05 / 11 / 15

No 14º Seminário Internacional do PMI SP, Ricardo Vargas aborda como liderança e gestão de projetos se comportam em cenários instáveis

O 14º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos está na reta final. Cada vez mais surpreendente, o evento que acontecerá nos dias 09, 10 e 11 de novembro conta com nomes de grande relevância e reconhecimento no mercado. Entre eles, Ricardo Vargas, especialista em gerenciamento de projetos, portfólio e riscos que foi, nos últimos 18 anos, responsável por mais de 80 projetos de grande porte. Atualmente, é diretor do Grupo de Práticas de Projetos Sustentáveis do Escritório de Serviços de Projetos das Nações Unidas (UNOPS, na sigla em inglês) em Copenhagen, na Dinamarca.

Ricardo Vargas - especialista em gerenciamento de projetos

Ricardo Vargas – especialista em gerenciamento de projetos

Mesmo longe do Brasil, Vargas é completamente ligado ao seu país e também sofre com o cenário que atualmente o Brasil enfrenta. “Nós temos hoje um cenário tão turbulento no Brasil e no mundo que nos perguntamos como a liderança e gestão de projetos podem superá-lo. NA minha palestra, usarei vários exemplos, inclusive de como eu uso o gerenciamento de projetos na minha própria vida para poder direcionar o meu trabalho. Essa palestra que apresentarei é uma das principais do evento e, por isso, fico honrado de poder compartilhar pensamentos com um grande público”.

Ele acredita que o contingente de profissionais que estará presente carrega consigo uma carga diferente este ano. “O público está ansioso e não necessariamente feliz. O Brasil está vivendo um momento complexo, como vários outros momentos complexos que nós vivemos antes. Apesar disso, eu pretendo mostrar que muitos resultados dependem mais de nós mesmos do que das circunstâncias externas. Eu quero usar as técnicas de Gerenciamento de Projetos para contribuir para esse público. Um dos temas que irei apresentar é a utilização do Gerenciamento de Projetos para o desenvolvimento da carreira, bem como o Gerenciamento de Portfólio, escolhendo os projetos certos e direcionando os seus próprios caminhos estrategicamente”, comenta Vargas. O profissional encara a instabilidade política e econômica do Brasil como um desafio que faz “parte do jogo”. “Não podemos esperar a estabilidade para fazer alguma coisa”.

Quanto às contribuições do PMI, Vargas acredita que a instituição seja um agregador de pessoas e de conhecimentos. “Um evento como esse propicia que pessoas que possuem interesses em comum trabalhem juntas. É uma ótima oportunidade de aumentar o networking”.

Buscando provocar discussões, ampliar conteúdos e estimular as reflexões dos participantes, Vargas se entusiasma com o evento. “Para mim, só pelo fato de estar numa sala falando para centenas de pessoas que possuem o mesmo objetivo já é maravilhoso. Traz uma energia enorme, é como se fosse um combustível que me estimula a continuar o meu trabalho. Não só na minha palestra, mas durante todo o evento, é importante que os participantes fiquem completamente antenados, que não percam nenhum detalhe, conversem, perguntem, entendam o que as outras pessoas e empresas estão fazendo, tenham uma participação ativa para fazer crescer seu trabalho”, finaliza.

Serviço:
14º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos

Local: Centro Fecomercio de Eventos
Rua Dr. Plinio Barreto, 285
Bela Vista – São Paulo – SP
Dias 09, 10 e 11 de novembro de 2015
Inscrições pelo site:http://sigp.org.br/seminario-2015/

Fonte: Eliana Zani – Omnipress Comunicação Empresarial

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *