26 / 11 / 16

Últimos dias das exposições de César Romero, que celebram 50 anos da sua vida profissional

Ainda dá tempo de conferir as duas exposições de César Romero, que celebram 50 anos de vida profissional do artista plástico e crítico de arte baiano. A mostra César Romero – 50 anos: um resumo reúne dezenas de obras de todas as fases do artista ao longo da sua carreira, entre telas, fotografias, gravuras, totens, janelas e desenhos. A visitação acontece até dia 27 de novembro (domingo), das 9h às 18h, no Espaço Caixa Cultural (Rua Carlos Gomes, 57, Centro). A outra exposição comemorativa, César Romero – trabalhos sobre papel, compreende trabalhos que utilizam papel como suporte, em um total de 50 desenhos, 50 fotografias e 35 gravuras. As obras estão sendo apresentadas pela primeira vez na Bahia e podem ser conferidas no Museu de Arte da Bahia (MAB), de terça a sexta-feira, das 13h às 19h, e sábados e domingos, das 14h às 18h, até 30 de novembro. As duas mostras têm entrada franca. As exposições apresentam o universo do trabalho autoral, sanguíneo e único de César Romero, que é baiano de Feira de Santana e tem o Nordeste brasileiro, onde investigou fontes e matrizes da cultura popular, como personagem de sua narrativa de formas, cores, códigos e símbolos. Na obra de César Romero a cultura popular nordestina é revivida e valorizada em suas características, tradições e peculiaridades, seja na atmosfera interiorana, nos casarios, nas igrejas, nos brinquedos populares, na cerâmica, no Carnaval, nas festas de largo, nas festas juninas, no circo, nas lendas, na religiosidade. Para o pintor baiano, que estreou no mundo das artes ainda estudante, em 1966, aos 16 anos, com um trabalho vencedor de prêmio na escola onde estudava, a marca cultural do país onde vive e atua é referência fundamental. Sua identidade cultural, enfim, é de ser baiano, nordestino, brasileiro e universal, como ele próprio gosta de se autodefinir.

O artista – César Romero de Oliveira Cordeiro (Feira de Santana, 1950) iniciou sua carreira de artista plástico na Bahia, em 1967. No Brasil, participou de mais de 500 exposições coletivas e 47 individuais. No exterior, foram 50 coletivas e 12 individuais, em países como Estados Unidos, Alemanha, Espanha, França, Uruguai, Portugal e Argentina. Fez parte dos principais Salões Oficiais realizados no Brasil. Obteve 44 prêmios de pintura, 5 de fotografia e 4 Salas Especiais. Possui trabalhos em 48 museus brasileiros. Há inúmeras referências nacionais e internacionais sobre seus trabalhos em livros, dicionários, revistas e jornais. Sua fortuna crítica consta de mais de 130 textos de especialistas em arte brasileiros e 12 estrangeiros. Crítico de arte filiado à Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e à Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), recebeu por duas vezes da ABCA o Prêmio Mário Pedrosa (artista de linguagem contemporânea), em 2001 e 2007. Também da ABCA, por duas vezes, Prêmio Gonzaga Duque (crítico filiado por atuação do ano), em 2004 e 2010. Em 2015, recebeu da ABCA o Prêmio Destaque Especial por seus 40 anos escrevendo initerruptamente na imprensa baiana, sobre arte e artistas – um recorde nacional. Em 2016, recebeu a Medalha Thomé de Souza, máxima honraria da Câmara Municipal de Salvador. César Romero tem formação em medicina psiquiátrica e atualmente vive e trabalha em Salvador, Bahia.

A jornalista e colunista social Yin yee Carneiro, o artista plástico e crítico de arte César Romero e o fotógrafo Sun Sun. (Crédito: Studio Sun Sun, Salvador, Ba)

A jornalista e colunista social Yin yee Carneiro, o artista plástico e crítico de arte César Romero e o fotógrafo Sun Sun. (Crédito: Studio Sun Sun, Salvador, Ba)

Yin Yee Carneiro - Salvador/BA

Sociedade & EventosFormada em Letras e Jornalismo. Fez cursos de TV e Cinema, Teatro, Dança e Canto. Nascida em Salvador, filha do famoso fotógrafo chinês e uma cearense com descendência européia. Estreou com pé direito no colunismo social baiano em 2003. Exerceu as atividades de assessora parlamentar na Câmara de Salvador, apresentadora na TV Salvador/ Rede Bahia/ Afiliada a Globo, produtora TV Aratu/ SBT. Realizou com grande êxito a assessoria de grandes empresas, a exemplo: Studio Sun Sun, Folic, Arezzo, Hotel Blue Tree Premium (Reveillon Ball Masqué), workshop do ator Marcos Wainberg em Salvador, Filme Maracangalha, Eu Vou!. Mentora da Revista Sun Sun Flash (que a deu visibilidade nacional) em homenagem ao seu pai, o renomado fotógrafo Sun Sun e editora do badalado site baiano www.sunsun.com.br conhecido nacionalmente através do seu trabalho com o seu pai, o consagrado fotógrafo Sun Sun (um dos pioneiros na fotografia social da Bahia). Os dois são conhecidos como a famosa Dupla Dinâmica da Bahia. Ganhou os Prêmios: "Mulheres em Evidência by Isabelle Accioly" (Maceió, AL), "Amigos do Planeta" (Blumenau, SC) ,"Imprensa Nacional de Destaque" (Blumenau, SC) e "Top 10" (Itapema, SC). Tem citação do seu nome no livro nacional e internacional " 12 Feridas Ambientais do Planeta" Assina colunas sociais de veículos de outros Estados representando a Bahia. Redes sociais: Fan Page no Facebook: Yin yee Carneiro, Instagram oficial: @yinyeecarneiro, Tik Tok: @yinyeecarneirooficial E-mail: yinyee.carneiro@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *