13 / 01 / 14

PSICÓLOGO É COISA DE MALUCO? por Giselle Dechen



 
Já ouvi muita gente dizer isto e acreditar também. A verdade é que todo tipo de pessoa busca ajuda psicológica, umas com problemas mais graves e outras com questões bem simples de se resolver. O psicólogo é o profissional que vai cuidar da sua mente e ações, vai cuidar de seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. 
 
Chega um momento na vida que precisamos arrumar aquela bagunça mental que está intocada há muitos e muitos anos, e, que parece estar atrapalhando nossa vida. Buscar ajuda psicológica é uma das formas que temos de organizar isto tudo, eliminar o que não nos é mais útil e agregar o que nos trará mais felicidade.
O principal motivo que leva alguém a buscar ajuda psicológica é o sofrimento. Este pode vir de  situações diversas como separação conjugal, perda de um ente querido, dificuldade para educar os filhos, brigas e conflitos amorosos, momentos decisivos e de difícil escolha, questões profissionais, dificuldades em amizades e outras relações sociais, medos, ansiedade, depressão, estresse, angustia, busca por mais organização e disciplina, problemas alimentares e de peso, autoestima e autoconhecimento, timidez, obsessões e compulsões, e, muitas outras.
 
O grande mistério: o que será que acontece nas sessões com o psicólogo?
 
Muita gente não sabe o que acontece na sessão com o psicólogo, chega até a imaginar que pode ser algo muito estranho, mágico, curioso…Na verdade cada psicólogo tem seus métodos e técnicas, mas tudo gira em torno de conhecer a historia de vida do paciente para poder ajudá-lo a enfrentar seus problemas, através da conversa. Tem pacientes que gostam de falar de si e outros não, alguns sabem se expressar melhor do que outros, enfim, a Psicologia funciona para todo perfil de pessoa, mas ela tem que ter um ingrediente essencial: a vontade para melhorar de vida. Quando o paciente deseja realmente mudar sua vida e se engaja na terapia aí parece de fato que uma “mágica” acontece. 
 
A pessoa consegue compreender melhor sua vida e a si mesmo, aprende a enfrentar melhor e até superar seus problemas e dificuldades, enxerga sua realidade de formas diferentes podendo tomar melhores decisões, consegue se comportar de maneira diferente, atinge o bem estar e controla suas emoções, sente-se aliviada e relaxada.
 
Outro fator importante é que o paciente se sinta bem na presença do terapeuta, sinta-se acolhido, apoiado, que tenha confiança. Por isto, escolha bem com quem você irá compartilhar seus segredos mais íntimos, e, esta escolha deve ser baseada no conhecimento técnico do terapeuta e nas emoções que sente na presença dele.
 
Pesquisas e estudos nos mostram que o ato de falar sobre nós mesmos, nossas angústias, segredos, preocupações, geram sensação de prazer. Ficar guardando tudo que nos acontece apenas em pensamento pode virar fonte de estresse, nosso cérebro e corpo ficam tensos e muitas vezes não conseguimos resolver os impasses. Falar é uma opção para se “digerir” um conteúdo que nos gera mal estar, resolver um problema, amenizar uma dor emocional…
 
Nós temos muitos recursos dentro de nós para resolvermos nossos problemas, porém às vezes precisamos trocar uma ideia com alguém que nos ajude a refletir melhor. Temos que expandir nossas fronteiras mentais para ampliarmos nossa atuação no mundo e vivenciarmos, pelo menos em grande parte da vida, a tão cobiçada FELICIDADE.
 
Giselle Dechen é psicóloga e atende on-line
www.giselledechen.com.br

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *