31 / 03 / 15

CONGRESSO INTERNACIONAL DE TURISMO

 

 

Acontece entre os dias 21 e 23 de Junho, na cidade do Porto, em Portugal, o Congresso Internacional de Turismo, que contará com algumas das principais personalidades do turismo no mundo. O Congresso foi criado em 2010, na cidade do Porto, com a presença de mais de 30 países. Posteriormente o congresso aconteceu em Odense, Valência e Antuérpia e agora regressa a sua cidade natal com o apoio institucional do Turismo de Portugal.

 

 

Estão previstas palestras, visitas de estudo pelo Porto, workshops e animações de rua. O tema do congresso é “O TURISMO E O MAR”, já que a relação entre o mar e o turismo assume uma importância cada vez importante e constantemente renovada, pois o mar sempre estabeleceu diferentes e distantes pontes de encontros e intercâmbios entre povos e culturas ao longo da história. Esse encontro, que acontece a distância mas que o mar aproximo, foi pioneiro na busca do desconhecido e de novos destinos. Destinos onde outros caminhos foram projetados e visitados por diversas vezes, tornando-se visita obrigatória a qualquer turista, pois são verdadeiros patrimônios da humanidade. 

 

 

O mar, destino contemporâneo, tem dado novas dimensões e potencialidades de natureza cultural, econômica e social. Portanto, é extremamente importante para se reunir pesquisadores, professores, estudantes, agentes de turismo, os gestores públicos/políticos responsáveis ??pela área de segmentação e estudiosos em geral. Isso permitirá a troca de experiências, para acessar os resultados da investigação, aumentando não só os projetos e dados de avaliação, mas criando novos vínculos, novas perspectivas de desenvolvimento do turismo em sua conexão multidimensional com o mar enquanto recurso imenso em termos de transporte e lazer, no quadro da implementação de atividades sustentáveis.

 

TEMAS PROPOSTOS

 

 

 

1- Turismo e o mar: contribuições para uma história que ajuda a compreender o presente.

2 – Turismo e o mar: sua importância nas economias locais, regionais e nacionais.

3 – Turismo e o mar: novas ofertas, novos produtos e novas demandas; turismo de saúde, gastronomia.

4 – Turismo e o mar e do seu patrimônio material e imaterial: fortificações, faróis, passeios à beira-mar e a arquitetura inerente em geral; tradições e representações culturais.

5 – Turismo e o mar: desportos náuticos e atividades de exploração culturais dos recursos marítimos.

6 – Turismo e o mar: os rios que correm para o mar e as suas ligações econômicas, culturais, naturais e sociais com o mar.

7 – Turismo e o mar: os cruzeiros como uma atividade turística dominante e sua interação com os usuários e comunidades de acolhimento.

8 – Turismo e o mar: as ilhas e praias como espaços de relação privilegiada com o mar.

9 -Turismo e o mar: transporte, segurança e capacidades tecnológicas.

10 – Turismo e o mar: identificação e caracterização de turismo rotas marítimas longas e curtas.

 

 

Entre os palestrantes estão Adalberto Dias de Carvalho, Diretor Presidente do Conselho Técnico-Científico de ISCET e diretor de CIIIC, professor aposentado e principal pesquisador da Universidade do Porto. Doutorando em Turismo da Universidade de Girona. Professor visitante em várias universidades estrangeiras e autor de vários artigos científicos.Christian Bataillou, Professor e pesquisador da Universidade de Perpignan, tem um doutorado em Sociologia e mestre em Direito. Ele é um especialista da OMC em turismo sustentável, cultura e patrimônio, com uma vasta experiência como coordenador de mestrado e doutorado graus e como diretor de equipas de investigação. James Guia, EMTM diretor do programa – Faculdade de Turismo da Universidade de Girona, Michael Hall, Professor em Marketing. Ensino, publicações e interesses de investigação em turismo, desenvolvimento regional e marketing social / verde, com especial ênfase nas questões de lugar branding e marketing, bem como a conservação e mudança ambiental, gestão de eventos e marketing, e a utilização do turismo como desenvolvimento econômico e conservação mecanismo. Ele é o autor e editor de mais de 40 livros, bem como mais de 250 artigos científicos e capítulos de livros.

 

 

Em entrevista ao Ambitur.pt, Jorge Ricardo Pinto, membro do Comitê de Organização do CIT2015 e coordenador do mestrado e da licenciatura em Turismo no ISCET, explicou que o evento pretende “ser um veículo de troca de experiências, resultados de trabalhos de pesquisa, dados sobre o incremento e avaliação de projetos, perspectivas de desenvolvimento do turismo na sua conexão multidimensional com o mar. Serão seguramente três dias muito intensos, cheios de descobertas, em que os participantes terão, ao mesmo tempo, oportunidade de partilharem os seus avanços e conhecerem as novidades do setor, combinando um programa científico com um programa social muito dinâmico. Será um encontro muito importante para o avanço do conhecimento em turismo, tanto a nível nacional como internacional“. Sobre a escolha do tema,“O turismo e o Mar”, lembrou  que, nos últimos anos, “o turismo deu novas dimensões ao mar e às suas potencialidades de natureza cultural, econômica e social. Impõe-se, pois, que se renove também o encontro de investigadores, professores, estudantes, agentes da atividade turística, responsáveis políticos pelos setores envolvidos e estudiosos em geral”.

 

 

O jantar oficial do International Congress on Tourism será realizado na segunda-feira à noite, 22 de junho de 2015, no World of Discoveries. O jantar inclui uma visita ao Museu Interativo & Theme Park. Será um buffet de pratos quentes com oitos oito pratos do Mundo. 

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *