27 / 01 / 15

Empresas alagoanas adotam geração de energia a gás natural

Estabelecimentos chegam a poupar mais de 60% no horário de ponta; segurança, comodidade e redução de poluentes também são benefícios

Seis estabelecimentos comerciais e indústrias de Alagoas aderiram a uma alternativa para garantir a produtividade, economizar – a energia elétrica é mais cara em horário de ponta –, e fugir de um possível apagão. A solução adotada foi o uso de geradores a gás natural, que, além da economia, garantem mais segurança e comodidade, já que o gás é fornecido por meio de tubulação direto para o ponto de consumo.

No horário de ponta, entre 17h30 e 20h30, a energia elétrica é de 7 a 10 vezes mais cara que no restante do dia. Seguindo uma via alternativa para evitar altos gastos, o Supermercado Palato Farol foi o primeiro no estado a utilizar a geração de energia a gás natural.

O estabelecimento conta com quatro geradores abastecidos pelo gás natural, que funcionam no horário de ponta e garantem economia e fornecimento contínuo para o Supermercado. Segundo o gerente de manutenção do Palato Farol, Eduardo Leite, a economia financeira foi a grande motivação para que o empreendimento já fosse inaugurado utilizando o gás natural como fonte energética.

“A energia gerada pelo gás natural é mais barata quando comparada com a energia elétrica. Já em comparação com geradores a óleo diesel, temos o benefício do abastecimento. O gás natural é canalizado, o óleo teria que ser trocado.”, explica Eduardo Leite. O gerente de manutenção acrescentou ainda, reconhecendo os benefícios, que existe a pretensão de utilizar esta energia alternativa no Palato Ponta Verde.

A Indústria Plástica Caetés (IPLAC) fica no Distrito Industrial, em Maceió, e também optou por iniciar suas atividades utilizando geradores de energia a gás natural no horário de ponta. A empresa iniciou os testes em abril de 2014 e passou a operar as máquinas com a energia do gás natural em maio do mesmo ano. O gerente de manutenção da IPLAC, Luciano Andrade, contou que além da economia, a comodidade da logística foi um forte incentivo para que esse tipo de gerador fosse utilizado.

“O gás natural é distribuído direto pela ALGÁS, se utilizássemos o gerador a diesel, teríamos que ficar repondo o combustível. Temos cinco geradores a gás natural e iremos aumentar para sete”, explicou Andrade.

De acordo com o gerente comercial da ALGÁS, Fabio Sousa, as vantagens para quem utiliza a geração de energia a gás natural são muitas. “Segurança energética, redução de custo operacional e redução do nível de emissões de gases poluentes são algumas delas”, destacou o gerente. Sousa informou ainda que a economia no horário de ponta chega a ser mais de 60% quando comparada com a energia elétrica.

Fornecimento de gás natural em AL

Em Alagoas, o gás natural é distribuído pelos gasodutos da ALGÁS, companhia que possui a concessão para fornecimento no estado. Além da geração de energia, a distribuidora oferece serviço de gás natural para forno, fogão, aquecimento de água (pias, banheiros, piscinas, caldeiras etc.) para residências, indústrias e comércio e GNV para veículos.

Para entrar em contato com ALGÁS e contratar um dos serviços, basta ligar no 0800 284 9220 e conversar com a equipe, que conduzirá todo o processo.

Fonte: Assessoria de Marketing Algás

Empresas alagoanas adotam geração de energia a gás natural

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *