21 / 05 / 17

HOTEL TERMAS DO GRAVATAL & HOTEL DO LAGO – SC – PRECIOSIDADES DE GRAVATAL – SC

 

HOTEL TERMAS DO GRAVATAL & HOTEL DO LAGO – SC, REVIGORADOS, TORNAM-SE A TENDÊNCIA NESTE OUTONO / INVERNO

Turistas nacionais e internacionais que já buscavam a cidade por conta das suas fenomenais águas termais, tem mais dois motivos para retornarem e, os que não conhecem, tem mais duas acolhedoras e charmosas opções de lazer, saúde, tranquilidade e ei mesmo tempo diversão.  

A charmosa Gravatal, distante apenas 160km de Florianópolis com quase 15 mil habitantes e a 50km do Aeroporto de Jaguaruna, é o destino preferido para aqueles que buscam suas águas termais, descanso, lazer e compras. O primeiro hotel a aproveitar esse recurso foi inaugurado em 1958, três anos antes de Gravatal se tornar município — até então, fazia parte de Tubarão. 

 

 

Hoje, seis empreendimentos e um camping recebem os banhistas o ano inteiro, e o turismo reina soberano como principal fonte de renda gravatalense.

 

Neste final de semana eu e um grupo de jornalistas e agentes de viagens viemos conferir as duas últimas novidades hoteleiras da região: o Hotel Termas, bem como o Hotel Termas do Lago, um do ladinho do outro.   O Hotel Termas do Gravatal já recebeu o Certificado de Excelência do TripAdvisor, concedido aos estabelecimentos que receberam muitas avaliações excelentes dos hóspedes no site de viagens nos últimos 12 meses. Nesses quase 60 anos, muita coisa mudou, a começar pelo tamanho. Atualmente, há 118 quartos, cinco vezes mais do que à época da inauguração.

Clique na imagem para ampliá-la

Ao chegar, a primeira que se tem é de muita tranquilidade, numa imensa área área aberta com muito verde, aquaparque, quartos espetaculares com imensas banheiras de águas termais a 36 graus e demais mordomias.

 

Clique na Imagem para ampliá-las

 

Os quartos foram recentemente modernizados. Com acesso para o jardim, o meu tinha uma cama de casal e uma banheira de hidromassagem mais funda do que o habitual, fenomenal. Há uma variedade de acomodações: térreas ou no segundo andar, com camas de solteiro ou casal, com ou sem banheira — e até existe a opção de ter uma piscina para cinco pessoas dentro do dormitório.

Os hospedes que não possuem banheiras em suas unidades, tem a sua disposição, dezenas de banheiras privadas, ao lado das piscinas cobertas e sauna.

Nem todos os hotéis de Gravatal contam com a própria fonte de água termal, e isso é uma grande vantagem do Termas. Em uma área de 900 metros quadrados, o empreendimento oferece duas piscinas externas e uma interna, ambas com opções mais rasas para crianças. Logo ao lado, fica o parque aquático Acquativo. Para os hóspedes do Termas, a entrada é gratuita — para os demais, o ingresso custa R$ 30 (adultos) e R$ 23 (crianças entre seis e 10 anos).

 

As águas termais de Gravatal são excepcionais, das melhores do mundo. Sua qualidade só perde para o complexo de AuxLes Thermes, na França, superando até mesmo a famosa estância de Baden-Baden, na Alemanha. As propriedades terapêuticas das águas de Gravatal são indicadas para diversos tratamentos, como dermatoses, artrites, neurite e males dos nervos. Termas do Gravatal possui três captações, de água mineral, ambas localizadas no pátio do Hotel Termas. A primeira captação, denominada Fonte Tiradentes do Gravatá,  foi construída em 1956 e remodelada em 1983. Trata-se de uma caixa de captação, construída sobre a surgência natural. Ela tem um reservatório de 857.000 litros. Está encravada sobre a rocha (brecha de falha) onde fluía naturalmente água mineral para a superfície. Ela tem aproximadamente 7 metros de profundidade. É toda construída em alvenaria revestida internamente com azulejos. Possui vários visores de vidro com esquadrias de alumínio anodizado. Possui também uma casa de proteção com uma sala de máquinas onde estão localizadas as bombas que abastecem toda a estância. Apresenta uma vazão máxima de 144m3/hora. Ou 3.456.000 litros/dia.

A segunda captação, denominada Fonte Dr. Hélio Agostinelli, nome este dado em homenagem ao pai do atual presidente da Cia, foi construída no ano de 2000 para suprir a produção de envase e também o abastecimento de condomínios. Trata-se de um poço com artesianismo natural (onde a água jorra espontaneamente para fora do poço). Tem uma profundidade de 27 metros e está encravado também dentro da falha (fenda) da rocha granítica. O poço apresenta uma vazão média de 80m3/h ou 672.000 litros/dia.

Uma terceira captação, em fase de construção, é um poço artesiano com 34 metros de profundidade. Apresenta  uma vazão fantástica de 230 m3/h, ou 5.520.000 litros /dia. Futuramente ajudará no abastecimento dos balneários dos hotéis da Estância. Esta captação localiza-se ao lado do poço em atividade, dentro do cercado de proteção.

As principais características da água mineral de Gravatal são: A temperatura, mesotermal (35,1 o C), a escassez de sais minerais (oligomineral) e radioatividade na fonte (16,25 maches). Ela é fluoretada, levemente hidrocarbonatada sódica, (bicarbonatada sódica) e litinada. As características físicas, físico-químicas e químicas da água são adquiridas durante a sua passagem pelas fraturas da rocha granítica encaixante. Junto com a água mineral sobem gases, também chamados de emanações gasosas. Estes gases radioativos ou emanações gasosas, também pode ser respirado diretamente na fonte (emanoterapia) ou em seus arredores (hidroclimatologia). O usuário andando nos arredores das fontes termais, ou seja, no pátio do Hotel Termas já esta respirando gases (emanações) sem perceber.

 

HOTEL TERMAS DO LAGO

 

Já o Hotel Termas do Lago é m hotel amplo com 68 apartamentos, todo conforto das Águas Termais, uma estrutura completa para o seu lazer e uma vista exuberante para o lago. Os apartamentos – standard, luxo ou suíte, com opções single, duplos, triplos ou quádruplos – possuem toda a infraestrutura da atual hotelaria.

O Hotel Termas do Lago possui uma ampla e aconchegante área interna, com restaurante, hall com lareira, bar, sala de jogos e sala de TV.

Dispõem de uma área externa privilegiada, com uma vista exuberante para o lago, piscinas adulto e infantil com águas termais, estacionamento e cancha de bocha. Além de tudo isso, ainda oferece acesso livre ao Parque Aquático Aquativo, o único do Sul do Brasil com águas termais, piscina semi-olímpica, playground aquático infantil e toboáguas com 25 metros de altura.

Suas águas são indicadas para diversos tratamentos e para o alívio do Stress e é considerada a 2ª melhor água termo mineral do mundo em termos de propriedades terapêuticas.

Uma equipe de recreação garante animação o ano todo com uma programação diária que conta com caminhada, trilha, hidroginástica, zumba, desafio, baile, bingo e muito mais tornando a estadia ainda mais prazerosa.

Clique na imagem para ampliá-la

Outra bela surpresa que Termas do Gravatal apresenta, é um diversificado comércio, com mais de 200 lojas, distribuídos em mini shoppings. Tendo como destaque as malhas e confecções, artesanato local, artigos para presentes e diversos produtos coloniais. Muitas lojas têm fabricação própria, explicando os baixos preços. Por estar localizado numa região privilegiada, a 70 Km da Serra do Rio do Rastro, a 50 Km da Serra do Corvo Branco e a 50 Km do litoral Catarinense, existe a possibilidade de belos passeios regionais.

1) – Serra do Rio do Rastro: A estrada mais bonita do Brasil, os caracoles do sul. Saída de Termas do Gravatal (25m acima do nível do mar), passando por Braço do Norte, São Ludgero, Orleans (visita as esculturas bíblicas do paredão), Lauro Müller e Mirante da Serra do Rio do Rastro (1450m acima do nível do mar).

2) – Vargem do Cedro e São Martinho: Colônia Alemã Westfaliana, visita ao salto do Rio Capivara, Igreja de São Sebastião, com altares entalhados em cedro e canela. Visita a uma casa comercial centenáriaGeschäftshaus Feuser, produtos típicos da região. Visita à loja de bolachas Fluss Haus.

 Farol de Santa Marta – Laguna 3) – Laguna: com lindas praias e a cidade histórica, patrimônio histórico nacional (tratado de Tordesilhas e Anita Garibaldi) e visita ao Mirante do Morro da Glória.

 

Vale comentar que ambos os hotéis são para todas as idades e hotel promovem entretenimento para todos, de jogos de dama, a divertidos bailões. Para nós o Hotel do lago, todo reformado promoveu até baile de máscaras (Carnaval de Veneza).

 

Se a melhor idade viaja a Gravatal em busca das propriedades terapêuticas das termas, também são numerosas as famílias com crianças, casais em lua de mel e os casais que procuram diversão em águas mais quentes, que saem da fonte a 36ºC. Dependendo do clima, a temperatura fica um pouco abaixo disso nas piscinas externas. Há uma programação recreativa todos os dias, incluindo as populares aulas de hidroginástica.

DICAS SUPER IMPORTANTES

Um final de semana é pouco, muito pouco para você começar a conhecer este região espetacular da Santa e Bela Catarina. O mínimo ideal é você chegar numa quinta-feira cedo e, dependendo do tempo, se tiver céu azul, suba a Serra do Rio do Rastro, uma estrada fenomenal, que liga o litoral à Serra Catarinense. A recepção dos hotéis tem como informar como está a visibilidade no topo da serra. Se estivar bom, suba, evitando o trânsito dos finais de semana, principalmente agora com a chegada do inverno e temperaturas abaixo de zero.

Clique na imagem para ampliá-la

Já no dia seguinte, sexta-feira, após um farto café da manhã, siga para São Martinho, passando por Armazém, chegando ao Memorial da Beata Albertina. A história dela é emocionante. Siga em frente direto ao Salto do Rio Capivara,  depois vá a primeira casa comercial da região, que está aberta desde 1910. Trata-se da Geschaftssaus Feuser. Ótimos produtos coloniais e bolachas de todos os tipos, todas artesanais. 

Clique na imagem para ampliá-la

A Igreja São Sebastião é muito, mais muito aconchegante. Vale a visita. Depois disso dedique-se a tarde toda na Fluss Haus, um lugar que parece ter saído de um conto de fadas. Trata-se de um Café Colonial e Bolachas Artesanais. Você não vai acreditar que tudo aquilo começou com a Dna. Maria Feuser fazendo e vendendo pãezinhos e cucas. 

Dna. Maria e seu neto

Ela adora uma boa conversa. Pra quem não sabe ela é a irmã da beata Albertina Berkenbrock, cuja história é trágica e emocionantes após os milagres começarem a acontecer. 

Depois é só voltar para o hotel, banhos de banheira, e relaxar o final de semana todo com todas as mordomias dos dois hotéis. A noite terminou hoje com um Baile de Máscaras de Veneza, uma tradição de uma cidade aqui do lado chamada Nova Veneza. Foi um grande final de semana entre amigos e uma fantástica acolhida. Muito obrigado e até breve. A melhor definição que encontrei sobre Termas do Gravatal é a do jurista Segundo o jurista Mário Russomano Anselmi: 

Aqui renascem esperanças.

Revigoram-se energias.

Retempera-se o espírito nas termas de

Suas águas termais.

Aqui, banha-se o corpo e lava-se a alma…

Aqui, comunga-se mais intimamente com Deus,

Através da natureza subtropical, sempre fecunda e ubertosa, Explodindo, todo o ano, numa fantástica apoteose primaveril de  Luz, e matizes…   

Parece que Deus não passou por aqui.

Ficou aqui, como se tivesse ficado embevecido.

Ante a própria perfeição da criação divina!…

Nas manhãs de cristal ou na tristeza evocativa dos crepúsculos.

O vale das termas do Gravatal assemelha-se a uma grandiosa catedral!

Cercada de verdes altares de onde se elevam preces votivas na liturgia de

Uma grande missa campal.

É um quadro panorâmico que seduz, encanta e empolga…

A natureza, aqui, vive engalanada.

Está sempre em festa.

É um perpétuo festival de verde.

Clorofilando a própria alma da gente…

Aqui, nestas paragens paradisíacas, vive-se mais a vida.

Sonha-se mais.

E ama-se mais intensamente…

E quando se parte, deixando as termas do Gravatal,

Parte-se, partindo o coração da gente…

 

PARA VER TODAS AS FOTOS CLIQUE AQUI

 

Nosso Receptivo oficial

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *