16 / 10 / 17

POUSADA ILHA DO PAPAGAIO - ROTEIROS DE CHARME EM SANTA CATARINA

Parece mentira que um lugar assim possa existir e além de tudo acessível e tão pertinho da gente. Lembram daquela antiga série de TV, “A ILHA DA FANTASIA”, onde os hóspedes são recebidos na praia, ao desembarcar do barco, com um delicioso coquetel de boas vindas?
Pois é, só não é o Hawaii, mas é logo ali, aliás, logo aqui, ao lado de outra grande Ilha, a Ilha de Santa Catarina – Florianópolis, a capital dos catarinenses, distante daqui uns 45 km. Coisa pouca para um verdadeiro paraíso que vai se deslumbrar a sua frente.
A pousada te busca na praia Ponta do Papagaio, que fica bem em frente. barqueiros experimentados fazem a travessia que não leva 10 minutos. Pronto;  seja bem-vindo à Pousada Ilha do Papagaio. A Pousada é excelente opção para quem gosta de natureza, paz e descanso. Oferece também diversão àqueles que preferem juntar um pouco de aventura a tudo isso.
Clique na imagem para ampliá-la
As caminhadas em diversas trilhas são espetaculares com direito a avistamento de golfinhos e com muita sorte as gigantes do mar, as Baleias Francas. Também a nossa disposição serviços terceirizados como caiaques, massagem e passeios de marco e esse passeio eu acredito ser obrigatório. Vi de longe e amanhã estarei embarcando nessa outra aventura.
Clique na imagem para ampliá-la
Uma ilha totalmente particular e naturalmente privativa. Localizada a 45 km ao sul de Florianópolis, na Baia da Praia da Pinheira (canto norte), ao Sul da Ilha de Santa Catarina. A Ilha do Papagaio é destaque pela sua natureza de Mata Atlântica totalmente preservada, onde todos os hóspedes são recebidos com um drink de boas vindas. Possui área total de 142.000 metros quadrados de mata nativa. Contendo somente 23 Bangalôs, oferecem muito conforto e privacidade a todos que aqui se hospedam. Destacam-se também 12 trilhas que oferecem vistas panorâmicas para as praias e ilhas da região.
Clique na imagem para ampliá-la
O estacionamento fica na Ponta do Papagaio (fechado e não coberto), também a nossa disposição cadeiras de praia, guarda sol, caminhadas pelas trilhas da ilha e praias da região, piscina, bocha, espirobol, frescobol, volei de praia e piscinas naturais. Café da manhã, bar de praia, restaurante com culinária internacional e cardápio infantil, sinuca, sala de leitura, sala de Massagem, Wi-Fi na área social mas que está expandindo para todos os cantos da pousada. Loja de souvenires, traslado de barco da Praia Ponta do Papagaio para a Ilha das 8 às 18hs e recepção das 8 às 23hs.
Não espere luxo, mas muito conforto pois a pousada faz farte do exclusivo Roteiros de Charme, que para os que conhecem esse roteiro, não precisa de maiores detalhes e explicações.
Pra você saber um pouco da história, vou contar o que meu anfitrião Renato Sehn me contou. Quando o patriarca da família, Ivo Sehn, chegou à Praia do Sonho em 1972, ninguém da família suspeitava que ali começaria a história de uma pousada que se destacaria por sua postura ambiental. Pescador amador, apaixonou-se pelo local, e no mesmo dia descobriu que a Ilha do Papagaio estaria a venda. Imediatamente procurou o proprietário e comprou-a.
Há muitos anos atrás….
Passou a ser o local de férias da família Sehn. A partir de 1992 a família resolveu adaptar as instalações existentes, adequando-as para a abertura da Pousada Ilha do Papagaio, que foi inaugurada em dezembro de 1993.
A partir desta data iniciou-se um grande trabalho de conciliação entre o desenvolvimento e a sustentabilidade. Motivo de muito orgulho da Família Sehn, que se transformou em um símbolo de ocupação sustentável. A Pousada Ilha do Papagaio obedece aos parâmetros ambientais adotados pela Associação dos Roteiros de Charme, desde o ano 1997. O local é especial, as instalações são confortáveis e de bom gosto. Os bangalôs estão integrados ao ambiente natural, e os serviços tem qualidade e charme. Tudo que se quer à beira mar.
Clique na imagem para ampliá-la
As caminhadas pela Ilha são um belo programa. Há placas de sinalização em todas as 12 trilhas, que incluem trechos pela mata e pelos costões. A vista é sempre espetacular e a vegetação exuberante. Neste ponto vale destacar que o Renato é nosso anfitrião, parceiro, guia, chef de cozinha e, com ele você se sente literalmente em casa. Já fica te esperando na beira da praia. Todos afirmam que o Renato éa principal atração da Ilha.
Renato e a Chef Juliana
No sábado ele nos preparou um espetacular espaguete, receita que está na família ha longos e longos anos, com camarões e lula flambados na vodka, tomate concasse, suco de limão, manjericão, queijo grana padano e lâminas de alho dourado, e, de sobremesa, sorvete de creme com calda de amora. Pense numa coisa especial. É muito mais. Tudo é preparado na Ilha.
Os peixes vem dali, camarões e até a ostra, cuja “plantação” está bem em frente a Ilha e é considerada a melhor do Brasil. A plantação era do Renato e do Ivan. Hoje é somente do Ivam Taffarel, quem mantém a fidelidade de sempre entregar a melhor ostra na Ilha.
A ostra é realmente fora do comum e você pode encomendar pra levar pra casa. Ele encomenda pra você. Camarão também. Quando em cima da tua mesa de jantar estiver uma “sugestão do chef”, é que naquela hora chegou algum pescado recém saído d’água, tipo um Olhete, um Robalão, Pescada Amarela…  Neste dia chegou camarões imensos e eles nos brindou com esse espaguete.
Olhete grelhado com crosta de castanha. A gastronomia da Ilha é outro destaque inquestionável
A Ilha do Papagaio é um viveiro aberto, recebem a visita de inúmeras espécies de aves exóticas e raras que vivem livres. Possui viveiros abertos onde são disponibilizados frutas e sementes para a suplementação alimentar das aves. Inúmeras árvores frutíferas nativas que criam a base alimentar dos diversos animais e pássaros que ali habitam. Realmente este é um show a parte.
Nesta baia nos avistamos uma grande família de golfinhos
Na ilha a fauna e flora são exuberantes, avistamento de pássaros, golfinhos, tartarugas, baleias e pinguins (de Junho a Setembro). Ao lado tem as ilhas: Ilha das Três Irmãs, Ilhas dos Moleques do Sul (área de preservação permanente e santuário de pássaros da região) e Ilha dos Corais. As praias vizinhas são: Praia do Sonho, Praia da Pinheira, Praia de Cima, Praia do Maço, Prainha da Guarda, Guarda do Embaú e Gamboa.
A área total da ilha é de 142.000 metros quadrados, sendo somente 15% da área utilizada na estrutura hoteleira, e 85% de área nativa. Preás, lagartos, borboletas coloridas e aves compõe a fauna da Ilha.
Na exuberante flora nativa, o colorido das flores encantam o cenário, destacando-se os vários tipos de orquídeas e bromélias que predominam no ambiente. Aos hóspedes cabe desfrutar deste ambiente com respeito e responsabilidade.
O Sistema de tratamento das águas residuais da Ilha é o Sistema “Zona de Raízes” (Rhizotec – Tecnologia Ambiental), e pode ser 100% reutilizada. Eles realizam a separação de 100% dos resíduos recicláveis, que são destinados ao posto receptivo municipal. Os resíduos orgânicos são transformados em adubo natural. Vale lembrar que pra quer não tem tempo de passar um feriadão, aproveite pelo menos um Day Use, só não esqueça de fazer a tua reserva porque esse número é limitado.  No Day Use você tem os mesmos benefícios de uma hospedagem, em um só dia! (exceto o uso dos Bangalôs).
Mas não se limite apenas a Ilha. Ancorado em uma das praias da ilha, bem em frente a piscina, dica a super lancha do Charles Sell, carinhosamente chamado de Xaxá, da Central Adventure. Ele te leva para passear em volta a Ilha, mergulhar nos arredores cuja transparência da água é absurda, te leva para a Praia dos Naufragados;
Clique na imagem para ampliá-la
Passando em frente a Ilha da Nossa Sra. da Conceição de Araçatuba e ao Farol da Praia dos Naufragados. mas também é sempre bom fazer a tua reserva. Com ele vai também do timoneiro, guia, amigo, David, que vai te contando a história de tudo. Vale o passeio sem a menor sombra de dúvidas.
Renato e Renata – Pai e filha
Qualquer dúvida é só procurar o Renato, sua filha Renata ou qualquer outro funcionário, extremamente antenados e competentes.
 
Vale comentar que reservas com antecedência são fundamentais. Como a Ilha faz parte do Roteiros de Charme, ela não é só para férias, feriadões ou Day Use. É normal ela estar fechada para eventos exclusivos a exemplo de festas particulares, casamentos, comemoração de aniversários de amigos, bodas de casamento, enfim, uma ilha para você não fazer nada mas com a opção de poder fazer tudo.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *