11 / 09 / 14

GUGA – UM BRASILEIRO

 
Guga-02-web
 
Nosso grande Manezinho da Ilha, Guga Kuerten recebeu centenas de pessoas que formaram fila nos quarteirões de acesso à Livraria Cultura em São  Paulo para comemorar o aniversário de 38 anos e o lançamento de sua biografia Guga – Um brasileiro, nesta última quarta-feira, dia 10. A data celebrada ao lado da família e dos amigos, reuniu também atletas e convidados especiais, entre eles a equipe brasileira de tênis que disputa a Copa Davis. O livro lançado pela Editora Sextante revisita a história do menino nascido numa ilha do Sul do Brasil e que também se dedicou na infância ao futsal, foi produzido em primeira pessoa pelo único tenista brasileiro a atingir o topo do ranking mundial. Em depoimento ao jornalista Luís Colombini, Guga descreve sua trajetória, pontuada por situações corriqueiras e também desafiadoras, além das conquistas. O tricampeão de Roland Garros detalha
exemplos de superação, como a forma com que lidou com a perda do pai, Aldo Kuerten, que morreu enquanto arbitrava uma partida de tênis, em Curitiba, pouco tempo depois de ter pedido a Larri Passos para que treinasse o filho do meio, assim como os detalhes das vitórias célebres contra Kafelnikov, Bruguera, Michaell Russell, Agassi, Sampras, entre outros.
 
Guga-01-web
 
“Meu interesse com o livro não é passar uma mensagem pontual, mas sim transmitir os meus sentimentos, as minhas sensações durante o processo. Além do tênis mostrar todos os aspectos da minha vida”, explicou Guga durante a coletiva de lançamento. Ele também assumiu que tinha receio em se envolver com o processo autobiográfico. “Mas, fui me convencendo e hoje posso dizer que o projeto foi muito prazeroso”, declarou. Guga que conquistou ao longo de 13 anos de sua trajetória no circuito profissional 20 títulos em simples, também fez elogios ao ex-técnico. “O Larri foi um desbravador, um cara muito corajoso que me fazia acreditar que eu podia ser campeão. Eu não teria chegado lá sem o apoio da minha família e de várias pessoas”, sentenciou.
 
Guga-03-web
 
Em função do aniversário Guga foi surpreendido com um bolo e a homenagem de um coro de mais de 200 vozes no “Parabéns a Você”, durante a sessão de autógrafos na Livraria Cultura. E a festa contou com a presença de alguns dos principais personagens citados no livro: Alice Kuerten, a mãe, Rafael Kuerten, o irmão que preside o Grupo Guga Kuerten; a esposa Mariana e os filhos (Maria Augusta e Luís Felipe). “Seria lindo ter o meu pai hoje presente”, disse Guga. E brincou com os fãs “estou envelhecendo e por outro lado, com o livro, nascendo de novo”. Com tiragem inicial de 100 mil exemplares, a obra que chega às principais livrarias do país até o final da semana, também será promovida em diversas capitais. Em Florianópolis, cidade natal do tenista, o livro deve será lançado durante a Semana Guga Kuerten, no mês de outubro.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *