03 / 03 / 15

Educadores de todo o Brasil participaram do curso de capacitação em Educação Infantil em Florianópolis

Professoras, psicólogas, diretoras de escola e profissionais diversos ligados à educação do PR, SP, AM, RS e SC, vieram a Florianópolis receber formação no curso de “Educação Infantil, com Abordagem Pikler”, que foi realizado no final de janeiro.

Curso Educação Infantil (foto Waléria Pessoa)

Curso Educação Infantil (foto Waléria Pessoa)

O curso foi ministrado pelo professor, doutor em educação, Prof. Dr. Roger Hansen, que é também diretor do Colégio Florença de Florianópolis (http://www.colegioflorenca.com.br), pioneiro em educação para bebês no Brasil.

Anualmente o colégio recebe autoridades de todo o país que vêm com a pretensão de levar a Pedagogia Florença para suas escolas. “Este é um trabalho que está ganhando grande dimensão e que nos deixa muito contentes como contribuição para a educação de nosso país”, ressalta Hansen. “A ideia é poder capacitar pessoas no Brasil inteiro para trabalharem com a Metodologia que tem se tornado referência como abordagem de educação para crianças de 0 a 6 anos”, conclui.
A próxima edição do Curso “Educação Infantil – Abordagem Pikler”, está prevista para acontecer nos dias 3, 4 e 5 de julho. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas com antecedência, através dos telefones (48) 3025-6842 / 9138-2865, ou do e-mail:cursos@aegisconsultoria.com.br . O curso tem como público alvo educadores, pedagogos, profissionais da saúde e da educação de todo o Brasil, e o objetivo é desenvolver uma visão profunda da primeira infância aliada a técnicas e ferramentas para promover uma educação saudável e equilibrada.

Curso Educação Infantil (foto Waléria Pessoa)

Curso Educação Infantil (foto Waléria Pessoa)

O programa do curso, está disponível no:
http://www.aegisconsultoria.com.br/curso-educacao-infantil.php
Entre alguns pontos que serão abordados estão: a necessidade em se criar um ambiente adequado para a criança pequena; a importância da liberdade de movimentar-se; a continuidade da atividade; as posturas da criança; as funções do professor no ambiente de atividades da criança pequena; autonomia e Sentimento de Competência; erros, medo e ansiedade: inimigos que exigem atenção; como escolher os brinquedos adequados para os bebês; o valor pedagógico dos Implementos e como utilizá-los; implementos apropriados para o desenvolvimento da criança em cada etapa; a organização dos espaços, recomendações de roupas e outros artefatos utilizados pela criança, entre outros.

Sobre a Abordagem Pikler
A Abordagem Pikler surgiu na Hungria e é um dos únicos trabalhos pedagógicos pensado em detalhes para bebês e crianças de 0 a 3 anos. Por isso a proposta se tornou um modelo nos países da Europa e Estados Unidos. Nesse programa serão abordados os fundamentos teóricos e a forma de aplicar na prática a Abordagem Pikler, unida aos princípios e ferramentas pedagógicas desenvolvidas no Colégio Florença, a partir de aulas expositivas e oficinas vivenciais.
O trabalho de Emmi Pikler foi desenvolvido no período pós guerra para ser aplicado em orfanatos. O Colégio Acadêmico Florença em Florianópolis foi o pioneiro no Brasil a incorporar a Abordagem Pikler de educação infantil e desenvolver o trabalho para ser aplicado especificamente em escolas. Aliando-a aos seus princípios educacionais gerou uma experiência única de um trabalho altamente especializado para crianças pequenas.

Sobre o Colégio Acadêmico Florença 
O projeto nasceu em 2004, impulsionado pelo grande filósofo e educador Atanibio Boell Junior. O Colégio Acadêmico Florença é pioneiro no Brasil em educação para bebês, e tem como proposta pedagógica fundamentada em uma filosofia humanista, que tem por objetivo gerar condições adequadas para que a criança conheça a si mesma de maneira profunda, desenvolvendo seus distintos potenciais e aprendendo a superar suas dificuldades. Está localizado à Rua Professor Paulo Roberto Martins, 91 – Bairro Santa Mônica (Florianópolis/SC). As matrículas para o ano letivo de 2015 estão abertas até o final de novembro. Mais informações nohttp://www.colegioflorenca.com.br e (48) 3233-1686 e contato@colegioflorenca.com.br

Fonte:Louisiana Waleska Day (MTB/SC 01251 JP)
Assessoria de Imprensa

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *