27 / 09 / 14

SANTA CATARINA É DESTAQUE NA 42ª ABAV EXPO

 

Diversas atrações turísticas de Santa Catarina dão vida ao estande do estado na Feira da 42 ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, que acontece até domingo, 28, em São Paulo

 
Feira 01

 

Entre os principais destaques estão os serradores artesanais de Pomerode. A atividade que faz parte da história da colonização da cidade virou competição típica. Durante a Festa Pomerana, que acontece no mês de janeiro, ganha a dupla de competidores que serra a tora de eucalipto no menor tempo. As rainhas da Festa Pomerana, da Oktoberfest e da Schützenfest, além da Miss Blumenau, atraem os visitantes pela beleza e simpatia. Integrantes da Banda Alemã Freuenden, também de Pomerode e de Bandoneon (Joinville) animam o público, formado por agentes de viagens, do trade turístico, operadores, órgãos oficiais, imprensa e organizadores de eventos. 
 
Feira 02

  

Outro atrativo é a distribuição de chope fabricado em Pomerode. Expositores da região da Serra apresenta seus atrativos aos visitantes, oferecendo maçãs e degustação de vinhos de altitude produzidos na região. A Grande Florianópolis e a Costa Verde e Mar destacam as belezas naturais de suas praias. Joinville aproveita o evento para divulgar aos participantes a tradicional Festa das Flores, cuja 76ª edição acontece de 11 a 16 de novembro. Diversos secretários de turismo, agências e empresas do ramo turístico de várias cidades do Estado também marcaram presença na feira, para estimular a troca de contatos e a divulgação dos seus destinos.
 
Feira 03

  

A cidade de Treze Tílias ocupa um estande de destaque na feira. O motivo é a presença ilustre do Papai Noel do Brasil, que este ano recebe as cartinhas das crianças com um CEP exclusivo da cidade que é considerada o Tirol brasileiro. A decoração natalina atrai o público, que faz fila para tirar fotos com o Bom Velhinho. O melhor parque da América Latina, o Beto Carrero World, situado em Penha, também tem um espaço exclusivo para divulgar seus atrativos.
 
Feira 04

 ​​​Valdir Walendowsky e Ely Silveira, presidente da ABAV-SC​

Para o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, a Feira da Abav é uma vitrine para mostrar o potencial de Santa Catarina para quem visita os estandes. “A cultura e a diversidade étnica são os grandes atrativos do estande de Santa Catarina. Quem conhece o estado, fica encantado e quer voltar. Quem não conhece, fica curioso e quer visitar. Portanto, essa é uma grande oportunidade de atrair esses turistas para nosso estado que é um dos grandes destinos turísticos do Brasil”, destaca.
Todavia, apesar de todos os esforços da SANTUR e do TRADE CATARINENSE, o Governo do Estado se mostra completamente insensivel ao turismo do estado que representa 12,5% do nosso PIB, prova disso é ter perdido destaque nacional e internacional, após sete anos de liderança como melhor destino de turismo do Brasil. No presente “governo”, em menos de quatro anos, passaram seis secretarios de turismo. Santa Catarina perde sua posição de destaque depois de sete anos seguidos. Repito, apenar de todos os esforços da SANTUR – Santa Catarina Turismo, a qual não tem “a caneta na mão”, ficamos literalmente a ver navios. O resultado foi na noite de ontem, 25 de setembro, em solenidade realizada em São Paulo, onde foram revelados os vencedores da 14ª edição do Prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo – 2014/2015”, promovido pela revista Viagem e Turismo, em parceria com o Guia Quatro Rodas, da Editora Abril. Foz do Iguaçu foi eleita como o “Melhor Destino de Ecoturismo”
Foram os leitores, a partir de suas próprias vivências, que determinaram os melhores nas categorias mais abrangentes de destinos e de todas aquelas ligadas ao setor de operação de turismo. Os vencedores foram:
Melhor Cidade: Rio de Janeiro;
Melhor Estado: Rio de Janeiro;
Melhor País: Estados Unidos;
Melhor Operadora de Turismo do Brasil: CVC Viagens;
Melhor Operadora de Turismo de Luxo: Queensberry Viagens;
Melhor Operadora de Intercâmbio: CI Intercâmbio;
Melhor Agência de Viagens On line: Booking.com;
Top of Mind do Turismo: CVC Viagens.
A escolha do Guia Quatro Rodas (Brasil) – Editores e repórteres da publicação que mais viajam pelo Brasil fizeram suas escolhas a partir das experiências e rigorosas apurações feitas para o GUIA BRASIL 2015. Os critérios abrangem lazer, estrutura, preços, nível do service e conforto, inovação, entre outros. Os eleitos foram:
Melhor Destino de Ecoturismo: Foz do Iguaçu (PR);
Melhor Destino de Inverno: Gramado (RS);
Melhor Destino de Praia: Ilhabela (SP);
Melhor Parque Temático: Beach Park (CE);
Hotel do Ano – Zorah Beach (CE);
Pousada do Ano – Quinta do Bucanero (SC);
Resort do Ano – Ponta dos Ganchos (SC);
Hostel do Ano – Rioow (RJ).
A escolha do júri especializado – Consultores convidados e a redação da Viagem e Turismo elencaram os melhores a partir de critérios como inovação, contemporaneidade, pontualidade, atendimento ao cliente, entre outros. Nesta categoria, os escolhidos foram:
Melhor Parque Temático no exterior: Magic Kingdom, da Disney World;
Melhor Navio de Cruzeiros: Oasis of the Seas;
Melhor Companhia Aérea Nacional: Avianca Brasil;
Melhor Companhia Aérea Internacional: Singapore Airlines.
A escolha da Revista Viagem e Turismo: Novidade da edição 2014, a categoria Inovação premiou a iniciativa mais importante do ano no ramo do turismo: Pousada Sagi Iti (RN).
Parabéns ao trabalho magnifico da Jaqueline Biazus e Cezar Pegoraro, proprietários da Quinta do Bucanero, na Praia do Rosa, eleita como a melhor pousada do ano. Merecidamente, diga-se de passagem.
Sem surpresa alguma para este jornalista de turismo, durante a manhã de hoje (26/09), Pernambuco recebeu o prêmio “Os 10 mais do Turismo” da Revista Brasil Travel News.
 
Feira 05

 

A premiação aconteceu no estande do Estado na 42º Feira das Américas – Abav, e a Praia do Sancho, em Fernando de Noronha recebeu o prêmio de Melhor Praia do Brasil. O prêmio foi entregue à secretaria executiva de Turismo de Pernambuco, Luciana Carvalho, pelas mãos do presidente da revista, Paulo Miranda. O prêmio acontece há mais de 20 anos e Pernambuco já ganhou mais de 10 prêmios entre as categorias de destinos mais bonitos e estande mais criativo da Feira das Américas – Abav.

 

FACEBOOK NA ABAV

 

Dividida em três partes, João Pastore e Marcio Freire, diretor e gerente de Negócios do Facebook, respectivamente, ministraram a palestra “Como o Facebook pode ajudar você a vender mais viagens”. Pastore iniciou a apresentação mostrando, em primeira mão na ABAV Expo, algumas informações da pesquisa realizada pela Sparkle, na qual detectou que o turista utiliza a plataforma em todos os estágios da viagem, por meio de cinco ciclos. O objetivo da pesquisa é identificar o comportamento dos viajantes, além de revelar que o tema “viagem” é o tópico mais discutido no Facebook. Sonhar é o primeiro ciclo detectado pela pesquisa, revelando que 80% das pessoas se influenciam por fotos de amigos para realizar uma viagem e 42% acessam os álbuns para conhecer mais sobre aquele destino. O segundo ciclo é o de planejamento, apontando que 85% dos usuários da rede social ficam propensos a escolher um destino depois de conversar com os amigos que estiveram naquele local e 89% escolhem por indicação.
 
Feira 06

 

Comprar compõe o terceiro ciclo da pesquisa, indicando que os indecisos buscam referências nos amigos antes de tomarem qualquer tipo de decisão. Viver o momento se refere ao quarto ciclo, indicando que os usuários estão a todos os momentos conectados ao Facebook, apontando que 98% se conectam durante as férias e 92% acessam a rede social todos os dias da viagem, incluindo check-in em um determinado local, como aeroporto ou restaurante, por exemplo. Pastore apontou o quinto ciclo como o momento de relembrar a viagem, indicando que 93% compartilham o álbum da viagem ao chegar em casa e 38% compartilha ainda em trânsito. Marcio Freire, especializado no segmento de Turismo no Facebook, apresentou as funcionalidades das ferramentas capazes de gerar lucros para os agentes de viagens que tem interesse em tornar a plataforma geradora de negócios. Freire apontou quatro elementos fundamentais para o sucesso. Criar a página e abastecê-la com informações relevantes, identificar e segmentar o público-alvo, segmentar a mensagem por público e promover a mensagem fazendo com que atinja as pessoas certas. Freire mostrou aos participantes o Custon Audiences, uma ferramenta que detecta, por meio dos seus e-mails da base de dados, quem tem cadastro e se utiliza da rede social.
O segundo é o Look Alike, que apresenta o que esse público gosta, permitindo a segmentação das postagens. Por exemplo, indicando que a agência tem uma determinada quantidade de pessoas que apreciam vinho, praia, etc. O palestrante encerrou a apresentação divulgando um link para os iniciantes que queiram implementar o marketing da empresa no Facebook. Para acessar, basta clicar NESTE LINK:https://www.facebook.com/business/go.
 
Feira 07

 

Agora pouco, Antonio Azevedo, presidente da ABAV NACIONAL, em coletiva a imprensa, anunciou os primeiros dados desta edição: Até às 16:00 horas de hoje, 39.789 pessoas circularam no Pavilhão da ABAV, programa de Hosted Buyers: 1.245, sendo 1.100 nacionais e 145 internacionais. Foram gerados pelos expositores 7.496 postos de trabalho. Empregos diretor, 2.799. 801 jornalistas credenciados. Até o momento 3.942 participantes nas salas da Vila do Saber. 

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *