26 / 09 / 14

42ª ABAV CONFIRMA A TENDÊNCIA DE MUITAS NOVIDADES NO SETOR TURÍSTICO

O advogado João Bueno Neto foi um dos palestrantes da Vila do Saber, na 42ª ABAV Expo Internacional de Turismo. Com mais 23 anos de experiência profissional, sua atuação constante junto às empresas da indústria de viagens, como redes hoteleiras, agências de viagens especializadas no atendimento corporativo e associações, desenvolveram no advogado um olhar específico sobre Lei Geral do Turismo e suas implicações. A palestra foi divida em momentos. O primeiro deles, dedicado a explicar historicamente a regulamentação da atividade turística no Brasil, desde o primeiro decreto relacionado ao setor, a regulamentação da entrada de estrangeiros no país, de 1938, até a formalização do Projeto de Lei 5.120/01 que regulamenta as Agências de Turismo e para falar sobre o Código de Defesa do Consumidor. O segundo ponto abordado pelo Dr. Bueno foi voltado para a responsabilidade solidária dos agentes de viagens e a importância da formalização das relações comerciais por meio de contratos. “Achei muito interessante. Aproveitei para tirar algumas dúvidas e pude notar que muitos profissionais não dão a devida importância ao contrato feito com o cliente, deixando brechas para possíveis mal entendidos, comentou o agente Carlos Queiroga, que acompanhou a palestra.
 
João Bueno Neto
 
O terceiro momento foi voltado para relembrar a importância da escolha de seus fornecedores e parceiros através de criteriosos objetivos, além de esclarecer esses pontos para os viajantes. A estrutura básica de um contrato e as espécies de contratos existentes também foram explicadas. Para encerrar, o palestrante apresentou cases de processos, que foram julgados nos tribunais envolvendo agências de viagens e esclareceu dúvidas dos participantes. “Eu acredito na importância desse momento de encontro dos agentes de viagens pra buscar conhecimento. Atualmente temos uma série de responsabilidades que não existiam, falando do ponto de vista jurídico e isso faz com que conhecer certas implicações se torne uma responsabilidade do agente”, afirmou o Dr. João Bueno Neto. A Vila do Saber, que conta com o patrocínio do SEBRAE, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Sesc e Senac, vai realizar 126 palestras durante os três primeiros dias da ABAV Expo – Internacional de Turismo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi em São Paulo.
 
 
A Travel Ace Assistance Brasil que agora conta com mais dois escritórios na região Sul do Brasil, totalizando sete sucursais em território nacional, com mais de 100 colaboradores em todo o país. As cidades de Curitiba, no Paraná, e de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, receberam, respectivamente nos dias 15 e 18 de agosto, os dois novos escritórios da empresa, que pretendem atender a uma parcela de viajantes carentes do serviço e aumentar em cerca de 40% a quantidade de demandas na região Sul. “A proposta é expandir o alcance da empresa em todo o Sul do Brasil. Nossa demanda e penetração nesta parte do país vêm crescendo, por isto surgiu a necessidade de implantar a filial. A partir de agora estamos na nossa casa, com escritórios de fácil acesso, que oferecem aos nossos colaboradores algumas facilidades como, por exemplo, salas equipadas para reuniões e treinamentos”, afirma Ana Paula Teixeira, Gerente Nacional da Travel Ace Assistance.
 
 
Sob a gerência de Cinara Santos, em plano regional, e de Ana Paula Teixeira, em âmbito nacional, os novos escritórios vão atender não só aos viajantes das capitais, onde foram implantados, como também os das cidades do interior dos estados. Eles agora fazem parte da rede de escritórios físicos da empresa distribuídos pelo Brasil, localizados nas cidades de: São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte. A Travel Ace Assistance, empresa líder em assistência aos viajantes na América Latina com mais de 30 anos de experiência no ramo de assistência viagem, vem buscando ampliar sua atuação no Brasil e oferecer um serviço cada vez mais eficiente. Em função disso, os sete escritórios físicos da empresa, estendem suas atuações às cidades próximas por meio de seus representantes e, dessa forma, cobrem todas as regiões do país. “O trabalho e a busca pela excelência no atendimento são constantes”, ratifica Ana Paula.
 
 
Já a Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empetur, lançou a nova identidade visual para as campanhas promocionais do turismo de Pernambuco. A ação e contou com a participação da secretária executiva de Turismo de Pernambuco, Luciana Carvalho, do presidente em exercício da Empetur, Eduardo Figueiredo, e da diretora de Marketing da Empetur, Maria Cláudia de Paula, além da imprensa especializada em Turismo e todo trade turístico do Estado. A nova identidade visual de promoção turística foi idealizada em homenagem ao escritor Ariano Suassuna e ao Movimento Armorial, criado por ele. Em sintonia com o Movimento, foram confeccionadas revistas, panfletos, mapas de bolso e Manual do Operador de Viagens. Além de toda folheteria, o estande de Pernambuco na Abav foi todo decorado e caracterizado com elementos da Arte Armorial. “Nosso espaço na feira conta com uma área de 200 m2, decorado com cores, tipografia e figuras marcantes, uma justa homenagem ao escritor que tanto divulgou Pernambuco”, afirma Luciana Carvalho.
 
 
Também é possível conferir no espaço uma réplica da casa do escritor, onde o público da feira, formado em sua maioria por agentes de viagem, tem contato com a vida e obra do romancista por meio da exibição de documentários e depoimentos. “A história de Ariano Suassuna e a beleza do Movimento Armorial estão sendo um diferencial de Pernambuco nesta Abav”, destaca Maria Cláudia de Paula. A nova campanha promocional de Turismo de Pernambuco foi produzida pela Marta Lima Comunicação. Outra atração de destaque do estande ficou por conta da gastronomia. A famosa tapioqueira olindense Dona Bia está preparando a iguaria pernambucana para os participantes. Também estão sendo distribuídos bolos de rolo e caipirinha.
 
 
Conversei com o amigo Guilherme Paulus e com o Thomas Hartmann, Gerente de Marketing do Grupo GJP. Grandes novidades vem por aí. O Serrano Resort, melhor hotel/resort de montanha do Brasil passa a ser WISH SERRANO, da mesma forma que os demais hotéis do grupo a exemplo do de Foz de Iguaçu. Muitas outras novidades me foram ditas, mas por enquanto é segredo.
 
 
Às 17 horas no salão vip da ABAV, foi a vez do presidente da Entidade Antonio Azevedo lançar o livro “ABAV 60 anos” contando toda a trajetória da Associação Brasileira de Agências de Viagens.
 
 
A 1ª Dama do Turismo Nacional, Marta Rossi e os diretores da Rossi & Zorzanello estão participando da 42ª ABAV – Há dois meses da realização do 26ª Festuris, os diretores estão aproveitando para finalizar alguns contatos para a edição de 2014 e já prospectando expositores para 2015. Na ocasião se encontraram com a equipe Avianca: Leomar Marques, região Sul, Tarcísio Gargioni, vice-presidente comercial e Marketing Brasil, Eduardo Zorzanello e Rodrigo Napoli, diretor comercial.
 
 
Circulando e alinhavando os últimos contatos para o Festival de Turismo de João Pessoa – PB, que acontece nos dias 17 e 18 de outubro de 2014, no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, os diretores do Festival, Claudio J.S. Jr, Breno e Bruno Farias. Esse festival é o maior evento de turismo na região em número de participantes.
 
 
Voltado exclusivamente para agentes de viagens e operadores, o Festival do Turismo de João Pessoa vai contar com fórum acadêmico, fórum empresarial, feira de exposição, rodada de negócios e diversas capacitações, além de atividades sociais, culturais e de lazer.
 
 
Companhias aéreas, consolidadoras e operadoras de turismo – regionais, nacionais e internacionais – também participam desta quarta edição do evento. O site é festivalturismojoaopessoa.com.br.
 
 
Placa de Agradecimento
 
 
A ABAV-SP, representando a cidade-sede da 42ª ABAV Expo Internacional de Turismo, na figura de seu presidente, Constantino Karacostas, entregou uma placa em agradecimento à Travel Ace Assistance, pela mais antiga parceria firmada com a ABAV, são 21 anos oferecendo assistência integral a todos os participantes da Feira.
 
Na ocasião, Karacostas destacou: “A ABAV-SP não poderia deixar de agradecer por essa importante parceria, que ultrapassa o âmbito comercial e é refletida na confiança que temos nos produtos da Travel Ace e na confiança da empresa para com a nossa entidade”. 

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *