13 / 03 / 17

E AS NOSSAS PROMESSAS DE MUDANÇAS ???? por Jeff Severino

Visitantes

 

E as promessas feitas no réveillon? Pulou as sete ondas? Comeu lentilha? Sete bagos de uva? Usou amarelo, azul, vermelho, verde…? Resolveu ? Tomou alguma decisão com a qual você se comprometeu consigo mesmo (a)? 

 

Há mais de 30 anos, quando minha avó ainda era viva, eu lhe disse que estava preocupado com o que eu ia fazer da minha vida. Eu estava com a intenção de sair de casa, sair do interior e ir morar na Capital, começar a minha própria vida. Minha avó olhou pra mim e respondeu: “Você sabe qual é o meu maior arrependimento ? Não tenho mais chances de fazer as mudanças necessárias e, quando eu tinha a tua idade eu simplesmente não tinha coragem. Eu era mulher e o mundo era outro”.“Suas palavras foram um verdadeiro impulso pra mim, uma ideia que sempre me faz seguir em frente: “Prefiro me arrepender por ter feito alguma coisa do que me arrepender de não ter feito”. 

 

Essas minhas decisões me ajudaram a fazer muitas outras escolhas positivas na vida. Principalmente quando eu olho para a realidade e percebo que estou insistindo em alguma coisa que não está funcionando. Então é hora de mudar.

 

Se você está atualmente batendo de frente com essa ralidade semelhante, pergunte a si mesmo: “O que não estou fazendo direito para que isso não esteja dando certo?” As vezes ou geralmente não é para se fazer, pelo menos naquele momento.  

 

Uma grande parte da nossa vida é o resultado de como nós estamos escolhendo e nos concentrando naquilo que estamos fazendo. Se você não gosta de alguma coisa, é hora de escolher outra coisa. Não tenha medo de abrir mão de seus velhos hábitos e começar tudo de novo enquanto você ainda tem forças. Cada dia é uma nova oportunidade. 

 

Tenho um grande exemplo dentro da minha casa. Meu filho que também é meu mestre, tem apenas com 20 anos contra os meus 57. Desde os quatro anos ele me dizia que iria “consertar” as pessoas. Desde os quatro anos ele ficava vendo o Discovery Healt, programas de emergências médicas, cirurgias, coisas que eu nem aguentava ver. Com 18 anos ele já estava cursando medicina e já sabe que quer graduar-se em traumatologia. Vive em salas de cirurgia acompanhando meus amigos cirurgiões. Focado, estudou feito louco. Eu e minha esposa comentávamos: “Como ele consegue estudar tanto?”. Me dava dó de ver outros amigos dele tentando ha quatro cinco anos sem sucesso. Seria meu filho um gênio ? Teria ele mais sorte do que os outros? Não !!! Apenas foco, dedicação, certeza daquilo que queria desde cedo. Cada dia é sempre uma nova oportunidade para construirmos o que realmente queremos.  

 

Existem pelo menos três coisas que detonam com nossos ideais. 

 

LAMENTAR O PASSADO

 

Nós não podemos e nem devemos ser definidos pelas coisas que fizemos ou deixamos de fazer em nosso passado ( ontem, no mês passado, no ano passado, há 10 anos…). Não devemos ser controlados por arrependimentos. Geralmente há algo que nós poderíamos ter feito diferente, talvez não. De qualquer maneira é algo que aconteceu, já passou. Não adianta se arrepender. Você poderia ter feito diferente, ou talvez não. De qualquer forma, é apenas algo que já aconteceu. Me lembro sempre das sábias palavras de Chico Xavier: “VOCÊ NÃO PODE VOLTAR ATRÁS E FAZER UM NOVO COMEÇO, MAS VOCÊ PODE COMEÇAR AGORA E FAZER UM NOVO FIM.”

 

Devemos limpar nossos corações desses arrependimentos todas as noites numa boa reflexão antes de pegar no sono. Assim como nosso corpo precisa diariamente de um bom banho, nosso coração também precisa de uma revisão diária porque a cada dia pessoas nos ferem, nos ofendem, nos esquecem, nos desprezam, nos rejeitam… E nós também fazemos isso com os outros. Estamos longe de sermos perfeitos. Mas se nós escolhermos seguir em frente nos esquecendo dessas coisas passageiras, limpando nossa mente dessas coisas, pois certamente cada pessoa tem seu motivo momentâneo de nos esquecer, nos maltratar… pois cada um dá exatamente aquilo que tem e o que sente, com certeza nos amanheceremos melhor que no dia anterior, revigorados, livres de negatividades. Recusar-se a realizar essas pequenas coisas, nos desvincilhar de pensamentos velhos, de atos negativos é permanecer no foco errado, nos distanciando dos nossos objetivos. 

 

O QUE NÓS NÃO TEMOS 

 

Nós nunca teremos tempo suficiente, recursos suficientes ou dinheiro suficientes para fazer a coisa perfeita. Mas o que é realmente incrível é que nós podemos conseguir sem termos “o suficiente” destes requisitos supostos. Cedo ou tarde nós iremos perceber que não é o que está faltando que conta; é o que nós iremos ou estamos fazendo com aquilo que temos. Simples assim.  

 

Pensar naquilo que não se tem é um desperdício gigantesco. As pessoas mais felizes e mais bem sucedidas não são as mais sortudas. Essas pessoas geralmente não têm o melhor de tudo; elas simplesmente aproveitam o máximo tudo o que vem pelo caminho. A razão pela qual tantas pessoas desistem é porque elas tendem a olhar para o que está faltando, e quão longe elas ainda têm de caminhar, ao invés de estarem, viverem o seu presente, de observarem o que já conseguiram. 

 

RELAÇÕES TÓXICAS SUGAM A NOSSA FELICIDADE

 

Sejamos gentis, amáveis sem que sejamos usados e abusados. Tem gente que tem essa negativa mania de nos usar, abusar dos nossos sentimentos, da nossa capacidade, de nos iludir. Jamais percamos nosso tempo com esse tipo de gente. Percebeu que eles não te valorizam, pule fora, eles não te farão falta alguma, muito pelo contrário.  

 

Um bom relacionamento não nos arrasta para baixo, ele nos levanta, nos impulsiona para frente. Ele nos levanta. Ouçamos as pessoas positivas e nos distanciemos das negativas. Pessoas que duvidam da nossa capacidade, que nos julgam negativamente o tempo todo… não valem de fato a nossa atenção. A vida fica mais fácil quando nos separarmos daqueles que tornam a nossa vida mais difícil. Nós não somos responsáveis pela felicidade de ninguém. Nó máximo o que nós conseguiremos é proporcionar momentos felizes. E sim, todos os relacionamentos fracassados, ​​feridos, destruidos por pessoas que não nos respeitaram realmente são um ganho e não uma perda. 

 

Estar sozinho por longo prazo é muito melhor do que estar com alguém que não nós dá o devido valor. Estar com alguém apenas por estar é loucura. Nos impossibilita que a pessoa certa nos encontre ou vice-versa. Saibamos de fato o nosso valor! Saibamos a diferença entre o que nós estamos recebendo e o que realmente nós merecemos. Gente, vi marido dando panelas de presente para a esposa no dia da mulher !!! Pera lá ! Você merece uma panela, um fogão, um aspirador de pó…? Observaram que as grandes lojas sugeriam isso no dia Dia Internacional da Mulher. Observe quando chegar o dia das mães. Chega um momento em que nós temos que parar de atravessar um oceano por alguém que sequer irá pular uma poça d’água pela gente. 

 

Enfim, vamos primeiro ser felizes para depois tentarmos proporcionar bons momentos de felicidades para os outros. Se nós não somos capazes de sermos felizes, como iremos fazer ou outros felizes? 

 

É pra frente que se anda.

 

Namastê !

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *