que ganharam um petisco especial. Os pumas e as onças-pintadas e preta saborearam picolés de carne e peixe.  Além de refrescar, o picolé do zoo também serve como ferramenta de condicionamento para minimizar o stress em cativeiro. “Quanto mais tempo o bicho passa saboreando o alimento congelado, mais ele ocupa o tempo. Mesmo os animais de clima quente, precisam de cuidados no verão”, explica o veterinário Renan Stadler. 

Felinos ganham picolé de carne e peixe. Clique na imagem para ampliá-la

 O veterinário destaca também que são realizadas atividades na água com os felinos. “Estimulamos onças e pumas a nadarem. Colocamos os alimentos dentro dos lagos dos recintos e eles mergulham para pegar”, diz. Segundo Stadler, o zoo possui outros mecanismos para combater o calor. No verão, os dispersores de água dos recintos são acionados com maior frequência. O sistema possui cisternas, que captam água da chuva. “Reaproveitamos a água da chuva. Quando está mais quente, os dispersores ficam mais tempo ligado”, afirma. Os visitantes podem assistir as atividades ocupacionais com os bichos diariamente. Aos sábados, crianças de até sete anos podem ajudar a equipe a preparar o enriquecimento ambiental. O programa especial de férias vai até o final de janeiro. O Gramadozoo fica no Km 35 da ERS-115.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *