25 / 03 / 15

Socorro Vovó

Rita de Cassia Gargioni

Rita de Cassia Gargioni

Vem aí o lançamento do livro “Socorro Vovó”, recheado de temperos, aromas e sabores, daqueles que nos remetem a nossa infãncia, isto é, a casa da vovó. Quem são se lembra ou ainda tem o prazer de saborear iguarias feitas com toda a sabedoria de uma vida? As avós tem um segredo, um ingrediente secreto que só pode ser uma carga de amor dobrado, triplicado…  Trata-se de mais um livro da chef, escritora e vovó Rita Gargioni, “manezinha da Ilha”,  filha do também manezinho e cozinheiro de mão cheia e escritor Joel Ventura, pai de seis filhos e muitas histórias vividas e contadas em seus três livros escritos após o falecimento de seu grande amor. “Sempre rimos muito de suas histórias, as vezes até nos assustávamos e pensávamos se era verdade ou não. E a mãe sempre dizia : Jel, um dia tens que escrever um livro com estas histórias. E assim ele fez; mais três filhos, – O Batalhão Suicida, – Alameda das Recordações e Martinho Brugueiro. Cozinheiro de “mão cheia” e nosso personal chef por toda nossa vida. Me inspirou e nos encantou com aromas e sabores que vinham diariamente de sua cozinha. A paixão por cozinhar e deixar sua família mais feliz foi minha maior herança”, afirma Rita Gargioni. 

Socorro Vovó

Para ela, com seus netos Gabriel com quatro anos e Isabela de cinco, o desafio sempre foi fazer a maioria das guloseimas em casa, fugindo de tudo o que é industrializado. Nessa idade os netos estão em idade de desenvolvimento da educação alimentar e pelo menos da casa da vovó, o consumo de alimentos continua sendo o mais saudável possível. O lanche da escola, para os amigos quando vão em casa brincar, nos aniversários e nos horários entre as refeições, o feito pela mamãe ou pela vovó é sempre a melhor opção.

Rita de Cassia Gargioni

Rita de Cassia Gargioni

“E, fazendo parte também deste hábito saudável, a ida de nossos pequeninhos para a cozinha tornou-se um grande programa. Ali eles começaram a ter contato com os ingredientes, com a química da mistura e cozimento, a saber escolher bons produtos e a desenvolver sua criatividade na hora de enfeitar e apresentar. Ajudar a fazer, sentir o cheirinho que sai do forno e esperar para saborear tem outro valor. Seus olhinhos brilhando, a ansiedade do ficar pronto e o decorar, é uma coisa linda de se ver”, afirma ela. 

Socorro Vovó

Assim surgiu este terceiro livro, com receitas fáceis e a vontade enorme de compartilhar com as mamães, vovós e todas as crianças. Receitas de biscoitos, pãezinhos, bolos e bolinhos, bem como alguns lanches quentes fazem parte do Livro de guloseimas da vovó, lindamente ilustrado por Grazi Ventura, na sessão de fotos na cozinha com as crianças. Sua sensibilidade conseguiu captar emoções, prazeres e a beleza destes momentos tão intensos. Anote em tua agenda e não perca esse delicioso lançamento.

“Florianópolis é minha cidade, tenho minha família e muitos amigos com quem eu gostaria de dividir este momento. Cada vez mais os locais se fecham para alimentos vindos de fora. Eles só servem o que fazem. E eu óbvio, queria eu mesma fazer tudo e servir os lanchinhos que eu ensino no livro. A escolha do local do lançamento do livro foi motivada principalmente para garantir a presença do meu pai. Ele que, desde muito pequena foi minha inspiração na cozinha, e que me incentivou a fazer desta parte da casa o meu prazer e o meu reinado. E tem mais, depois de aposentado ele escreveu três livros sobre sua vida em Floripa. Livros que retratam bem a vida da cidade num período mais distante.
Agora sou eu que escrevo e publico meus livros. Ele com sua paixão pela cidade e eu, bem, com minha paixão pela cozinha. Bem, ele está velhinho e dificilmente estaria comigo se esse lançamento fosse longe dele. Assim, reuni todos os meus sonhos no mesmo local. No salão de festas do prédio dele onde ele pode descer e curtir este meu momento, e também onde eu posso servir a todos os meus amigos de verdade as minhas delícias de lanchinhos mais saudáveis. E quem vai dividir comigo os afazeres na cozinha é a Chef Michelle Nueremberg” conclui Rita.

Fotos: Divulgação

Socorro Vovó

Socorro Vovó Socorro Vovó Socorro Vovó

 

 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *