26 / 10 / 16

ABAV-SC & BRAZTOA “VOLTA AO MUNDO EM UM DIA – EXPERIÊNCIA BRAZTOA por Jeff Severino

 

ABAV-SC & BRAZTOA “VOLTA AO MUNDO EM UM DIA – EXPERIÊNCIA BRAZTOA E ABAV PORTAS ABERTAS DERAM O TOM NO TURISMO CATARINENSE

Mais uma vez o Costão do Santinho Resort em Florianópolis foi palco de um grande evento de turismo, desta vez numa grande parceria entre a ABAV-SC e BRAZTOA, reunindo agentes de viagens e operadoras. Trata-se da Experiência Braztoa, Volta ao Mundo em um Dia, é um evento inédito e exclusivo da associação, com atividades sensoriais que apresentam os destinos parceiros e também o portfólio de produtos dos seus associados, de maneira inovadora. 

Estavam presentes na abertura do o Presidente da ABAV-SC, Eduardo Loch, o Presidente da Embratur Vinicus Lummertz, a Secretaria Adjunta de Turismo de Santa Catarina Simone Machado, a Presidente Nacional da BRAZTOA, Magda Nassar e a Secretária de Turismo de Florianópolis, Zena Becker. 

Segundo a Presidente da BRAZTOA, que abriu o evento, trata-se de uma forma nova e divertida de aprender sobre os destinos, se capacitar e ainda fazer bons contatos de negócios. Ao final do evento foram entregues os prêmios aos agentes vencedores da Campanha Passaporte Braztoa – incluindo a viagem de volta ao mundo. Nesta edição os agentes do Sul foram os contemplados na Capital dos Catarinenses. Ainda segunda Magda, é uma oportunidade de falar com as principais operadoras brasileiras, obter conhecimento e fazer contatos tudo num só dia, num só lugar! Foram quase 400 agentes em caravanas vindos de Joinville, passando pela Costa Verde Mar, outra de Araranguá, passando por Criciúma e Tubarão. Do vizinho Rio Grande do Sul dois ônibus saíram de Porto Alegre e do Paraná mais dois ônibus saindo de Curitiba. 

Em seu discurso de abertura, o Presidente da ABAV, Eduardo Loch afirmou que: “Que todos sairemos repletos de novas e boas informações, demonstrando ao poder público, o tão e quão importante é a função do agente de viagem, ou seja, enquanto os operadores de viagens preparam seus produtos turísticos pra serem comercializados, nós, os agentes de viagens, vamos fazendo a comercialização e essa importância de quem faz a promoção dos governos entenderem que devem estar cada vez mais alinhados conosco na comercialização, nós precisamos andar de mãos juntas, de mãos dadas, governo municipal, estadual e federal, para superarmos essa crise e começarmos cada vez mais através do turismo, exemplo do que está acontecendo em Santa Catarina onde o governo do estado está pagando sua folha de pagamento com o turismo”. 

“No mês de setembro, a Secretaria da Fazenda nos informou que o turismo foi a única atividade econômica que não decaiu, ao contrário, cresceu 2,7%. Portanto, está máquina que é o turismo só funciona bem porque vocês, agentes de viagens, são a força de vendas do turismo brasileiro. Obrigado a todos por aqui estarem. Demonstrem cada vez mais a força que é o agente de viagens. Vocês é que fazem a venda do dia a dia. A comercialização se dá através dos operadores e das agências, são somente de vocês mas daqueles que representaram R$ 12 bilhões de reais em vendas no ano passado e muito mais nesse ano que é considerado difícil. Muito obrigado !” concluiu Eduardo Loch. 

Já o Presidente da EMBRATUR, Vinicus Lummertz afirmou que um prazer estar em contato com aqueles que fazem o dia a dia do turismo, conhecer a mecânica de trabalho da ABAV: “Nós acreditamos no turismo para o bem da nossa profissão. Nos acreditamos nas pessoas que acordaram para o turismo além da sua profissão e entendem o quanto o turismo faz por tantos setores da economia, quanto faz pelo Estado, pelo Brasil e pressentem que a questão da geração de empregos, impostos e negócios que atuam afetam 53 setores diferentes da economia. Vocês agentes sabem que isso é verdade. A economia no Brasil vai retomar, mas ela não gerará os empregos necessários e isso já está acontecendo nos Estados Unidos. Não gerará os empregos necessários para o bom funcionamento da democracia e a classe social, porque a indústria por uma questão estrutural de automação, tecnologia, não fará isso, NÓS FAREMOS ISSO ! Nós geraremos empregos nesses 53 setores e nós turismo, emprestaremos a todas as cadeias do funcionamento da economia mais competitividade, mais produtividade, porque somos nós que cuidamos de dar seres humanos que fazem coisas, que fazem negócios, que se hospedam, que tem sua vidas programadas, que fazem e participam de eventos, congressos, que tem lazer…” 

 

“Nós somos os responsáveis por mover o país. Por isso nosso trabalho é missão, vai além do que nós fazemos no dia a dia porque o Brasil tem o maior potencial do mundo para o turismo, porque o Brasil tem a maior diferença entre este potencial e o que nós já realizamos. Não são muitos os países do mundo que tem um futuro e a oportunidade, um conjunto de oportunidades que nós temos”. Sobre a profissão dos agentes de viagem, Lummertz comentou que: Ontem eu ouvi um especialista em televisão britânica especializado na nossa área. Ele afirmou que a tecnologia não faz mal para a televisão, ela mudou a televisão, ela melhorou a televisão. A tecnologia e a internet não irão acabar com a televisão. A internet não irá acabar com o ser humano que trabalha na interação da logística para viagem, para vendas. Não irá fazer isso. E se fizesse isso seria muito ruim, seria péssimo, porque níveis de produtividade que afetam a qualidade são curvas que nos iremos nos acidentar ali na frente. Nos estados Unidos eu ouvi uma propaganda que dizia assim: “ligue pra nós, você será atendido por uma pessoa de verdade”. Isto é a volta pra curva, onde hoje aqui nós ligamos e ouvimos: ” se você quer isso clique 1, se aquilo clique 2, se outra coisa clique 3 e assim por diante e quando você chega no final eles te mandam de volta para o nº 1.”

 

“A relação, internet, interação e experiência se entrelaçam. Então a profissão vai mudar e nos precisamos estar atentos aos caminhos dessa mudança. Nós no Brasil precisamos de mais méritos e aqui eu gostaria que baixasse essa consciência: Se no Brasil falta mérito, aqui nesta salão não falta nenhum mérito, ao contrário, o mercado, o esforço, a renda, o prêmio, são revelações benéficas, não só para o turismo, não só para as empresas, mas para a própria eficiência do país. O que nos queremos mais do Brasil são menos favores, menos benefícios e mais méritos e vocês merecem esse reconhecimento nosso, porque vocês são a parte daquilo que se sonha que o Brasil seja. Temos que lutar como um todo e é exatamente o que nós estamos fazendo,” concluiu Lummertz. 

Clique na imagem para ampliá-la

Após isso foi aberto e evento e começaram as capacitações: Volta ao Mundo África – Experiências do Destino + Negócios, Volta ao Mundo Ásia – Experiência do Destino + Negócios, Volta ao Mundo Oceania – Experiência do Destino l + Negócios, Experiência Gastronômica – Coffee Break temático, Volta ao Mundo Europa – Experiência do Destino + Negócios, Apresentação Braztoa, Volta ao Mundo Américas – Experiência do Destino + Negócios, Volta ao Mundo Brasil – Experiência do Destino + Negócios, Experiência Gastronômica, Premiação do Passaporte Braztoa. 

ABAV PORTAS ABERTAS

Edmar Bull e Eduardo Loch

O evento organizado pela ABAV-SC, terminou na manhã desta quarta-feira com a palestra do Presidente Nacional da Associação Brasileira de Agências de Viagens, Edmar Bul, com o ABAV PORTAS ABERTAS, que reuniu agentes de viagens de Santa Catarina. Edmar foi acompanhado pelo Presidente da ABAV-SC, Eduardo Loch e demais membros da diretoria. Essa ação faz parte de uma gestão participativa, voltada à integração do Sistema Federativo e seus milhares de agentes de viagens distribuídos pelo Brasil. Além de apresentar o Projeto, Bull revelou números interessantes sobre a geração de empregos do turismo, citando como exemplo que, a cada 11 pessoas empregadas no mundo, 01 é agente de viagem. 

“Quando assumi a presidência da ABAV Nacional, estabeleci a meta pessoal de construir uma agenda periódica de visita à sede das nossas 27 Abavs. O ‘Portas Abertas’ transformou este objetivo em uma ação efetiva e mais ampla, que queremos ver multiplicada em todo o Brasil, com a participação massiva dos nossos agentes de viagens associados”,destacou o presidente, Edmar Bull.

Clique na imagem para ampliá-la

“Iniciei a gestão da ABAV Nacional com 50 projetos e hoje estamos com 81, sendo que o nosso principal foco das Abav’s estaduais. Temos um time bom, cobro e acredito que conseguiremos entregaraos agentes de viagem do Brasil o que nos é solicitado. Conseguimos uma vitória com a medida provisória que reduziu de 25% para 6% sobre os pacotes de viagens internacionais comercializados pelas empresas. Não somente afiliadas à ABAV mas para todos os agentes de viagem.”

Patrocinadores – Clique na imagem para ampliá-la

PARA VER TODAS AS FOTOS DO EVENTO CLIQUE AQUI

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *