01 / 10 / 16

ECONOMISTA RICARDO AMORIM ESPANTA A CRISE NA 44ª ABAV EXPO

Ricardo Amorim fala para mais de 700 pessoas e faz retrospectivas, analisando cenários e explicando a razão de enxergar o futuro próximo com otimismo

A 44ª ABAV – Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa, com patrocínio da LATAM Airlines Brasil, promoveu a apresentação do economista Ricardo Amorim, que abordou o tema “Por que e como e a economia deve melhorar e surpreender a partir de 2016?”

Antes da exposição de Amorim, a CEO da LATAM, Claudia Sender, fez um breve demonstrativo institucional do grupo, em que pontuou desafios, renascimento da esperança e expectativa de recuperação da confiança no Brasil.

“Como Claudia (Sender) acabou de dizer, vocês, profissionais da indústria turística, vendem sonhos. E para que esse objetivo seja alcançado, é crucial ver e enxergar coisas que os outros não estão vendo”, sustentou Amorim no início da sua apresentação. Partindo da premissa de que “a vida é cíclica”, lembra que, nos últimos 15 anos, “de cada dólar gerado na economia mundial, U$ 0,73 provém dos países em desenvolvimento”. Com base em tabelas e gráficos, Amorim apontou que os ciclos na economia têm duração variável de três a oito anos. “Assim como uma aeronave precisa de combustível para voar, a economia não decola sem confiança”, compara.

Entre análises sucintas e previsões otimistas, Amorim encadeou leituras de tendência do tipo “o dólar deve chegar a R$ 2.6”“os juros e a inflação vão cair”; “o consumo vai voltar a explodir” – sempre com base na análise dos ciclos econômicos. Também observa e mostra que os regimes políticos caem quando o PIB despenca. “Acreditem: estamos entrando em novo ciclo de melhora, mas é indispensável que Michel Temer corte gastos do governo. É preciso estabelecer teto para os gastos e, também, lidar com a reforma da Previdência. Isso nos levará a novo círculo virtuoso”.

 

Em tom crítico, afirma que, na busca pelo sucesso, “sempre prevaleceu ter boas relações, o governo, em vez de investir em inovação. Pondera que, a despeito de o mundo viver a maior geração de riquezas da história da humanidade, só se fala em crise. Trazendo o conteúdo da palestra para o interesse específico da plateia, lembrou o grupo Titãs na letra improvisada “a gente não quer só comida – a gente quer comida, educação e lazer”.  Em seguida afirma que tudo pode ser  olhado de forma diferente. “Estão aí os exemplos do Uber e do Airbnb. Vejam o caso dos jogos olímpicos no Rio de Janeiro – a expectativa era tão ruim que, apesar de alguns incidentes, o evento foi percebido como um sucesso”. Finalizou dizendo que “ninguém gosta de crise, mas ela é fundamental. Procurem refletir sobre o que a crise pode criar para vocês. Em quaisquer circunstâncias e avanços da inovação, a chave sempre envolve ‘gente’. Ah! Isso é fundamental – nunca desperdice uma boa crise”, encerrou. A palestra me convenceu. Nunca participei de crise alguma. Crise no dicionário significa apenas mudança. Estamos mudando, para melhor. 

Durante a 44ª Abav Expo Internacional de Turismo, a Associação Brasileira dos Agentes de Viagem de São Paulo assinou parceria com a Travel Ace, seguradora líder na América Latina. As duas instituições promovem o curso de ensino a distância ‘Como vender Seguro Viagem’. Por um lado, todo o know-how e liderança da Travel Ace. E por outro, o pioneirismo da Abav-SP no desenvolvimento de cursos online, por meio do AVA- Ambiente Virtual de Aprendizagem. A capacitação é gratuita. Os participantes que conseguirem nota igual ou superior a 7 vão receber certificado de capacitação Travel Ace-Abav-SP, em conformidade com as novas normas da Susep.

Para o presidente da Abav-SP, Marcos Balsamão, “a parceria que estabelecemos com a Travel Ace faz parte dos nossos esforços para melhorar o desempenho e ampliar o portfólio das agências associadas”.Roberto Roman, vice presidente da Travel Ace destaca a importância para o profissional de turismo saber preparar o consumidor para eventuais imprevistos “O agente de viagens deve orientar o turista que o seguro é uma forma de proteger e zelar por sua segurança, mas o viajante tem que estar preparado para agir quando acontecer imprevistos”. As inscrições serão feitas no www.abavsp.com.br, onde os candidatos devem acionar o Fale Conosco. 

A Travel Ace Assistance, com mais de 35 anos de experiência, é a empresa líder no segmento de assistência integral ao viajante na América Latina e um dos principais provedores do programa de assistência ao viajante do mundo. Presente em mais de 150 países, possui ampla rede de assistência mundial e escritórios comerciais nas principais cidades da América Latina.

Edmar Bull, presidente da ABAV Nacional, e Roberto Roman, vice-presidente da Travel Ace. 

O presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, e o vice-presidente da Travel Ace, Roberto Roman, assinaram contrato de parceria com o objetivo de promover novas oportunidades de negócios e amplificar a competitividade das quase três mil agências de viagens associadas à entidade. Com a iniciativa, além de ampliar os benefícios que favorecem especialmente as pequenas e médias agências de viagens, a ABAV Nacional busca contribuir com a valorização profissional. “É importante que neste momento estejamos juntos, imbuídos de um objetivo comum, que é o fortalecimento do agenciamento e da consultoria de viagem. É por meio dessa sinergia que atingiremos os resultados positivos que todos buscamos”, sustenta Edmar Bull. Para obter detalhes das vantagens decorrentes da parceria, as agências interessadas devem entrar em contado com a ABAV do seu estado. 

TV TRIP

Hoje, 30, das 13h15 às 13h30, no estande do Ministério do Turismo, foram apresentados os novos conselheiros editoriais do canal TV Trip Brasil. De acordo com o CEO do empreendimento, Marcelo Gomes, o primeiro canal de televisão exclusivamente dedicado aos temas da ampla cadeia turística entrará no ar neste mês de outubro. Com conceito totalmente inovador e único, a Trip Brasil é o primeiro Canal de Televisão a apresentar conteúdo 100% voltado ao turismo. 

Com uma grade de programas completa e desenhada para atender o público brasileiro, a Trip desponta no mercado como uma opção àqueles que adoram o tema, curtem viajar e querem interagir com o canal. Além das dicas, documentários, programas de talk show e entrevistas, o consumidor (em horários pré determinados) poderá aproveitar oportunidades exclusivas direcionadas somente aos telespectadores do canal e em tempo real, ou seja, ao vivo!

 

BETO CARRERO 25 ANOS

 

Rogério Siqueira com os personagens Gato de Botas e Biscoito


O grande amigo Rogério Siqueira, diretor do Beto Carrero World, Rogério Siqueira divulgou alguns detalhes das comemorações dos 25 anos do complexo, com uma programação festiva que começa em dezembro.“Teremos um ano especial com muitas novidades e surpresas para o público”, adiantou ele. O dirigente também confirmou os bons resultados obtidos ao longo do ano. Nem mesmo a crise econômica foi capaz de impactar o volume de visitantes. 
“Não tivemos crise e nem sentimos o impacto dos problemas na economia. Tivemos um ano excelente com um volume de visitantes próximo dos dois milhões de turistas que visitaram o Parque ao longo do ano”, afirmou. Confira a a reportagem dada ao Mercado & Eventos. https://youtu.be/pga52djL2SE.


COMBATE A FRAUDES

 

Na arena Segmentação, o debate se deu entre Alexandre de Castro (Maringá); Eduardo Sanovicz (Abear) e André Alves (Decolar)


Um dos problemas que mais preocupam o agenciamento de viagens – fraudes – motivou discussão em mesa redonda na tarde de hoje, 30, no encerramento da 44ª ABAV – Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa. Na Vila do Saber, arena Segmentação, o debate se deu entre Alexandre de Castro (Maringá); Eduardo Sanovicz (Abear) e André Alves (Decolar). A moderação coube ao presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull que ressaltou que a ABAV Nacional está constituindo um comitê dedicado à questão das fraudes; “hoje as bandeiras de cartão de crédito estão se aproximando da gente para lidar com o assunto. Não podemos aceitar que o meio de pagamento, quando ocorre uma fraude, arque com apenas 5% do prejuízo, ficando os outros 95% na conta do agente de viagens”.


CAPACITAÇÕES – MARANHÃO

 

Clique na imagem para ampliá-la


Agentes de turismo são capacitados para melhor trabalharem os destinos turísticos maranhenses durante a 44ª Expo ABAV. O conhecimento dos agentes de turismo é essencial para a comercialização de qualquer destino turístico. Pensando nisso, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), realizou, durante a programação da 44ª ABAV palestra de capacitação intitulada ‘Maranhão Terra das Águas’. Na oportunidade, o secretário-adjunto de Turismo da Sectur, Hugo Veiga, apresentou os principais polos turísticos do estado, além da riqueza e beleza da cultura e artesanato maranhenses a aproximadamente 50 agentes de viagem de diversos estados brasileiros e agentes internacionais. A ação de capacitação do Maranhão foi realizado no espaço Vila do Saber. Já no próximo mês o Maranhão participará de mais uma feira de turismo, desta vez focada no ecoturismo e turismo de aventura, trata-se do Adventure Sport, que será realizada de 13 a 16 de outubro, também em São Paulo.



NÚMEROS PARCIAIS DA 44ª ABAV EXPO

 


Dados parciais – 44ª ABAV – Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial BRAZTOA informam:


Estandes: 271

Marcas expositoras: 1.100

Profissionais inscritos até 17h15 horas, em 30/09/2016: 25.353

Total de participantes: 29.014

Movimentação Vila do Saber: 7.565

 

FESTIVAL JPA

 

Tiago Iorc entre os diretores do Festival JPA


Agora é fazer às malas para o maior Festival de Turismo do Norte e Nordeste do Brasil, o FESTIVAL JPA que acontece em João Pessoa nos próximos dias 21 e 22 de outubro, desta vez sem frio e a beira mar e que irá apresentar muitas, mas muitas e boas novidades. Nos vemos lá !!!

 

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *