01 / 07 / 15

FALANDO DE TURISMO – por Jefferson Severino

NEVE EM SC

 

Rio do rastro Eco Resort – Bom Jardim da Serra

Abram os armários/guarda-roupas e peguem suas toupas e façam suas reservas nos hotéis e pousadas da serra. A previsão, eu disse PREVISÃO, é de NEVE se se manterem as condições atuais. Há grandes chances de nevar na madrugada do próximo sábado, 4. “A semana inicia quente, mas termina muito fria”, afirma o doutor em Climatologia da Epagri de Urussanga Márcio Sônego. Nesta segunda-feira, 29, o dia amanheceu com 10°C e durante à tarde pode chegar a 26°C, permanece o tempo bom e com sol. Já na terça-feira, 30, em decorrência de uma frente fria, as temperaturas ficam entre 12°C e 18°C e há previsão de chuva.

Pousada Kiriri-Etê em Urubici

Julho inicia com tempo bom, registrando mínima de 12°C e máxima de 19°C na quarta-feira. Porém na quinta-feira, volta a chover e o termômetro ficará entre 12°C e 22°C. Com vento sul, a sexta-feira, 3, amanhecerá chovendo, mas o tempo melhora durante o dia, mínima de 14°C e máxima de 23°C. Enquanto há previsão de neve na Serra catarinense na madrugada de sábado, 4, em Criciúma as temperaturas permanecem entre 3°C e 17°C.

CENTRO DE CONVENÇÕES

 

Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 29 de junho, a assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal para construção do Centro de Eventos de Balneário Camboriú, uma obra que ultrapassa os R$107 milhões e reúne recursos federais, estaduais e municipais. O contrato foi assinado pelo prefeito Edson Piriquito e a solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a presidente do BC Convention, Margot Rosenbrock Libório, que comemorou o avanço no projeto. A obra tem início previsto da construção para daqui dois meses e conclusão em um ano e meio.

FESTIVAL DE DANÇA

 

Serão 11 dias em que o perfil tipicamente industrial do maior polo econômico de Santa Catarina se transformará num frenesi multicolorido pelos palcos espalhados em várias cidades, além da sede em Joinville, com apresentações de sete estilos de dança: neoclássico, clássico de repertório, contemporâneo, jazz, sapateado, danças populares e danças urbanas. Considerado desde 2005 o maior festival de dança do planeta em número de participantes, segundo o Guinness Book, é também o único entre os grandes festivais mundiais a reunir tanta diversidade de estilos. Este ano, do total de 2.526 coreografias inscritas no processo de seleção, por 614 grupos de todas as regiões do Brasil e exterior, foram aprovados pela curadoria 172 trabalhos para a Mostra Competitiva, 32 para a Mostra Meia Ponta (infantil) e centenas de grupos ainda estão sendo selecionados por especialistas para apresentações nos Palcos Abertos espalhados por Joinville, Blumenau, Pomerode, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul.

Igualmente consagrado em seu caráter didático, como uma importante contribuição para a evolução da dança no país, o festival atrai também todos os anos uma multidão de profissionais e estudantes para cursos, oficinas, workshops e seminários voltados para o aperfeiçoamento técnico, pedagógico e acadêmico da dança. São 2.700 vagas no total oferecidas para os mais de 60 cursos, incluindo 500 vagas para o seminário acadêmico, reunindo boa parte das universidades brasileiras que contam com a disciplina dança na grade.

Anualmente, no total, são cerca de 6.500 participantes entre bailarinos, estudantes, professores, profissionais e artistas convidados que transformam o inverno catarinense nesta verdadeira maratona dançante. Além da arena principal com ingressos pagos (no Centreventos Cau Hansen), há dezenas de palcos abertos com apresentações gratuitas em praças, shoppings e hospitais. Uma oportunidade para as famílias dos participantes, turistas amantes da arte e comunidades da região vibrarem com essa invasão cultural em cada esquina. Ao todo, o público histórico de 230 mil pessoas (uma média de cada edição) tem à disposição 220 horas de espetáculos – das quais 170 gratuitas.

Considerada a maior feira de produtos de dança da América Latina (e talvez do mundo) a Feira da Sapatilha abriga todos os anos mais de 70 expositores que vendem variados produtos voltados ao mercado da dança e atraem não só a atenção de bailarinos, estudantes e professores, mas também dos catarinenses e muitos turistas de outros estados para aquisição de artigos especializados. Além de sapatilhas e calçados para a prática da dança, roupas de ensaio e figurinos, também são vendidos no local acessórios relacionados ao tema, como livros, CDs e DVDs de dança, chocolates diversos e muitas opções em artesanato, oferecidas por artesãos de Joinville e região. Outro grande atrativo do evento é a Praça de Alimentação, com diversas opções de lanches, doces e refeições típicas da colonização alemã. O horário de funcionamento da feira é das 10h às 23h.

Nas noites especiais, o destaque fica por conta do espetáculo “O Quebra Nozes” que a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, de Joinville (SC) apresenta na Noite de Abertura (22/7); e da Evolution Dance Theater, companhia de dança italiana que apresenta o espetáculo “Firefly” na Noite de Gala (27/7). Entre as novidades deste ano está a Mostra Contemporânea de Dança, trazendo espetáculos de grande sucesso de duas importantes companhias brasileiras: Grupo de Dança Primeiro Ato, de Belo Horizonte (23/7), e Companhia Urbana de Dança, do Rio de Janeiro (28/7). Além dessas companhias convidadas citadas, a grade de programação das oito noites de Mostra Competitiva, três tardes da Mostra Meia Ponta (infantil) e os dez dias de programação dos Palcos Abertos, vai reunir no total este ano 404 grupos de dança, sendo 400 brasileiros, vindos de 21 estados diferentes, e de diversos países que apresentarão 1.138 diferentes coreografias.

PROJETO EDUCANTUR

 

A PROJETUR PROJETOS E CONSULTORIAS e a CERETUR em parceria com a BÔNUS OPERADORA apresentaram o Projeto EDUCANTUR para agencias do estado do Rio de Janeiro no dia 25 de junho, quinta-feira passada, na sede da ABAV-RIO. O EDUCANTUR projeto de turismo pedagógico está revolucionando o mercado de viagens para estudantes, por ser um produto único que acompanha os alunos durante o período escolar através de uma grande gincana tecnológica, onde o conteúdo pedagógico está em uma plataforma de ensino a distância, incentivando o aluno ao estudo durante o ano e criando grande  expectativa da viagem turística e de vivencia pedagógica para o encerramento da gincana. Às agencias de viagem e turismo do estado do Rio de Janeiro que trabalham com escolas, já podem receber o apoio direto da Operadora BÔNUS a qual está a disposição para envio de material e para capacitações. Contatos: Tel: (21) 3974 7800 – ive@bonusoperadora.com.br e Tel: (48) 3266 1011 – contato@educantur.com.br.

HOTELARIA NACIONAL

 

Na última quinta-feira (26), O Fórum de Debates da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) reuniu-se em São Paulo com representantes da hotelaria nacional para debater o futuro do segmento e os aspectos comerciais, operacionais e administrativos dos serviços prestados ao mercado de viagens corporativas pelas Travel Management Companies (TMCs). Em relação ao modelo de comercialização, as redes hoteleiras participantes foram unânimes em afirmar que não existe uma super oferta de mercado, com exceção de algumas praças, como Belo Horizonte e Brasília. Para os convidados, ainda há disponibilidade de um espaço interessante para o crescimento, principalmente em algumas regiões, como a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e cidades de médio portes.

Apesar do momento econômico difícil, as redes buscam oportunidades de crescimento, seja por meio da ampliação de sua participação no mercado, pela expansão para cidades de médio porte, pela fusão com redes menores ou pela incorporação de hotéis independentes, que operam sem bandeira. Sobre a distribuição de conteúdos, os hoteleiros confirmam existir hoje uma diversidade grande de canais, que são conhecidos dos clientes.

O imenso potencial do turismo brasileiro – origem, destino, meios de transporte, hospedagem e demais elos da cadeia – passa a dispor de um aliado 100% web capaz de mudar padrão e volume de negócios nesse setor da economia. A Gestour Brasil, há 15 anos dedicada à pesquisa e desenvolvimento de projetos de turismo, com ênfase no mundo digital, criou uma plataforma tecnológica utilizando-se do que há de mais moderno em Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs), com ênfase na web, para viabilizar o empreendedorismo digital dedicado ao turismo em cada município brasileiro.

Num único endereço, tanto para o cliente final quanto para os fornecedores de produtos e serviços turísticos e canais de venda, uma infraestrutura tecnológica de ponta e serviços técnicos especializados disponibilizados, sem ônus, para todos os integrados. “Nossa plataforma possibilita a cada fornecedor local ter sua própria página na internet, autogerenciar em tempo real e realizar ações de divulgação, utilizando para isso a infraestrutura de e-Marketplace. Isto representa o maior programa de emancipação digital das empresas que compõem a cadeia econômica do Turismo e destinos nacionais”, salienta Vadis Luiz da Silva, fundador e CEO da Gestour Brasil.

Esta ação empreendedora constitui um marco, colocando os destinos brasileiros na vitrine do turismo mundial. A fase de pré-lançamento contou com a adesão de 21 licenciados que terão a exclusividade de representação do destino (município) da sua escolha, junto a Rede Brasil de Municípios Interativos e a Rede Nacional de Empreendedores Digitais Experts em Turismo, do Grupo Gestour Brasil. Trata-se de um momento estratégico na formação da imagem do turismo no Brasil, por conta da grande exposição do país nos próximos cinco anos, especialmente em 2014 e 2016, ampliando e qualificando a oferta dos destinos por meio de um sistema de comércio eletrônico online e em tempo real. Durante os primeiros 12 meses de operação comercial, os produtos e serviços do turismo brasileiro estarão distribuídos em 25 idiomas dentre os mais falados no mundo, podendo ser adquiridos pelo viajante ou turista em 135 moedas.

A plataforma está pronta para atender todos os elos da cadeia turística – agrupados por segmentos especializados e publicados no link. “A Gestour Brasil se preparou para dotar nosso país de uma plataforma tecnológica, padrão classe mundial, visando à formação de marketplaces para colocar o “produto Brasil” na prateleira do supermercado mundial. Apostamos na ampliação dos produtos turísticos, considerando que menos de 5% da oferta nacional está na Internet”, diz o fundador e CEO da empresa, Vadis Luiz da Silva.

 

BNT MERCOSUL

 

Depois do sucesso da 21ª BNT Mercosul – edição Brasil (Bolsa de Negócios Turísticos) o evento chega no Peru e no Chile pelo 8º ano consecutivo, em formato de rodadas de negócios/workshops. Trata-se de uma iniciativa exclusiva para comercializar produtos e serviços turísticos brasileiros com importantes polos emissores ao Brasil. A primeira parte do evento acontecerá no dia 20 de outubro na capital chilena, em seguida, no dia 23 de outubro, os expositores partem para o Peru. A expectativa é que cerca de 250 importantes agentes de viagens e operadores participem de cada evento para visitar 50 mesas de negócios de empresas e destinos turísticos do Brasil.

Nos dois workshops são esperados cerca de 500 operadores e agentes de viagens para contatos comerciais e negócios com representantes de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros em Santiago e Lima. Meios de hospedagem, empresas de receptivo, locadoras de veículos, parques e atrações além de destinos e órgãos de turismo são alguns segmentos que participam da exposição. Trata-se de um período estratégico para a realização dos eventos já é um momento em que os profissionais da área estão estruturando seus pacotes turísticos para a próxima temporada de verão (2015/2016).

Outras vantagens na realização de workshops como esses é a redução de custos em viagens isoladas e principalmente com relação ao tempo, já que será possível realizar em dois dias cerca de 500 contatos comerciais. É possível garantir a participação na Rodada de Negócios através de mesa de negócios ou cota de participação especial. Empresas e destinos brasileiros interessados podem entrar em contato pelo tel.: +55 47 3367-1119; e-mails: jair@bntmercosul.com.br ecomercial@bntmercosul.com.br; ou através do site:www.bntmercosul.com.br.

Tropical Tambaú Resort – João Pessoa – PB

TEMPORADA EM USHUAIA

Hoje meu amigo Mario Barros, do Brasileiros em Ushuaia tirou onda de turista, acompanhando os turistas brasileiros e argentinos. Fez um dos seus passeios exclusivos de Aventura e Neve. Segundo ele, um domingo perfeito. “Nevou quase o dia todo…e assim fomos fazer trekking com raquetes de neve, esquibunda, moto de neve…os que quiseram fizeram o passeio com os trenós puxados por cachorros. Paramos para o almoço. Na mesa melhor cordeiro da patagônia. Um dia espetacular e às 20 horas devolvemos todos aos seus hotéis.

TREKKING NO GLACIAL MARTIAL

“Chegamos a quase 1000 mts de altitude, uma vista incrível de Ushuaia e o Canal de Beagle. Entre montanhas e muita neve. É um dos trekkings, junto com a Laguna Esmeralda mais feitos em Ushuaia ! Afirma Barros. Para mais informações: brasileirosemushuaia@gmail.com.

CERRO CASTOR

 

Clique na imagem para ampliá-la

A melhor estação de esqui das Américas, o Cerro Castor, comemora muito o sucesso da abertura da temporada de esqui. Realmente um espetáculo. A nossa disposição até o “magic carpet”, isto é, uma esteira rolante para os aprendizes chegarem até o ponto de descida para aprender. Na última foto a direita, é o resort do cerro Castor. São super chalés com até três quartos para quem deseja apenas esquiar, com todas as comodidades.

ASSESSORIA INTERNACIONAL

 

Cristiane Cavalli com o Darío Urruty, Gerente da Agência de Dessarollo de Ushuaia, durante o FESTURIS

A grande vantagem de nós brasileiros é que a responsável pelos assuntos internacionais de Ushuaia é a brasileira Cristiane Cavalli, com três filhas “fueguinas” (nascidas da Tierra del Fuego), extremamente conhecida do trade de turismo brasileiro e internacional, pois é ela quem faz as capacitações junto as agências de turismo pelo Brasil afora. Está presente nas grandes feiras de turismo do Brasil, do FESTURIS de Gramado, passando pela BRAZTOA e terminando na ABAV-EXPO. Uma grande profissional respeitadíssima, repito, pelo trade brasileiro.

PASSEIO IMPERDÍVEL

Você já imaginou passear de trem neste visual, em cabines panorâmicas, tomando um chá, um café, um chocolate quente com alfajores, croissants…? No trem mais austral do mundo. Então não perca um passeio no Parque Nacional da Terra do Fogo no Tren del Fin del Mundo. Já vi gente chorar de emoção durante o passeio. O Enrique, Rubens e Rodrigo Diaz irão te receber muito bem. É só perguntar por eles.

Clique na imagem para ampliá-la

USHUAIA BLANCA

Tradições, histórias, aventura, natureza, misticismo, paixões, pioneiros e lendas se encontram nestas paisagens, nos confins do planeta, à porta da Antártica, esse lugar desejado por todos, exótico e complexo se abre para que o descubra, o desfrute e o viva!

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *