09 / 05 / 16

AREIA VERMELHA – BANDEIRA AZUL

BANDEIRA AZUL

O Parque Estadual de Areia Vermelha, localizado em Cabedelo, no litoral Norte da Paraíba – a 18 km de João Pessoa – pode ser a primeira praia do Nordeste a ser certificada dentro do programa Bandeira Azul. A coordenadora técnica de Estudos Ambientais da Superintendência de Administração do Meio Ambiente, Cristina Vasconcelos, afirmou que ambientalistas do programa já estiveram conhecendo a área e entregaram um relatório com os principais critérios que deverão ser adotados pela Governo do Estado em parceria com a prefeitura de Cabedelo. De acordo com a coordenação do Bandeira Azul, as características da praia (Areia Vermelha) a tornam única dentro do programa no Brasil.

A área da praia compõe o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, criado em 2000. A areia com tom avermelhado tem relação com a substância liberada pelas algas vermelhas que habitam os recifes de corais da região. O local abriga significativa biodiversidade marinha e espécies ameaçadas de extinção. No Brasil, apenas quatro praias são certificadas com a Bandeira Azul: Prainha (Rio de Janeiro); Praia do Tombo (Guarujá/SP); Praia de Palmas (Governador Celso Ramos/SC); e Lagoa do Peri (Florianópolis/SC).

MAPA TURÍSTICO

O Mapa Turístico da Paraíba teve uma redução de 92 municípios, após um período de discussões, orientações e capacitações que durou mais de cinco meses. Está no Mapa aquele município cujo os gestores pretendem priorizar parte dos orçamentos da cidade nas atividades turísticas. Dos 92 municípios, são estão no Mapa e aparecem pela primeira vez com status de cidades turísticas. São: Alagoa Nova, Belém, Salgadinho, Triunfo, Serão oito regiões turísticas. Agreste, Brejo, Cariri, Costa das Piscinas, Rota Aventuras nas Serras, Trilhas dos potiguaras, Vale dos Dinossauros, e Vale dos Sertões.

Você poderá conferis tudo isso de perto no maior Festival de Turismo do Norte Nordeste do Brasil, o Festival JPA, um evento que tem o objetivo de reunir grupos hoteleiros, agências, operadoras, consolidadoras e secretarias de turismo para promover a integração do setor e oferecer novos produtos ao mercado. O festival recebe feira, rodada de negócios e diversas capacitações. Desde a sua realização em 2009, o Festival vem sendo organizado pelo João Pessoa Convention & Visitors Bureaue e Sophistiqué Eventos, integrando os setores envolvidos no turismo.

Em sua 6ª edição o Festival JPA já vem superando todas as expectativas onde reunirá mais uma vez no Centro de Convenções de João Pessoa, mais de 200 stands, aproximadamente, até agora, 3.500 profissionais do turismo e mais de 560 expositores nacionais e estrangeiros.

Tropical Tambaú Resort – João Pessoa – PB

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *