22 / 03 / 16

BERTA LORAN: “90 Anos de Humor – Uma Homenagem ao Talento da Atriz por João Luiz Azevedo”

No dia 23 de março a atriz Berta Loran vai comemorar seus 90 anos no Teatro Oi Casa Grande recebendo homenagem do produtor cultural João Luiz Azevedo com o lançamento de seu livro biográfico, documentário, exposição e show inédito.

BERTA LORAN

BERTA LORAN

O livro “BERTA LORAN: 90 Anos de Humor – Uma Homenagem ao Talento da Atriz por João Luiz Azevedo” é apresentado na forma de uma grande entrevista, perguntas e respostas, da atriz Berta Loran ao produtor João Luiz Azevedo, contando, de forma coloquial, um pouco da vida, carreira e cotidiano dessa grande atriz. Sua infância pobre no gueto de Varsóvia e a vinda para o Rio de Janeiro com seus pais, irmãos e tios, seus casamentos, seus colegas de profissão, religião, política, teatro, TV, música, cinema, casos pitorescos vividos em família e em cena, enfim, um pouco de tudo.

A trajetória da pequena Basza Ajs, nascida na Varsóvia em 1926, a saída da Polônia, ainda  menina, até a chegada ao Brasil, em 1937, instalando-se na cidade do Rio de Janeiro, onde iniciou sua grandiosa carreira artística, passando pelas principais emissoras de TV até chegar a Rede Globo, onde participou de (quase) todos os programas humorísticos da emissora – de “Bairro Feliz” (1966) a “Zorra Total” (2004) –, isso sem falarmos das telenovelas, seriados e minisséries alegrando seu fiel público durante mais de 50 anos.

No livro, Berta fala da família, dos maus-tratos sofridos na Polônia por sua condição de judia, narra sobre os que vieram ao Brasil e dos que ficaram e morreram na Segunda Guerra Mundial. Igualmente se refere à escola pública onde estudou, ao início da vida no Teatro  Judaico (Teatro Idiche) no Rio de Janeiro, passando por suas temporadas de sucesso em Buenos Aires, em revistas na Praça Tiradentes e, por seis anos, em Portugal, ao lado dos grandes nomes do teatro lusitano, da época. Raul Solnado foi seu companheiro de cena em várias revistas.

A obra é de uma sensibilidade e veracidade que cativam o leitor desde a primeira linha, até o final do livro, emocionando, fazendo rir, chorar, pensar e repensar a vida, ante a tantas coisa de valor duvidoso desse grande Brasil. “Berta é um exemplo de luta, dedicação e coragem  para se enfrentar os desafios que a vida de artista impõe. É uma mestra em driblar os problemas do dia a dia com seu empenho e bom humor, receita para um viver mais consciente e emocionante, nos embriagando, nessa obra, com sua história pessoal e algumas revelações dos bastidores do meio artístico brasileiro”, declara João Luiz Azevedo.

O prefacio do livro foi escrito pelo diretor de musical Claudio Botelho, a apresentação (orelha do livro) é assinado pela “diva” Bibi Ferreira e conta ainda com cartum exclusivo do Ique Woitschach e depoimentos de mais de 120 colegas da classe artística, jornalistas e familiares, entre eles Jô Soares, Ari Fontoura, Ney Latorraca, Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, Claudia Raia, Charles Moeller, Cininha De Paula, Renato Aragão, Marcius Melhem, Tom Cavalcante, Luis Gustavo, Claudia Jimenez, Arlete Salles, Rodrigo Sant’Anna,  Débora Bloch, Edson Celulari, Osmar Prado, David Pinheiro, Castrinho, Heloísa Périssé, Tereza Rachel, Dedé Santana, Nélson Freitas, Ari Toledo, Rodrigo Fagundes, Orlando Drummond, Antonio Pedro, Emiliano Queiroz, Elke Maravilha, Paulo Silvino, Eliezer Mota, Bemvindo Sequeira, Rogéria, Jane Di Castro, Nizo Neto, Katiuscia Canoro, Murilo Benicio, Claudia Mauro, Gracindo Jr, Cauã Reymond, Solange Couto, Marcos Oliveira, Teresinha Elisa, Juca Chaves, Mauricio Sherman,  jornalistas Leda Nagle e Lucia Leme, as autoras de telenovelas Duca Rachid & Thelma Guedes, o bailarino português Carlos Mendonça, a atriz portuguesa Florbela Queiroz, que trabalharam com a Berta, de 1957 a 1963 em Portugal e o ator português e fã Miguel Villa, o todo poderoso Boni e até a crítica teatral Barbara Heliodora, concedido pouco antes de sua morte.

Berta justifica no livro o que sempre disse em suas entrevistas e shows: “A história da minha família é muito engraçada!”.

SOBRE  A ATRIZ

Vale lembrar que, apesar da idade, BERTA LORAN encontra-se lúcida e trabalhando.

No final do ano passado/ 2015, a atriz participou do quadro – “O Grande Plano” – no Programa “Fantástico” da Rede Globo, ao lado da Elke Maravilha e a ex-porta bandeira da Portela, Vilma Nascimento.

BERTA LORAN teve destaque nas novelas “Cordel Encantado” (2011) e “Cama de Gato” (2009) de Duca Rachid e Thelma Guedes, e “Amor Com Amor Se Paga”, onde interpretou a inesquecível “Frosina” ao lado do “Sr Nono” vivido pelo Ari Fontoura.

Participou também dos principais programas de humor: “Zorra Total” (onde interpretou a portuguesa “Maria” ao lado do Agildo Ribeiro), “Escolinha do Professor Raimundo” (onde interpretou a portuguesa “Manuela D’Além Mar” e a judia “Sara Rebeca”), “Viva o Gordo” ( ao lado de Jô Soares, Agildo Ribeiro e grande elenco), “Satiricon”, (ao lado de Agildo Ribeiro, Paulo Silvino, Jô Soares, Renato Corte Real, Luiz Carlos Miele), “O Planeta dos Homens” onde interpretou a personagem “Aurélia”, “Faça Humor, Não Faça Guerra” e “Balança Mas Não Cai”.

No cinema, participou dos filmes “Até que a Sorte nos Separe 2” (2013) ao lado de Leandro Hassum e Jerry Lewis, “A Guerra dos Rocha” (2008) com a direção do Jorge Fernando, “Polaróides Urbanas” (2006) direção do Miguel Falabella, dentre muitos outros.

No teatro, ela participou de grandes comédias do passado, como “O Peru” (1963) de George Feydeau, “Boeing Boeing” (1964) direção de Adolfo Celi,  “Como Vencer na Vida Sem Fazer Força”(1965) com direção de Augusto César Vannucci, “Cinderela do Petróleo” (1966) de João Bethencourt, “Alegro Desbum” (1973) de Oduvaldo Viana Filho, “Camas Redondas e Casais Quadrados” (1974), com tradução de João Bethencourt e direção de José Renato, “Três Solteironas Balançando o Rambo” (1991) de Zilda Cardoso, “As Tias de Mauro Rasi” (1996), o infantil “Os Dálmatas – O Musical” (1997) onde interpretava o personagem da malvada “Cruela Cruel”, que fora interpretada nos cinemas por “Glen Close”,“Até Que as Sogras nos Separem”, “Quem Vai Ficar com a Velha?” e “Pais Criados, Trabalhos Dobrados”, de Moacyr Veiga, além de seus 2 show solos “Divirta-se Com Berta Loran” (1980 e 1994) e “Ainda Estou Aqui!” (2002).

O livro  “BERTA LORAN: 90 Anos de Humor – Uma Homenagem ao Talento da Atriz por João Luiz Azevedo”  faz rir, faz pensar, faz emocionar, faz chorar. É um ensinamento para os jovens atores, um exemplo para todos que tentam passar pela vida, usufruindo, do que ela tem de melhor. E ela sabe, como ninguém, VIVER! E é por essas e muitas outras que ela será homenageada, por todo esse ano em que comemora 90 anos de idade e muito bom humor!

Equipe do Projeto “BERTA LORAN: 90 ANOS DE HUMOR”

Equipe do Projeto “BERTA LORAN: 90 ANOS DE HUMOR”

EQUIPE DO PROJETO “BERTA LORAN: 90 ANOS DE HUMOR”

João Luiz Azevedo, jornalista e produtor cultural; autor do livro e produtor do projeto;

Angela Zaremba, fotógrafa;

Dan Strougo, curador e produtor de arte da exposição no Oi Casa Grande;

Teca Nicolau, curadora da exposição que ocupará a Sala Carlos Couto / Teatro Municipal de Niterói do dia 29/03 a 29/05;

Pedro Cadore, Roteirista e Diretor do filme.

SERVIÇO:

Lançamento do Projeto “BERTA LORAN: 90 Anos de Humor”.

Local: Teatro Oi Casa Grande que estará aberto ao público.

Endereço: Rua Afrânio de Melo Franco 290 – Leblon  – Tel. (21) 2511-0800

Dia 23 de Março (quarta-feira) 

Livro biográfico da atriz (Preço de R$ 50,00)

Confira a programação:

Documentário + exposição + show com convidados especiais e coquetel.

19h – Lançamento do Livro “BERTA LORAN: 90 Anos de Humor – Uma Homenagem de João Luiz Azevedo ao Talento de Berta Loran” e Abertura da Exposição em homenagem à atriz.

20h – Lançamento do Vídeo em homenagem à Berta Loran.

21h – Show em Homenagem a Berta Loran com a participação especial dos atores Bemvindo Sequeira, Eliezer Mota, Jane Di Castro, Rogéria, Adrén Alves e Clarita Paskim, além da própria Berta Loran.

Dia 29 de Março (terça-feira)

Local: Sala Carlos Couto / Teatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua Quinze de Novembro 35 – Centro – Niterói – Tel. (21) 2620-1624.

Programação

18h – Abertura da Exposição em homenagem à atriz com curadoria de Teca Nicolau e lançamento do Livro “BERTA LORAN: 90 Anos de Humor – Uma Homenagem de João Luiz Azevedo ao Talento de Berta Loran”.

19h30– Lançamento do vídeo em homenagem à Berta Loran.

Do dia 29/03 a 29/05:

De 3ª a 6ªf das 10h às 18h

Sábados e Domingos das 15h às 18h

Informações: João Luiz Azevedo (21) 98481-0933.

Fotos: Angela Zaremba – Outras fotos – acesse:

http://angelazaremba.pixieset.com/guestlogin/bertadigitalizadasangela
http://angelazaremba.pixieset.com/guestlogin/bertafotosatuaisangelazaremba
http://angelazaremba.pixieset.com/bertaretratos

 

Isabelle Accioly

Moda, Beauty & LifeStyle @isabelle_acciolyJornalista (MTB 1469/AL), formada em Marketing e Administração Financeira pela FAL- Estácio de Sá (AL) e especialista em Moda e Jornalismo de Moda pela Faculdade Estácio de Sá (RJ). Belle Accioly é apresentadora de TV da TV EVDCIA, fashion blogger, consultora de moda, imagem e estilo, figurinista e produtora de moda para filmes, TV e cinema. Atualmente faz parte do elenco do programa "Mais Estilo", da TV Mar, apresentando o quadro de Moda&Beleza; jornalista de Moda do Jornal Primeira Edição (impresso e on line); Revista AutoEstima (Curitiba-PR), Revista 100Fronteiras (Foz do Iguaçú/PR), maceio40graus.com.br e da revista eletrônica glorinhacohen.com.br (São Paulo-SP); Diretora de Marketing & Comercial da Revista Evidência Cosmopolita, revistaevidencia.com e TV Evidência. Foi colaboradora do site Ciro Batelli - Unique Style (SP), Jornal Ponta Verde (AL) e Jornal 40graus (AL); apresentou o programa de TV, "Gente em Evidência" (SBT), e atuou como jornalista-repórter nas emissora de Tv: MTV/NE e TV 40graus (Canal Net e youtube). Atual Relações Públicas da Mídia Brasil Associados (MBA); Diretora Regional da Abraccone (Associação Brasileira de Comunicadores e Colunistas Norte/Nordeste) seção Alagoas; filiada a Febraccos e Alacos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *