28 / 04 / 16

CAU/AL abre fórum permanente sobre Plano Diretor de Maceió

(Imagem Internet)

(Imagem Internet)

Como resultado das reuniões realizadas pelo grupo de trabalho (GT) sobre o tema “Política urbana e ambiental” promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas – CAU/AL, coordenadas pelo conselheiro estadual Edgar Francisco do Nascimento Filho, o CAU/AL abriu um fórum de discussão permanente para participação dos profissionais de arquitetura e urbanismo de Alagoas.

O CAU/AL disponibiliza três propostas de interferências de melhorias redigidas pelos participantes das reuniões de discussão de revisão do Plano Diretor de Maceió, que aconteceram durante sete reuniões. A ideia é que as propostas redigidas durante as sete reuniões também sofram intervenções de outros arquitetos que não participaram das discussões.

“Estamos propondo um fórum permanente sobre o Plano Diretor de Maceió. Os profissionais podem fazer download do material e fazer as suas sugestões de melhorias, críticas. Vamos ficar analisando isso e adaptando o material antes de apresentarmos ele aos vereadores de Maceió”, explicou Edgar.

As propostas foram construídas ao longo de sete reuniões e participação de 40 profissionais de arquitetura e urbanismo, que discutiram temas como Código de Urbanismo e Edificações, Instrumentos de Políticas Urbanas, Acessibilidade, Zoneamento e Infraestrutura Urbana. É possível clicar no grupo de sua preferência e dar uma contribuição para a construção do documento que será entregue à Câmara de Vereadores de Maceió.

MACROZONEAMENTO

 A proposta de Macrozoneamento para Maceió traz em seu projeto material sobre elementos estruturantes da paisagem de Maceió: oceano, laguna, planícies, tabuleiros, grotas, encostas e riachos. Ele também trata do relevo e a conformação da cidade-baixa, da cidade-alta e da cidade-das-grotas-e-encostas.

O conteúdo tem ainda textos sobre planícies, os tabuleiros e o sistema hidrográfico de Maceió. Em sequência, principais vetores e tendências de crescimento do tecido espacial urbano. O Sistema viário estruturador da cidade e, antes da síntese das propostas, uma reflexão sobre o Vale do Reginaldo: transporte de massa, parque linear, servidão de infraestrutura e novas centralidades.

ACESSIBILIDADE

 No conteúdo dos parâmetros relacionados à acessibilidade, o texto traz como base algumas normas e leis, como a Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que instituem a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), a Lei Federal nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para promoção de acessibilidade, a Lei Federal nº 10.257, de 10 de julho de 2001, de Diretrizes Gerais de Política Urbana (Estatuto da Cidade) e a Lei Federal nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que institui as Diretrizes de Política Urbana Nacional e Mobilidade Urbana, além do constante na já referenciada Lei Brasileira de Inclusão.

Dentre eles, os temas principais debatidos são a igualdade e não discriminação, o atendimento prioritário, as diretrizes fundamentais: à vida; à habilitação e à reabilitação; à saúde; à educação; à moradia; ao trabalho; à assistência social; à previdência social; à cultura; ao esporte; ao turismo e ao lazer; e ao transporte e a mobilidade.

CÓDIGO DE EDIFICAÇÕES DE MACEIÓ

A proposta traz sugestões para alteração dos parâmetros relativos ao dimensionamento das aberturas para obtenção de ventilação natural e iluminação natural do Código de Edificações de Maceió.

No material, explicações sobre as aberturas da entrada de vento, com ilustração de tipo de janelas, seu percentual de abertura para iluminação e ventilação natural para diferentes tipologias de esquadrias.  O texto trata ainda de abertura de entradas do ar dos poços verticais, abertura de saída do ar dos poços verticais, fator de compensação para diferentes refletâncias do ambiente e outros detalhes.

Fonte: New Pubb – Beatriz Nunes

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *