20 / 06 / 16

GRAN LEGADO CHAMPERNOISE É ELEITO O MELHOR ESPUMANTE DO PAÍS

Pela terceira vez em seis anos, espumante produzido no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, lidera premiação da maior feira de vinhos da América Latina.


O Gran Legado Brut Champenoise foi eleito o melhor Espumante Brasileiro no TOP TEN, ranking dos melhores rótulos participantes da 20ª ExpoVinis Brasil, realizada entre os dias 14 e 16 deste mês, em São Paulo.  A maior feira de vinhos da América Latina traz anualmente ao País alguns dos principais produtores vitivinícolas mundiais e reúne os players do segmento para debater e conhecer as novidades do setor. É a terceira vez que o espumante recebe a distinção, da qual foi vencedor em 2010 e 2014.


O TOP TEN contempla dez categorias entre espumantes e vinhos, nacionais e importados. Os premiados em 2016 foram escolhidos por um renomado grupo de especialistas do segmento, como Manoel Beato, sommelier-chefe do grupo Fasano. Completaram a lista Marcelo Copello (Revista BACO), Celito Guerra (Embrapa-RS), José Luiz Borges (ABS-SP), José Luiz Pagliari (SENAC-SP), José Maria Santana (revista Gosto), Márcio Oliveira (Site Vinotícias), Mario Telles Junior (ABS-SP), Ricardo Farias (ABS-Rio), Roberto Gerosa (Blog do Vinho), Marcel Miwa (Prazeres da Mesa) e Luiz Horta (O Globo). O consultor Jorge Lucki – único membro brasileiro da tradicional Académie Internationale du Vin – presidiu o júri do concurso.

Elaborado a partir das variedades Chardonnay e Pinot Noir, cultivadas em vinhedos próprios da vinícola, no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, o Gran Legado Brut Champenoise é produzido pelo processo clássico ou champenoise (como o champagne francês) com a segunda fermentação na garrafa. O produto se apresenta com coloração amarelo-palha e reflexos brilhantes, aroma intenso e combina notas muito complexas que lembram frutos frescos mesclados às maduras das leveduras, amêndoas e frutos secos. No paladar, preserva a elegância e o frescor característicos do espumante com um volume de boca que o torna intenso e prolongado.

De acordo com o enólogo da vinícola, Christian Bernardi, o espumante é consequência de 24 meses de maturação, sob perfeitas condições de temperatura. “Esse tratamento possibilitou um amplo desenvolvimento de aromas e enriquecimento das propriedades gustativas. O resultado é um espumante de alta qualidade”, destaca o enólogo.

PREMIAÇÕES DO GRAN LEGADO BRUT CHAMPENOISE

2016

TOP TEN EXPOVINIS BRASIL. Brasil. Premiação: Medalha de Ouro – Melhor Espumante Nacional
CONCOURS MONDIAL DE BRUXELLAS. Bulgária. Premiação: Medalha de Prata
INTERNATIONAL WINE CHALLENGE. Inglaterra. Premiação: Medalha de Bronze

2015

VINALIES INTERNATIONALES 2015. França. Premiação: Medalha de Prata

2014

DECANTER WORLD WINE AWARDS. Inglaterra. Premiação: Comenda
CITADELLES DU VIN. França. Premiação: Medalha de Ouro
TOP TEN EXPOVINIS BRASIL. Brasil. Premiação: Medalha de Ouro – Melhor Espumante Nacional

2013

IWSC INTERNATIONAL WINE AND SPIRITS COMPETITION. Londres. Premiação: Medalha de Bronze
IWC INTERNATIONAL WINE CHALLENGE. Londres. Premiação: Medalha de Bronze

2012

IWC INTERNATIONAL WINE CHALLENGE. Londres. Premiação: Menção Honrosa
IWC INTERNATIONAL WINE CHALLENGE. Londres. Premiação: Medalha de Ouro
BACCHUS. Espanha. Premiação: Medalha de Prata
CIVB – INTERNACIONAL DE VINHOS DO BRASIL. Brasil. Premiação: Medalha de Ouro

2011

IWC INTERNATIONAL WINE CHALLENGE. Londres. Premiação: Medalha de Ouro
CONCORSO INTERNAZIONALE VINITALY. Itália. Premiação: Grande Menção
7º CONCURSO DE ESPUMANTE BRASILEIRO. Brasil. Premiação: Medalha de Ouro

2010

MUNDUS VINI. Alemanha. PRATA
IWC INTERNATIONAL WINE CHALLENGE. Londres. Premiação: Recomendação Honrosa
EFFERVESCENTS DU MONDE. França. Premiação: Medalha de Prata
EXPOVINIS. Brasil. Premiação: Medalha de Ouro – Melhor Espumante Nacional

2009

INTERNATIONAL WINE SPIRITS COMPETITION. Londres. Premiação: Medalha de Prata
IWC INTERNATIONAL WINE CHALLENGE. Londres. Premiação: Menção Honrosa
VINALIES INTERNATIONALES. França. Premiação: Medalha de Prata

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *