05 / 10 / 15

Estácio apoia projeto gratuito de leitura em Maceió

Um ônibus-biblioteca está estacionado na Praça da Bíblia, em Jatiúca, com acervo disponível de mais de 2 mil livros

Estácio apoia projeto gratuito de leitura em Maceió

De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2011 pelo Instituto Pró-Livro e pelo IBOPE, com foco em medir intensidade, forma, motivação e condições de leitura da população brasileira, 18% dos brasileiros não têm acesso a bibliotecas e 75% afirmam não ter o hábito de frequentá-las. Para contribuir com a mudança dessa triste realidade e em comemoração aos seus 45 anos, a Estácio traz à capital de Alagoas o projeto Livros nas Praças, que promove o acesso à cultura e à informação para a população alagoana. Um ônibus transformado em biblioteca, em plena praça da Bíblia, no bairro de Mangabeiras.  Até 10 de outubro, a biblioteca sobre rodas vai estar na Praça da Bíblia, em Jatiúca, com empréstimo gratuito de livros das 10h às 16h.

Para Claudia Andrade, coordenadora da empresa Korporativa Marketing Cultural, o objetivo do Livros nas Praças, que nasceu no Rio de Janeiro há quatro anos, é incentivar o hábito da leitura através do acesso aos livros. “Queríamos levar leitura para os locais onde não existem bibliotecas. Não ter uma biblioteca com diversidade de títulos e a possibilidade de empréstimo é uma barreira hoje em dia. A itinerância do Livros nas Praças quer justamente quebrar essa barreira. Com o ônibus, conseguimos adaptar o espaço à nossa necessidade. Os visitantes podem ler dentro do ônibus, que foi completamente adaptado para o projeto e possui acessibilidade para pessoas com deficiência”.

Para auxiliar os leitores, o espaço conta com a presença de três profissionais: dois monitores literários e uma coordenadora, todos formados na área de literatura. São esperadas em torno de 250 pessoas por dia.

O acervo conta com dois mil títulos, entre livros infantis, juvenis e adultos. Cerca de 70% do acervo são de autores brasileiros, como Ana Maria Machado, Thalita Rebouças, Pedro Bandeira e Monteiro Lobato. Além disso, há 60 livros infantis em braile, alguns com ilustração e áudios, 30 em braile para adultos e ainda 50 livros em homenagem às culturas afro-brasileira e indígena.

Estácio apoia projeto gratuito de leitura em Maceió

Segundo Vagner Souza, diretor da Faculdade Estácio de Alagoas, o acesso aos livros pode mudar o futuro de um país. “A missão da Estácio é educar para transformar. E a leitura é um dos melhores hábitos que crianças e jovens deste país devem adotar para se tornarem cidadãos críticos, criativos e conscientes de seu papel na sociedade. Neste sentido, a vinda do projeto Livro nas Praças, como parte das comemorações pelos 45 anos da Estácio, é muito bem-vinda”, disse.

Maceió é a terceira e última cidade do Nordeste a receber o ônibus-biblioteca da Estácio. Em Salvador, primeira parada do ônibus, mais de mil e quinhentas pessoas, entre crianças, jovens e adultos, puderam aproveitar a estrutura da biblioteca e interagir ainda mais com o mundo dos livros. Aracaju também recebeu o projeto, onde fez um enorme sucesso. O projeto é patrocinado pela Estácio por meio de lei de incentivo federal.

Fonte: Mídia Nova Comunicação

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *