13 / 06 / 17

CONSTRUINDO UM NOVO COMEÇO por Jeff severino

Jeff-calafate

Parafraseando o saudoso Chico Xavier, “Ninguém pode voltar atrás e começar um novo começo, mas qualquer um pode começar hoje e fazer um novo final.” Nada mais exato, mais perfeito. O futuro de cada um de nós começa sempre hoje, com novas atitudes. A cada manhã construímos um novo futuro. 

Esse é um processo de transformação que todos nós deveríamos colocar em prática. 

Chegou o momento da gente começar a passar o tempo com as pessoas certas. Passar o tempo com aquelas pessoas que nos valorizam, que nos respeitam, que nos amam, que entendem que nos fazemos a diferença, com as pessoas que nos incentivam a ser hoje melhor do que fomos ontem. Com pessoas que tornem o nosso dia mais emocionante, que façam-nos sentir vivos e não o contrário. 

Está mais do que na hora de sermos honestos conosco mesmos, nos aceitarmos com os nossos defeitos e nos melhoramos a cada instante. Sejamos honestos com aquilo que é certo e com aquilo que precisa ser mudado. Sejamos honestos sobre aquilo que desejamos alcançar e com aquilo que pretendemos nos tornar. Pessoas que querem nos derrubar e nos fazer sentir o contrário nós já temos de sobra. Temos é que parar de dar ouvidos a tais pessoas que mais parecem com sanguessugas. Drenam as nossas energias. Ser tolerante com o defeito alheio e com o nosso próprio defeito é uma coisa, ser conivente com ele já é uma coisa completamente diferente. 

A única pessoa com a qual nós podemos contar em todos os momentos somos nós mesmos. Contar com o nosso pensamento positivo. Nada melhor, pelo menos pra mim, sair pedalando ou caminhando sozinho. Eu e todos os meus pensamentos, reavivando minha alma. Respeito quem prefere o barulho de um bar, acompanhado de muitas bebidas, mas eu prefiro ficar comigo mesmo. Sou-me uma ótima companhia. Uma vez que a gente começa a se encontrar com a gente mesmo, procurando em nossa alma as verdades que precisamos, a vida começa a clarear. Não existem respostas imediatas, prontas, simples. Todas eles carecem de muito trabalho. 

Nossa grande prioridade é sermos felizes a partir de nós mesmos pois quando colocamos a nossa felicidade na mão de alguém estamos fadados ao insucesso. Se nós mesmos não nos valorizamos, não olhamos para nós mesmos, focamos em nossas próprias necessidades, com certeza estamos nos sabotando. Tipo aquela pessoa que posta uma foto nas mídias sociais parecendo uma boneca de porcelana, sem defeitos, perfeita (o). Quem pensamos que estamos enganando além de nós mesmos? Você acredita de fato em todos aqueles elogios e curtidas? Lembremo-nos que é possível cuidar das nossas necessidades e ao mesmo tempo cuidar das pessoas ao nosso redor. E uma vez que nossas necessidades sejam atendidas, com certeza nós seremos muito mais capazes de auxiliar o nosso semelhante.

Comecemos a perceber o quão rico nós somos. – Henry David Thoreau, poeta, naturalista, ativista, pesquisador, historiador, filósofo e transcendentalista, disse certa vez: “A riqueza é a capacidade de experimentar plenamente a vida.” Mesmo quando os tempos estão difíceis, é sempre importante manter as coisas em perspectiva. Nós não fomos dormir com fome na noite passada. Nós não tivemos que dormir na rua, nós tínhamos uma roupa para nos vestir hoje cedo e temos a certeza de que teremos o que comer no almoço ou jantar. Nos temos água para beber quando mais de meio mundo não tem. Segundo as últimas pesquisas, mais de 30 milhões de brasileiros sequer tem banheiro dentro de casa. Nós temos acesso a cuidados médicos e além disso podemos falar muito via internet.

Portanto comecemos a focar nossos pensamentos naquilo que nós temos e nas possibilidades de conquistar aquilo que desejamos e acima de tudo não lamentar por aquilo que ainda não temos. A maneira de superar pensamentos negativos e emoções destrutivas é desenvolver emoções opostas, positivas, que são mais fortes e mais poderosas. 

Entendamos que nós, de maneira alguma podemos controlar tudo. Já tentou controlar a vontade de ir ao banheiro? Parece piada mas é verdade. A vida de todo mundo tem aspectos positivos e negativos – se você está ou não feliz ou não é bem sucedido hoje, calma, pensemos a longo prazo. Tudo vai depender exatamente daquilo que estamos fazendo hoje pois tudo vai acontecer no momento certo. 

Vamos abraçar as oportunidades que surgem em nossa caminhada e aceitar os desafios os quais são verdadeiros presentes da Providência Divina que irão nos ajudar a crescer. 

E mais uma vez parafraseando Chico Xavier: “No final tudo vai dar certo. Se ainda não deu, é porque não chegamos ao final”.

Namastê !

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *