17 / 09 / 14

CARACOL CHOCOLATES – SUSTENTABILIDADE E GESTÃO AMBIENTAL

 
Caracol 03
Um dos pilares do chocolate gourmet é a sustentabilidade. E é com base nessa afirmação, que a Caracol Chocolates norteia seu trabalho diariamente. Investimentos em tecnologia são sempre levados em conta quando o assunto é preservação ambiental, tendo uma das mais modernas e eficientes estações de tratamento de efluentes no seu segmento. Tudo porque a empresa tem em seu sistema de gestão o gerenciamento ambiental, como forma de buscar o equilíbrio entre a atividade industrial e o homem.
Caracol 02
Essa preocupação está presente desde a origem da matéria-prima utilizada até a destinação dos efluentes. Os insumos utilizados pela Caracol Chocolates vêm de fontes controladas e, depois de transformados, com equipamentos de alto padrão tecnológico, resultam em produtos de qualidade, compatíveis com as exigências de uma política industrial ambientalmente responsável.
Caracol 05
A empresa utiliza-se de tecnologia de ponta para controlar os efluentes hídricos gerados pelo processo de fabricação de seus produtos, atualizando constantemente todos os seus processos e equipamentos, a fim de minimizar ao máximo qualquer tipo de impacto ambiental. O sistema de tratamento dos efluentes líquidos industriais gerados, constituído pelo tratamento primário (flotação por ar dissolvido) e secundário (iodos ativados de aeração prolongada), apresenta elevada eficiência na remoção da carga orgânica, atingindo-se remoções na ordem de 97%.
Caracol 04
Todos os resíduos sólidos gerados no processo produtivo e no tratamento de efluentes são classificados, quantificados, segregados e armazenados de maneira a eliminar qualquer impacto negativo ao meio ambiente. Os mesmos são encaminhados para reciclagem, preservando as fontes de matérias-primas existentes, tendo em vista a sustentabilidade do processo e dos produtos. Também, a empresa está incluída no sistema de automonitoramento da Fepam – o Sisauto, monitorando periodicamente os seus efluentes líquidos industriais tratados em laboratórios cadastrados e certificados por esta fundação. Outras ações da Caracol Chocolates em prol do meio ambiente é o reaproveitamento de caixas de corrugado, captação de água da chuva para os hidrantes e sistemas de resfriamento e aquecimento realizadas por água, com circuitos fechados que diminuem o desperdício.
Melhoria contínua na sustentabilidade
Caracol
 
A Caracol Chocolates está em constante trabalho de aprimoramento de seus produtos, também para evitar o uso de embalagem dentro da embalagem, gerando com esta ação quantidade menor de resíduos sólidos. Os produtos de limpeza usados atualmente são biodegradáveis e, no momento, está sendo elaborado um projeto para a que sejam reduzidas as quantidades de resíduos orgânicos gerados no processo produtivo. Além disso, está em desenvolvimento um projeto para redução de uso de sacolas plásticas nos pontos de venda.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *