29 / 07 / 16

FALANDO DE TURISMO – por Jeff Severino

BALEIAS FRANCAS

Clique na imagem para ampliá-la

A praia do Rosa, quintal do Enrique Litman, presidente do Instituto baleia Franca e CEO do Vida, Sol e Mar Eco Resort & Beach Village está cheio de Baleias Francas, fazendo a festa para o deleite dos turistas que por lá estão para ver essas gigantes do mar. A temporada delas começou com toda a pompa e circunstância.

NOIVAS & VINHOS

 

A tradicional Mercearia do Vinho Apresenta 2ª Edição do ROADSHOW “Vinhos & Noivas” em Florianópolis. A intenção é criar interação e apresentar novas oportunidades e facilidades para que essa data “Seu Casamento”, seja algo prazeroso e de grande satisfação! O evento acontece no próximo dia 18/09/2016 das 12:00hs às 20:00hs e a entrada é gratuita. Mais informações e reservas poderão ser obtidas no telefone abaixo., inclusive pré cadastro para os parceiros e expositores já que a Mercearia Do Vinho disponibiliza o local e estacionamento coberto e gratuito. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a formalização da pré inscrição, confirmação de aprovação. Mais informações pelos telefones (48) 3371-7088, 48 8411-0001- Vanessa Oliveira e 48 9927-8708 – João Meurer, e pelo e-mail: vanessa.oliveira@merceariadovinho.com

Nesta quinta tem Jazz & Happy Hour do “O Benedito Ristobaretto” com o chef Helton Costa. Faça sua reserva. 

GOL CONTRA

Faltando pouco para as olimpíadas os “puxadinhos” não estão somente no solo, mas no ar também. Pense num sujeito que compra suas passagens aéreas com muita antecedência para o Nordeste, com conexão obrigatória em Guarulhos, evitando fazer conexão no Rio de Janeiro em época olímpica. Tudo acertado o sujeito compra o transfer, pensa em levantar voo às 07:15hs da manhã e chegar em seu destino antes das 13:00hs, indo direto resort all inclusive para o devido almoço. Agora, faltando menos de uma semana para o voo a empresa entra em contato dizendo que seu voo foi cancelado. Pense !!! Te colocam em outro voo, saindo bem mais tarde e chegando ao teu destino só às 16hs, para depois pegar o transfer, perdendo um dia das tuas férias. Teus assentos pré reservados já não são mais possíveis e você terá que acomodar-se na fileira 30, quase dentro do banheiro. 

A GOL CONTRA não oferece nenhum upgrade, nenhum almoço, nada ! Apenas te reloca em outro voo ou propões devolver o que você já pagou sendo que hoje você não compraria outra passagem em qualquer outra companhia aérea pelo valor já pago. Custaria quase ou mais do que o dobro. Te sugerem então antecipar teu voo para um dia antes, mas sequer pagam as despesas de hotel a qual deverá correr por tua conta, isto é, em outras palavras: “DANE-SE”! Isso tudo com as bençãos da ANAC, PROCON e sei lá mais quem.  A quem reclamar? O consumidor na GOL, só tem obrigação. Imagine isso acontecendo com os turistas nacionais e internacionais chegando para as olimpíadas? GOL, se puder, evite, pois essa é a tal promoção deles.

CONSELHO DE TURISMO

Assumiu a presidência do Conselho de Turismo de Santa Catarina o amigo Rogerio Siqueira, CEO o Parque Beto Carrero World. Na foto sendo prestigiado pelo Presidente da ABAV de Santa Catarina, Eduardo Loch. 

DIA DOS PAIS NO INFINITY BLUE

Cada dia que passa os hóspedes ficam mais pertinho deles! Sábado, dia 13 de agosto, é dia de Roupa Nova no Projeto Intimidades no Infinity Blue Resort & Spa, comemorando o Dia dos Pais. Um grande show bem  intimista e exclusivo no Resort & Spa. 

TEMPORADA DE NEVE

Clique na imagem para ampliá-la

Ushuaia está uma beleza! completamente branca de tanta neve e os brasileiros, a imensa maioria, fazendo a festa na cidade, no shopping, nos casinos, no Cerro Castor e nas demais estações invernais. Na semana que passou puderam assistir a decida das tochas, um evento bem tradicional no Cerro Castor, onde os esquiadores descem a montanha, a noite com tochas nas mãos, embalados por aplausos e muito som com DJs residentes e convidados. 

Clique na imagem para ampliá-la

João Begé fez as honras da casa com seu tradicional discurso dando boas vindas a todos e a noite seguiu em clima de muita festa para os brasileiros que chegam de avião, de motos, motorhomes, expedições inclusive de Floripa. Acreditem ou não, mas tem muito “Manezinho da Ilha” por lá. 

A Ana Lucia, do Cilene del Faro nos recebe muito bem e ficar em seu hotel, nossa casa por lá, já é tradição, pois a Ana é brasileiríssima e já rolou até feijoada.

Linda vista aérea de Ushuaia completamente nevada. Da para ver todo o Canal de Beagle, o aeroporto, enfim, todo o centro. Diga-se de passagem que o aeroporto, um dos 10 melhores do mundo e que opera com qualquer tempo, está localizado uns 10 minutos do centro da cidade, dentro do Canal de Beagle. 

Clique na imagem para ampliá-la

GESTÃO DA EMBRATUR

 

Vinícius Lummertz, presidente da Embratur, durante encontro com funcionários e servidores do Instituto

Em reunião com os funcionários do Instituto Brasileiro de Turismo, o presidente Vinícius Lummertz se comprometeu a estudar, junto com a diretoria e com os representantes dos demais setores, propostas que possam trazer melhorias à gestão do Instituto. Foi o primeiro encontro mais amplo com o grupo de servidores e funcionários da Embratur após o retorno de Lummertz à presidência do Instituto, na semana passada. De acordo com o presidente do Instituto, para se ter uma Embratur renovada, inteligente e competente é preciso, antes de mais nada, haver um orçamento independente para se trabalhar melhor. “Além disso, é impossível avançar sem investir no corpo técnico em capacitações, interligações entre as áreas e planos de cargos eficazes para, dessa forma, obtermos os resultados esperados”, disse.

BIKE NIGHT EM BONITO

Começa nesta quinta-feira (28) a edição 2016 do Festival de Inverno de Bonito (FIB), no destino de ecoturismo em Mato Grosso do Sul. Adeptos do ciclismo encontram na programação uma opção a mais de diversão no evento que reúne arte, cultura e música.  Trata-se do “Bike Night” , passeio que acontece no sábado, 30 de julho, no qual serão percorridos cerca de 20 km pela tradicional “Rota Boiadeira”. Durante a trilha, muita estrada de terra, cascalho, erosão, mata fechada e um visual único para contemplar a cidade de Bonito e curtir o céu estrelado. Após a “Rota Boiadeira” haverá uma equipe para acompanhar os ciclistas em outro local, finalizando o passeio com um banho no rio Formoso. Já fiz isso, espetacular !

CAVALGADA HISTÓRICA

 

Cerca de 50 cavaleiros farão uma cavalgada histórica de 110 km pela Estrada Velha de Guarapuava, com passagem por diversos roteiros turísticos regionais de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha, São Miguel do Iguaçu, Matelândia e Céu Azul, de 12 a 14 de agosto. Há exatos cem anos, Santos Dumont percorreu o trajeto das Cataratas do Iguaçu à capital do estado no lombo de um cavalo para pedir ao governador do Paraná, na época, Affonso Camargo, a desapropriação das terras e para tornar aquele lugar acessível a toda a humanidade. O feito deste brasileiro colaborou para a criação do Parque Nacional do Iguaçu e proteção de uma riquíssima biodiversidade no entorno da unidade de conservação. Mais do que homenagear a contribuição de Santos Dumont para a região, os cavaleiros irão viver um pouco desta experiência de andar a cavalo pela antiga via, que teve um papel fundamental para o desenvolvimento regional. Serão três dias de muita cavalgada, histórias e encontros com produtores rurais e moradores da região.

O roteiro dos cavaleiros será recheado de muita cultura, história e ambiente natural. A atividade começará na sexta-feira, 12, às 6 horas, com a bênção dos animais, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, localizada na BR-469, próximo à entrada do Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu. Do local, os participantes seguirão montados em seus cavalos, com apoio de uma comitiva da organização composta por um caminhão de boiadeiro e carros com equipe de auxílio aos cavaleiros e aos animais. As vagas são limitadas a 50 participantes. A inscrição inclui: seguro pessoal; alimentação (café da manhã, almoço e jantar); chapéu oficial do evento; alojamento nos dois locais de pouso; apoio de caminhão de boiadeiro; hidratação e cuidado com os animais. Para realizar sua inscrição, entre em contato com Pedro Fogaça pelo telefone celular (45) 8806-8857, que também atende por WhatsApp.

Realização – A cavalgada histórica pela Estrada Velha de Guarapuava e roteiros turísticos regionais – 100 Anos da Passagem de Santos Dumont pela Região do Parque Nacional do Iguaçu é uma realização do Instituto Cataratas e da Fundação SOS Mata Atlântica, com o apoio do Parque Nacional do Iguaçu – ICMBio, Agência de Desenvolvimento Turístico Cataratas e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur Cataratas e Caminhos) e prefeituras de Serranópolis do Iguaçu, Matelândia e Céu Azul.

SEMINÁRIO DE TURISMO

Um evento debaterá nichos turísticos no Vale do Paraíba, interior paulista. Trata-se do Seminário Turismo de Experiência 2016, que acontecerá em 03 de agosto, quarta-feira, das 09h às 15h, no Hotel Clube dos 500 em Guaratinguetá (SP). Durante o seminário serão apresentados dois segmentos que crescem no Brasil: o Turismo de Luxo e o Turismo Religioso: “O seminário reunirá especialistas para contar exemplos e cases, além de oferecer ao público mais conteúdo”, comenta Marcos Junior Oliveira, organizador da iniciativa. “Toda a programação foi desenhada tendo referências cases de El Salvador e Curaçao”, afirma Oliveira.

São esperados 50 participantes entre agentes de viagens, operadores, hoteleiros e profissionais do turismo do Vale do Paraíba. O Seminário Turismo de Experiência 2016 conta com o patrocínio de Curaçao e do Escritório Comercial de El Salvador em São Paulo. Apoiam o evento a Onìlé Viagens, Double Task, Hotel Clube dos 500, AGCTUR, Lomman Studio Design, CNTur, Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Campos do Jordão Convention Bureau, Circuito Mantiqueira, Festival de Turismo de Gramado (Festuris), AVIESP e Avianca. São parceiros de mídia o Imprensa e Mídia, Diário do Turismo, MICE Business, Revista Empresas do Valle e Revista Ribeirão Connection.

FESTIVAL JPA

O maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil confirma a participação do Hotel Parque da Costeira de Natal – Natal, situado em uma das melhores localizações de Natal, a Via Costeira, e a 35km do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, o hotel está rodeado pela segunda maior floresta urbana do mundo. São apenas 7km até seus nossos hóspedes podem desfrutar de momentos de diversão e lazer em uma das suas oito piscinas, com direito a toboágua, cascata, bar molhado, academia, quadra de tênis, salão de jogos, pista de cooper com deck, costeira kids e equipe de Lazer e recreação permanentes.

Confirmou também o all inclusive e recém premiado com o Certificado de Excelência da TripAdvisor, o Hotel Marsol Beach Natal, considerado um dos melhores hotéis em Natal por sua qualidade no atendimento, conforto e localização fantástica, a beira mar. São 144 apartamentos, todos com vista para o mar e diferenciados pelas categorias Standard, Luxo Jacuzzi, Luxo Beach Front, Suite Jacuzzi, Suite Beach Front e Bangalô. 50 jacuzzis, distribuídas em frente aos apartamentos Luxos e Bangalô. Parque aquático com quatro piscinas, quadras de tênis, vôlei de praia, quadra poliesportiva e fitness. Atividades diurnas de entretenimento com exercícios de caminhada, hidroginástica, jogos aquáticos, aulas de dança, Kids Club, entre outras.

O Festival do Turismo de João Pessoa é um evento cujo objetivo é reunir grupos hoteleiros, agências, operadoras, consolidadoras e secretarias de turismo para promover a integração do setor e oferecer novos produtos ao mercado. O evento recebe feira, rodada de negócios e diversas capacitações. O Festival vem sendo organizado pelo João Pessoa Convention & Visitors Bureau e Sophistiqué Eventos, com o intuito de integrar os setores envolvidos no turismo.

44ª ABAV EXPO E 46º BRAZTOA

Uma semana após a abertura do credenciamento, a 44ª ABAV – Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa já alcança perto de 1,5 mil profissionais inscritos. As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, pelo site www.abavexpo.com.br até o dia 15 de agosto. Após essa data o credenciamento só poderá ser feito no local do evento, ao custo de R$ 60. Associados ABAV têm gratuidade permanente e os localizados fora da capital paulista ainda podem emitir até cinco ADs 90 por CNPJ. As inscrições para as caravanas aéreas e rodoviárias também já estão disponíveis para os profissionais previamente credenciados. A organização está a cargo das 27 ABAVs regionais e das entidades congêneres AirTkt, Aviesp, Avirrp e Braztoa. Informações também pelo e-mail caravanas@abavexpo.com.br. A 44ª ABAV Expo Internacional e Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa acontece entre os dias 28 e 30 de setembro (quarta a sexta-feira, das 12h às 20h), no Expo Center Norte (SP).  

FESTURIS, POTENCIAL PARA NEGÓCIOS

Alguns eventos realizados no Brasil servem como um marco importante na fixação de marcas e fidelização dos consumidores. Um dos maiores eventos é o FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo, considerada uma das mais importantes feiras da América Latina em geração de negócios turísticos. Participam da feira milhares de empresários, agentes, marcas e profissionais do setor de todo o Brasil e do mundo, além de agentes de viagem e empresários, em um espaço de 22 mil metros quadrados que recebe mais de 2500 marcas e, entre elas, 65 países destinos internacionais. O fato de o evento ser realizado na cidade de Gramado, uma das mais turísticas do Brasil, potencializa o evento que completa 28 anos de realização ininterrupta em 2016.

Explorar este potencial turístico do público brasileiro é importante e a consolidação da imagem de cada região só será efetiva, a partir do momento que ela se destaque e se apresente dentro da feira de forma independente, potencializando a marca e dando destaque para os seus produtos. Exibir seu destino e seu principal produto dentro da feira no Brasil pode trazer um resultado expressivo em negócios e novos visitantes de forma imediata. Só em 2015, o FESTURIS Gramado teve um impacto de R$ 212 milhões em geração de negócios entre os participantes.

BELLA DA SEMANA

Estreou nesta quarta-feira, 27 de julho, a segunda parte do ensaio da modelo Katlen Oliveira no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Ela, que tem 23 anos, está concorrendo ao título de Musa do Brasileirão pelo Figueirense e ama futebol. 

PARA VER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *